sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lidio Carraro promoveu jantar harmonizado na NB Steak, em São Paulo, para celebrar o início da Copa do Mundo FIFA 2014™





  

Família Carraro com Steven Spurrier, da revista inglesa Decanter

 Os rótulos do Faces, Vinho Oficial Licenciado da Copa do Mundo FIFA 2014™, harmonizaram com um rodízio completo de carnes de padrão internacional no Jantar dos Campeões. O evento teve a presença da família Carraro e da enóloga Monica Rossetti, que apresentaram o inovador projeto enológico já comercializado nos continentes americano, europeu e asiático.  Os participantes também conheceram o Vinho Ícone Lidio Carraro World Champion World Cup 2014 Brazil, um exclusivo lote de 2.014 garrafas, produzido na Grande Vindima 2008. O jantar aconteceu, quinta-feira, 12 de junho, às 21h, na NB Steak - Churrascaria (Av. Brigadeiro Faria Lima, 240, Pinheiros – São Paulo/SP).
O brinde da noite foi feito com o Vinho Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™. Os rótulos tinto, branco e rosé da linha Faces harmonizaram com um rodízio completo de carnes de padrão internacional. A família Carraro e a enóloga Monica Rossetti, do Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves/RS, berço da produção de vinhos do país, apresentaram o inovador projeto enológico, que já está sendo vendido nas qualificadas redes Monoprix, da França, e nas lojas de alto padrão da rede britânica Harvey Nichols.
Durante o evento, foi conhecido o Vinho Ícone da Copa do Mundo, exclusivo lote de 2.014 garrafas em embalagem diferenciada com medalha banhada à ouro, produzido na Grande Vindima 2008. O exemplar foi lançado em comemoração aos 10 anos de atividades da vinícola e é dedicado “aos grandes campeões”, uma homenagem da família Carraro às pessoas que construíram uma história diferenciada de vida. Recentemente, a diretora de marketing, Patricia Carraro, representou a vinícola no MidAtlantic Wine & Food Festival, evento mundial da indústria vitivinícola,  realizado no estado de Delaware, nos Estados Unidos. No Brasil, está disponível na Rede Zaffari, no Rio Grande do Sul, e na Rede Pão de Açúcar, além de lojas especializadas do país.    
Das uvas ao vinho, a Lidio Carraro está voltada a expressar a essência e integridade do vinho, comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha. Todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com a mínima interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem.
A Lidio Carraro é pioneira no país a implantar uma gestão vitícola e enológica integradas e sustentáveis, que inicia com um meticuloso estudo de clones, mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. A atenção em cada detalhe do processo de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.
O Faces foi desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com apenas 30 anos e 13 de experiência, algumas de suas criações Premium e TOP Premium já conquistaram  muitos títulos internacionais e alcançaram posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro  foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser a vinícola  oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico do Brasil.
A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
A Lidio Carraro, que eu conheço desde seu início moderno, é uma vinícola de propriedade familiar guiada por uma filosofia purista de total respeito à terra e à mão-de-obra. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, eles acreditam que os grandes vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos vinhedos que, neste caso, estão localizados em dois excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200 hectares, dos quais cerca de 42 estão em produção e devem ser ampliados ano a ano até atingir 150 hectares.
O portifólio de vinhos, elaborados integralmente com uvas próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades produzidas: além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.
O conceito de vinícola boutique subentende uma produção controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um esforço compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da marca.
Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto dos imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e produzir vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da família, Lidio se destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há de mais essencial em um vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das qualidades do solo, do clima, e do relevo de um local aliadas às decisões tomadas pelo homem.
Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa na faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família. Em 1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.
Em 2001, a família adquire 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos iniciam as primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em 2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.


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