terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Filtrados ficaram em baixa no fim de ano


Francisco Brust, da Associação Gaúcha de Supermercados, manda-me uma informação que confirma um pouco algo que venho dizendo há tempos: os brasileiros está começando a beber melhor. Os tradicionais filtrados estão perdendo espaço para os espumantes de qualidade, que no final de ano, puxaram as vendas, que cresceram 6% nos supermercados.
A preocupação com uma ceia de qualidade e o aumento das crenças e superstições deram o tom das compras dos gaúchos para o feriado do Ano-Novo nos supermercados. De acordo com números apurados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), as vendas de produtos típicos para a Virada cresceram 6%, no setor, na comparação com a mesma festividade do ano passado. O balanço do Reveillón foi apresentado pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, que destacou a baixa procura por filtrados como um marco das festas de 2014.
Segundo o supermercadista, os espumantes moscatéis nacionais ganharam espaço na ceia da Virada dos gaúchos, em detrimento de filtrados e sidras. "Percebemos a preocupação com um Réveillon de qualidade, enquanto em outros anos a quantidade era primordial", destaca o dirigente. Conforme Longo, 95% dos espumantes comercializados pelos supermercados do RS foram produzidos na Serra Gaúcha. Outra bebida em destaque foram os energéticos, com crescimento de 20% na comparação com o Réveillon passado. "Para muitos gaúchos, os energéticos ocuparam o lugar dos refrigerantes no Ano-Novo", sugere o supermercadista. A comercialização de cervejas, com alta de 12% nas vendas, também chamou a atenção.
Carne suína em alta - Com os cortes bovinos mais caros, a tradicional carne suína foi uma das sensações deste Réveillon, com um crescimento de 18% na comparação com o fim de ano anterior. Outro prato típico muito procurado foi a lentilha, com incremento de 6% nas vendas. "Este é um item que não falta na mesa dos gaúchos, devido à superstição que já está consolidada. O gaúcho mostrou-se mais preocupado do que nunca em garantir vibrações positivas na Virada", observa Longo.

Os itens de camping, como cadeiras de praia, tendas e caixas térmicas, também foram produtos muito procurados pelos consumidores no RS. "Muitas pessoas comemoraram nas ruas, com amigos e familiares", enaltece o presidente da Agas. No Litoral, vendas maiores - Se na média estadual as vendas cresceram 6%, nos supermercados do Litoral a média de crescimento chegou a 15% na comparação com o fim de ano anterior, devido à maior migração de gaúchos para a região. No Natal, as vendas dos supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal de 5,5%, no RS, na comparação com a mesma festividade em 2013.

Nenhum comentário: