O famoso peixe de carne vermelha
Foto Salmón de Chile
Não é só o bom vinho chileno que chega às mesas dos
brasileiros. O salmão também. Depois que os chilenos começaram a produzir
salmão em cativeiro e, desta forma, baixaram o preço do peixe no mercado
internacional, os brasileiros e transformaram num dos maiores consumidores do
famoso peixe de carne vermelha. Agora, o ProChile, órgão responsável por
assuntos comerciais do Chile no Brasil, fez uma parceria com a Salmón de Chile
para ampliar ainda mais as vendas no Brasil.
Desde 2012, ano inicial de suas operações, a Salmón de
Chile investe em ações de incentivo à marca, para impulsionar o consumo do
salmão, que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo e, principalmente, no
Brasil, terceiro maior importador do salmão do Chile. Registrando um
crescimento de 72% no mercado brasileiro, com aumento de US$ 282 milhões para
US$ 485 milhões, entre 2011 e 2013, o Chile também recebeu uma demanda de
exportação crescente do produto, que, no mesmo período avaliado, subiu de
45.470 para 78.950 toneladas.
Conhecido por suas excelentes condições de clima e águas
puras, o país oferece as características propícias para o cultivo de alta
qualidade e em larga escala do salmão. Além de serem consideradas as mais puras
e frescas do mundo, suas águas, localizadas ao sul do Pacífico, reúnem níveis
de oxigênio, pH e temperatura adequados e altamente vantajosos para a
produção. Por seu sabor marcante e uma
textura macia, o pescado nunca esteve tão em voga no Brasil, mas junto com
estes fatores também podem ser consideradas outras questões relevantes: “O que
percebemos é que, atualmente, além de pautar sua escolha na qualidade, o
consumidor brasileiro tende a privilegiar alimentos mais saudáveis e versáteis.
Em estudos recentes (*), especialistas comprovaram que o salmão cultivado
contém Ômega 3, ácido-graxo reconhecido como nutriente fundamental para o bom
funcionamento do organismo, capaz de auxiliar, principalmente, na prevenção de
complicações cardíacas, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim e a manter
os níveis das vitaminas A, B e D em equilíbrio. Com tantos benefícios, o salmão
se torna uma escolha completa, e, por isso, tem se tornado cada vez mais
presente no cardápio brasileiro”, ressalta Melanie Whatmore, gerente da Salmón
de Chile.
“A tendência será
continuar a priorizar o mercado brasileiro e a Salmón de Chile pretende cumprir
este objetivo reforçando a origem e as qualidades nutritivas e gastronômicas do
salmão, através de ações promocionais que conversem com este público sedento
por qualidade. Com alto consumo de salmão chileno, o mercado brasileiro
demonstra forte potencial para continuar este movimento crescente e muito
promissor, conclui Melanie.
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