quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Degustações para Indicar Procedência

Encerraram dia 31 de outubro as degustações das 44 amostras de 15 vinícolas integrantes da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) que solicitaram Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (IPVV) para vinhos da Safra 2007. As degustações, que iniciaram no dia 29 de outubro, foram realizadas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Deste total, 40 são vinhos tintos e quatro são de variedades brancas, que totalizam 1.778.066 garrafas que aguardam o resultado das análises físico-químicas para sua aprovação final.
Os vinhos brancos são os primeiros a chegar no mercado, ainda em 2007. Os tintos, que permanecem estocados nas caves até atingir o envelhecimento ideal, passam por mais uma etapa de degustação antes de serem apresentados ao consumidor, a partir de 2008.
O primeiro passo para a obtenção da I.P.V.V. é a comprovação da origem da uva, sua variedade, quantidade produzida, fornecedor e localização. Informações fornecidas por cada vinícola através do encaminhamento de documentação exigida pelo Conselho Regulador, além de dados obtidos pelo Cadastro Vitivinícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). É importante destacar que 85% da uva deve ser cultivada no Vale dos Vinhedos. Após examinar a procedência da matéria-prima, o Conselho Regulador, através de seus membros, recolhe diretamente dos tanques nas vinícolas, seis amostras lacradas e sem identificação. As garrafas de cada amostra passam por testes analíticos e organolépticos, realizados nos Laboratórios da Embrapa Uva e Vinho e no Laboratório de Enologia de Caxias do Sul (LAREN). Uma amostra fica como testemunha com a Aprovale e outra com a empresa associada. As duas restantes são utilizadas para degustação feita às cegas, conforme estabelece a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV). Somente depois de passar pela comprovação da origem da uva, degustação e análises o vinho pode ser certificado com a I.P.V.V. e recebe o selo de controle.
O Vale dos Vinhedos está localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, na Serra Gaúcha, a 120 quilômetros de Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas junto a Aprovale pelo fone (54) 3451.9601 ou pelo e-mail faleconosco@valedosvinhedos.com.br.

Nenhum comentário: