segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Antioxidantes presentes no azeite ajudam no combate aos radicais livres

                                Além de saudável, azeite qualifica uma salada
                              Carlos Alberto Nogueira de Almeida, nutrologista
                              Fotos Holofote/D/JN

Como tenho escritor bastante sobre azeites, em função do desenvolvimento da oliricultura no Rio Grande do Sul, onde já há mais de 1.220 hectares plantados com oliveiras e já foram lançados, pelo menos, cinco azeites gaúchos, divulgo este trabalho, enviado pelo jornalista Ivan Dognani, da agência Holofote, destacando um dos aspectos saudáveis do consumo de azeite.  Aliás, agora em novembro estarei indo à Califórnia, conhecer alguns produtores de azeites e provar seus produtos.
Eis o texto:  “Muito se ouve a respeito dos alimentos com poderes antioxidantes e seu papel no combate aos radicais livres, no entanto, muita gente ainda não sabe o que de fato acontece em nosso organismo. Para explicar as dúvidas dos consumidores, a marca Andorinha, embaixadora do uso expandido do azeite, divulga em parceria com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) dicas valiosas para o bem estar. Segundo Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida, médico especialista da ABRAN, quando ingerimos quaisquer tipos de alimento, nossas células os metabolizam para gerar energia, ocorrendo uma espécie de queima dos nutrientes, o que depende da presença de oxigênio. Os átomos de oxigênio com carga elétrica liberados durante esse processo são os chamados radicais livres.
“Eles reagem de forma muito intensa com as demais substâncias e entre si, o que acaba provocando danos ao organismo, favorecendo a ocorrência de doenças como úlceras, aterosclerose, aceleração do envelhecimento, doença de Parkinson, Alzheimer, entre outras”, diz. Para se proteger, o corpo humano apresenta uma série de defesas contra tais malefícios e as substâncias antioxidantes são as mais importantes aliadas, prevenindo o que conhecemos por estresse oxidativo.
Um importante – e saboroso - aliado no combate aos radicais livres é o azeite extra virgem. Com elevada concentração de antioxidantes, tais quais a Vitamina E, os derivados fenólicos (tirosol e hidroxitirosol), esteróis livres e seus precursores, como o esqualeno, seu consumo em quantidades adequadas ajuda o sistema circulatório. “Eles são capazes de prevenir a disfunção endotelial, que acontece quando os vasos sanguíneos diminuem sua capacidade de manter uma adequada dilatação e de evitar que se formem trombos, que podem ocluir a passagem de sangue,” afirma.

De acordo com o especialista, o azeite, mesmo quando aquecido ainda consegue manter 80% das suas substâncias antioxidantes ativas, desmentindo quaisquer mitos a respeito do seu uso a quente. Ele reforça que o azeite é a gordura de uso doméstico com maior estabilidade e menor perda de propriedades antioxidantes quando aquecido e recomenda que o alimento não seja exposto a temperaturas excessivas, sobretudo por longos períodos. Usado corretamente, o azeite de oliva pode fazer a diferença para manter uma alimentação de qualidade. “

Nenhum comentário: