quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Estrangeiros gostaram do nosso vinho

Jornalistas da Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Cingapura, que participaram do Projeto Imagem a convite do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), deixaram o Brasil com uma ótima impressão dos vinhos e espumantes brasileiros. A maior surpresa foi para os vinhos brancos e espumantes, além dos tintos Cabernet Franc e dos exóticos Teroldego e Tannat. A iniciativa integrou as ações do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil (WFB), numa promoção do Ibravin e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O grupo, formado por 10 jornalistas, cumpriu uma agenda de degustações, seminário, bate-papo e visitas às vinícolas que integram o projeto entre os dias 23 e 27 de setembro.
Depois de conhecer a Serra Gaúcha e o mercado de vinhos brasileiros, os jornalistas participaram de um bate-papo com as vinícolas participantes do WFB, além da imprensa nacional no dia 26 de setembro, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG). Durante o encontro, eles apresentarem o mercado de vinhos da Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Cingapura e comentaram as oportunidades percebidas para os vinhos do Brasil no mercado externo. De acordo com a Gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, estes países estão entre os mercados-alvo do Brasil. “Ao trazer esses jornalistas intensificamos ações para promover a imagem do vinho brasileiro nesses mercados”, observou.

Na visão do jornalista alemão Werner Engelhard, os brasileiros elaboram seus vinhos com paixão e uma dinâmica atraente. Para ele, os vinhos brancos apresentam uma tipicidade até melhor que a dos italianos. Entretanto, assegurou que para os vinhos brasileiros conquistarem espaço na Alemanha ainda precisam ser mais competitivos, apresentando algo novo, exótico e surpreendente. “O Brasil precisa definir sua identidade”, avaliou.
O jornalista David Stuart Scholefield, do Canadá, advertiu que o Brasil deve valorizar sua cultura. “Antes da variedade, deve aparecer a marca Brasil”, ressaltou. Impressionado com os tintos Teroldego e Tannat, sugeriu aos empresários trabalhar com os vinhos Premium no mercado canadense, além do espumante. David destacou, ainda, o frescor dos vinhos brancos que combinam com a gastronomia do Canadá. Encantado com o Brasil, disse que é impossível não se apaixonar pelos vinhos aqui elaborados. No entanto, lembrou que nem sempre o consumidor tem a mesma oportunidade. Sheila Puritt, também do Canadá, completa dizendo que Toronto é o maior importador do mundo, com uma população de 15 milhões de pessoas. “Lá, tudo é controlado pelo monopólio. Para entrar no mercado canadense é fundamental ter um agente”, garantiu a jornalista.
“Para competir no mercado americano o Brasil deve investir em vinhos leves, fáceis de beber”. A afirmação foi do jornalista Edward Vincent Mccarthy, dos Estados Unidos, que apontou, também, a importância da aparência. “As vinícolas brasileiras precisam melhorar seus rótulos, apresentando embalagens mais atrativas”, recomendou. Apesar da surpresa com os vinhos brancos e de ter ficado impressionado com os tintos Teroldego e Tannat, sua aposta é para o Cabernet Franc, que segundo ele é conhecido e apreciado pelos americanos, além de ser muito bem elaborado pelos brasileiros. Já a jornalista Julianne Marie Will, também dos Estados Unidos, que reforçou a necessidade de surpreender com as diferenças e apostar em roupagens mais atrativas, lembrou que a comida em seu país combina bem com o vinho brasileiro e que isso precisa ser trabalhado com mais intensidade.
O chinês Tommy Lam Chi Fan, de Cingapura, admitiu não saber que o Brasil produz grande volume de espumantes de qualidade. De acordo com Tommy, a Ásia é um mercado potencial para os espumantes moscatéis e os tintos Cabernet Sauvignon e Merlot. Contudo, o jornalista fez um apelo para o Brasil trabalhar o Tannat, vinho que mais apreciou, além de continuar apostando em degustações e feiras no exterior. Tommy Lam Chi Fan deverá retornar ao Brasil em fevereiro de 2009 com um grupo de sommeliers, quando participará do Projeto Imagem da Fenavinho Brasil 2009.
O programa, que iniciou com o Seminário & Degustação de Vinhos no dia 23 de setembro no Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie, no Vale dos Vinhedos, encerrou com a participação dos jornalistas na XVI Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2008, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Exportações estão crescendo

Atualmente, 18 vinícolas integrantes do Wines from Brazil exportam. O volume exportado nos primeiros seis meses de 2008 foi de US$ 2,1 milhões, um aumento de 126,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Se este crescimento for mantido no segundo semestre, a meta de US$ 5 milhões, prevista para ser atingida até o final de 2009, será alcançada ainda em 2008. Cabe salientar que as exportações em 2007 atingiram US$ 2,3 milhões. A Apex-Brasil e o Ibravin, estão investindo US$ 4,7 milhões em 2008 e 2009 para a promoção de exportações de vinhos finos brasileiros.

As vinícolas que integram o projeto são: Boscato Indústria Vinícola, Casa Valduga, Cave Marson, Champagne Georges Aubert, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Aliança, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Fante Indústria de Bebidas, Irmãos Molon, Lovara Vinhos Finos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Panizzon, Pizzato Vinhas & Vinhos, Sociedade de Bebidas Mioranza, Sulvin Indústria e Comércio de Vinhos, União de Vinhos do Rio Grande, Vallontano Vinhos Nobres, Velha Cantina, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Salton, Vinibrasil, Vinícola Boutique Lídio Carraro, Vinícola Campestre, Vinícola Cordelier, Vinícola Courmayer, Vinícola Dal Pizzol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Galiotto, Vinícola Panceri, Vinícola Perini, Vinhos Monte Reale, Vinícola Mena-Kaho e Vitivinícola Cordilheira de Sant’ana.

Os jornalistas internacionais que participaram:



1- WERNER ENGELHARD - ALEMANHA – Editor chefe e co-fundador da revista Wein Markt desde 2002. Está planejando em publicar um compacto em setembro de 2008.
2- DARREL WAYNE PULLIAM – USA – Editor da revista Grape Anticipation, está planejando em publicar na edição de inverno de 2009 (janeiro de 2009) da revista Grape Anticipation.
3- RALF-CARL LANGHALS – ALEMANHA – Colunista que freqüentemente escreve para a Manheimer Morgen. Ele domina os assuntos de vinhos, gastronomia e turismo.
4- GERNOT KARL MAERZHAEUSER - ALEMANHA – Jornalista independente, Administrador parceiro desde 1990 da Future Taste e da Leading Wineries of the World desde 2002. Freqüentemente escreve para as revistas Weinmagazin, Vinum Leading and Gulf Connoiser.
5- SHEILA ARLEEN PURITT – CANADA – Colunista e jornalista independente. Frequentemente escreve para Tidings, para o site de Tony Aspler e Vins & Vignobles. Ela escreve sobre vinhos e comida a mais de 25 anos e atualmente é o presidente do Círculo de escritores de vinho do Canadá.
6- EDWARD VINCENT MCCARTHY – USA – Jornalista independente, jornalista de revistas, editor, colunista e autor de 9 livros de vinhos.
7- TOMMY LAM CHI FAN – CINGAPURA - Jornalista independente e radialista, especialista em vinhos, gastronomia, turismo e sommelier profissional por 8 anos. Está planejando publicar um artigo em Novembro em Cingapura. Ele é dono do Café de Amigo, Loja de vinho, clube de vinho e comerciante de vinhos, presidente da Associação de Sommeliers de Cingapura, jurado internacional de vinhos desde 1998 e Organizador da creditação de Master of Sommelier, Organizador do Wine Master Class.
8- MARGARET SHAKESPEARE – USA - Jornalista independete que freqüentemente escreve para Preservation, Wildlife Conservation, Traveler Overseas, Wine & Spirits, Town & Country, ForbesLife, Daily News, Restaurant Business e livros.
9- JULIANNE MARIE WILL – USA – Jornalista independente que freqüentemente escreve para a Sommelier Journal, Chicago Sun-Times, Fort Wayne Magazine e Just Grapes Wien Blog. Está planejando publicar um artigo no Sommelier Journal.
10- DAVID START SCHOLEFIELD – CANADÁ – Jornalista independente da Vancouver Magazine, Wine Access, City Food. Foi comprador senior da British Columbia Liquor Monopoly (1985-2003), Jurado Chefe da Competição Internacional Vancouver Magazine.

Nenhum comentário: