Família
Carraro com Steven Spurrier, da revista inglesa Decanter
Os rótulos do
Faces, Vinho Oficial Licenciado da Copa do Mundo FIFA 2014™, harmonizaram com um rodízio completo de carnes de padrão internacional no Jantar dos
Campeões. O evento teve a presença da família Carraro e da enóloga Monica
Rossetti, que apresentaram o inovador projeto enológico já comercializado nos
continentes americano, europeu e asiático. Os participantes também conheceram o Vinho Ícone Lidio Carraro World Champion World Cup 2014
Brazil, um exclusivo lote de 2.014 garrafas, produzido na Grande Vindima 2008. O
jantar aconteceu, quinta-feira, 12 de junho, às 21h, na NB Steak -
Churrascaria (Av. Brigadeiro Faria Lima, 240, Pinheiros – São Paulo/SP).
O brinde da noite foi feito com o Vinho Oficial da
Copa do Mundo FIFA 2014™. Os rótulos tinto,
branco e rosé da linha Faces harmonizaram com um rodízio completo de carnes de padrão internacional. A família Carraro e a enóloga Monica Rossetti, do Vale dos
Vinhedos, de Bento Gonçalves/RS, berço da produção de vinhos do país, apresentaram o inovador projeto enológico, que já está sendo vendido nas qualificadas redes Monoprix, da
França, e nas lojas de alto padrão da rede britânica Harvey Nichols.
Durante o evento, foi conhecido o Vinho
Ícone da Copa do Mundo, exclusivo lote de 2.014 garrafas em embalagem
diferenciada com medalha banhada à ouro, produzido na Grande Vindima 2008. O
exemplar foi lançado em comemoração aos 10 anos de atividades da vinícola e é
dedicado “aos grandes campeões”, uma homenagem da família Carraro às pessoas
que construíram uma história diferenciada de vida. Recentemente, a diretora de
marketing, Patricia Carraro, representou a vinícola no MidAtlantic Wine &
Food Festival, evento mundial da indústria vitivinícola, realizado
no estado de Delaware, nos Estados Unidos. No Brasil, está disponível na Rede
Zaffari, no Rio Grande do Sul, e na Rede Pão de Açúcar, além de lojas
especializadas do país.
Das uvas ao vinho, a Lidio Carraro está voltada a
expressar a essência e integridade do vinho, comprometida a elaborar somente
vinhos de Primeira Linha. Todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com a
mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem.
A Lidio Carraro é pioneira no país a implantar uma gestão
vitícola e enológica integradas e sustentáveis, que inicia com um meticuloso
estudo de clones, mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o
recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso
tradicional da madeira. A atenção em cada detalhe do processo de elaboração
permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e
equilíbrio.
O Faces foi desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica
Rossetti. Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de experiência, algumas de suas criações Premium e TOP Premium
já conquistaram muitos títulos internacionais e alcançaram posições
históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro
foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país
no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a
expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser
a vinícola oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para
criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento
automobilístico do Brasil.
A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
A Lidio Carraro, que eu conheço desde seu início moderno,
é uma vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista de
total respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco
gerações, eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas
nos vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois excepcionais locais no
sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de
200 hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano
a ano até atingir 150 hectares.
O portifólio de vinhos, elaborados integralmente com uvas
próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande
Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas
Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades produzidas:
além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir,
Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec,
Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.
O conceito de vinícola boutique subentende uma produção
controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união
da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um esforço
compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro se
envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e
Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis
pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga
Mônica Rossetti, responsável pelo
projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica
na Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras
de vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade
da marca.
Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto dos
imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos
colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e produzir
vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente
especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da família, Lidio se
destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande do
Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e
desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há
de mais essencial em um vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das
qualidades do solo, do clima, e do relevo de um local aliadas às decisões
tomadas pelo homem.
Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa na
faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família. Em
1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos
para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.
Em 2001, a família adquire 200 hectares em Encruzilhada
do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se
tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos iniciam as
primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a
marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a
vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do
Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor
brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro
começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em
2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.
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