quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os melhores vinhos de Farroupilha

A 3ª Seleção de Vinhos de Farroupilha chega ao seu ponto máximo. Nesta sexta-feira, 17 de outubro, serão revelados quais são os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do município, que é o terceiro maior produtor vitivinícola do país.
Os 136 produtos, inscritos por 17 vinícolas, passaram por Análise Sensorial feita por um grupo de 26 degustadores, composto por representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. As onze categorias avaliadas compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranqüilo (engarrafado ou a granel); espumantes moscatel e brut; e suco de uva integral/natural ou adoçado.
Serão premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, que poderão receber medalhas de bronze, prata e ouro. Há ainda uma premiação diferenciada, a Distinção Especial Moscatel Premium, conferida ao vinho fino seco tranqüilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso, com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
O jantar-baile de revelação e premiação dos produtos premiados irá marcar a consolidação do trabalho de valorização e promoção da produção vitivinícola de Farroupilha, conforme assinala essa terceira edição do evento. A cerimônia de premiação terá inicio às 20 horas, no Clube Santa Rita, em Farroupilha. Após, será servido jantar, acompanhado de vinhos, sucos e espumantes, e na seqüência haverá baile animado pela Família Paganini, de Santa Catarina. O valor do ingresso, que pode ser adquirido junto à Secretaria de Agricultura de Farroupilha, é de R$ 45,00. Mais informações sobre o jantar-baile podem ser obtidas pelo telefone (54) 3261.6931.
A Promoção é Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes, Sucos e Derivados (AFAVIN) e da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Patrocinam o evento Agrimar/Unyterra, Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae), Banrisul, Cartório Kunzler, Copase, Lojas Colombo, Sicredi, Tramontina, Trombini, Charles Pontalti (VCR-Agromillora), Biamar Magliaria, Calçados L’Hombre, Dow Agrosciences/Dithuva Agrícola. Também colaboram, como apoiadores institucionais, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste, Cefet Bento Gonçalves, Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, Embrapa Uva e Vinho, Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Laren/Seapa/Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha e UCS Farroupilha.

Nenhum comentário: