Francisco
Brust, da Associação Gaúcha de Supermercados, manda-me uma informação que
confirma um pouco algo que venho dizendo há tempos: os brasileiros está
começando a beber melhor. Os tradicionais filtrados estão perdendo espaço para
os espumantes de qualidade, que no final de ano, puxaram as vendas, que
cresceram 6% nos supermercados.
A
preocupação com uma ceia de qualidade e o aumento das crenças e superstições
deram o tom das compras dos gaúchos para o feriado do Ano-Novo nos
supermercados. De acordo com números apurados pela Associação Gaúcha de
Supermercados (Agas), as vendas de produtos típicos para a Virada cresceram 6%,
no setor, na comparação com a mesma festividade do ano passado. O balanço do
Reveillón foi apresentado pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, que
destacou a baixa procura por filtrados como um marco das festas de 2014.
Segundo
o supermercadista, os espumantes moscatéis nacionais ganharam espaço na ceia da
Virada dos gaúchos, em detrimento de filtrados e sidras. "Percebemos a
preocupação com um Réveillon de qualidade, enquanto em outros anos a quantidade
era primordial", destaca o dirigente. Conforme Longo, 95% dos espumantes
comercializados pelos supermercados do RS foram produzidos na Serra Gaúcha.
Outra bebida em destaque foram os energéticos, com crescimento de 20% na
comparação com o Réveillon passado. "Para muitos gaúchos, os energéticos
ocuparam o lugar dos refrigerantes no Ano-Novo", sugere o supermercadista.
A comercialização de cervejas, com alta de 12% nas vendas, também chamou a
atenção.
Carne
suína em alta - Com os cortes bovinos mais caros, a tradicional carne suína foi
uma das sensações deste Réveillon, com um crescimento de 18% na comparação com
o fim de ano anterior. Outro prato típico muito procurado foi a lentilha, com
incremento de 6% nas vendas. "Este é um item que não falta na mesa dos
gaúchos, devido à superstição que já está consolidada. O gaúcho mostrou-se mais
preocupado do que nunca em garantir vibrações positivas na Virada",
observa Longo.
Os
itens de camping, como cadeiras de praia, tendas e caixas térmicas, também
foram produtos muito procurados pelos consumidores no RS. "Muitas pessoas
comemoraram nas ruas, com amigos e familiares", enaltece o presidente da
Agas. No Litoral, vendas maiores - Se na média estadual as vendas cresceram 6%,
nos supermercados do Litoral a média de crescimento chegou a 15% na comparação
com o fim de ano anterior, devido à maior migração de gaúchos para a região. No
Natal, as vendas dos supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal
de 5,5%, no RS, na comparação com a mesma festividade em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário