Daniel Marquez, espanhol, vai representar vinho
brasileiro nos Estados Unidos
Foto Janice Prado
Contratação de brand ambassador irá reforçar
ações promocionais e consolidar estratégias comerciais de abertura e expansão
de mercado para os vinhos brasileiros.
Respondendo por 13% do vinho produzido no mundo, os
Estados Unidos também ocupam lugar de destaque no consumo, figurando em
primeiro lugar no ranking dos maiores mercados consumidores da bebida.
Atualmente as distribuidoras trabalham com um portfólio que contabiliza
aproximadamente 7 mil rótulos que, em 2012 movimentou US$ 34,6 bilhões. De olho
em uma pequena fatia deste mercado, o Wines of Brasil está abrindo um
escritório de negócios na terra do Tio Sam, que contará com um brand
ambassador – embaixador de marca, em uma tradução livre – para promover os
vinhos brasileiros e dar suporte comercial às empresas que já atuam ou têm
interesse em exportar para o país.
Oficialmente efetivado em agosto, o espanhol Daniel
Marquez passou um mês em imersão no Sul do Brasil conhecendo as
particularidades dos terroirs, as características dos vinhos e a
empresas por trás da produção vitivinícola brasileira. E, este mês, o
escritório do Wines of Brasil passou a operar na sede da Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) localizada em Miami, no
estado da Flórida. A Apex-Brasil é parceira do Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin) no projeto de promoção do vinho brasileiro no Exterior.
Embora ainda seja uma novidade por aqui, a figura
do brand ambassador é largamente utilizada por grandes empresas nos
Estados Unidos devido à complexidade do sistema comercial naquele mercado. “Em
resumo, a minha função é atuar não apenas na área representativa, mas também de
vendas, facilitando o fluxo de informações entre importador, distribuidor,
comerciante e consumidor final”, explica Marquez.
O escritório atuará com demandas de prospecção
comercial, treinamento com equipes de venda, ações promocionais com o
consumidor final, participação em feiras e eventos além de suporte às
vinícolas, seja na inserção no mercado norte-americano como no desenvolvimento
e ampliação de negócios já estabelecidos. “A ideia é que as empresas
integrantes do Wines of Brasil tenham um apoio dedicado para dar seguimento aos
projetos realizados nos Estados Unidos. Fazer com que o trabalho de colocação
de produtos continue, com consolidação da imagem dos vinhos brasileiros e,
consequentemente, incremento nas vendas das empresas”, informa Marquez.
A abrangência de atuação do brand embassador
envolve todo o território americano porém, com ênfase nos estados onde já há
distribuição de rótulos brasileiros ou que sejam considerados de interesse
estratégico sendo eles Flórida, Nova Iorque, Nova Jersey, Illinois, Califórnia
e Texas.
Os Estados Unidos estão no grupo dos oito
países-alvo das ações do Wines of Brasil, por isso são considerados um destino
estratégico. “Para além dos volumes de consumo, é um país onde o posicionamento
dos vinhos brasileiros tem boa repercussão junto ao mercado consumidor, pois
esta aberto a novos produtos. Este trabalho dedicado que será feito pelo escritório
fará a diferença na colocação de nossos rótulos”, observa a gerente do projeto,
Roberta Baggio Pedreira.
Em 2013 o Wines of Brasil terá realizado 11 ações
nos Estados Unidos. No primeiro semestre do ano, o país foi o principal destino
dos vinhos engarrafados brasileiros, representando 23,5% em volume e 27,8% em
valor do total exportado. Frente ao mesmo período do ano passado, as vendas
registraram alta de 67,5% em valor, e o preço médio por litro teve incremento
de 30% passando de US$ 3,09 para US$ 3,99.
O espanhol Daniel Marquez é formado em Publicidade
e Relações Públicas, com MBA em Marketing e conta ainda com uma série de cursos
na área de vitivinicultura e degustação. Radicado há quatro anos nos Estados
Unidos, atuou previamente como Brand Ambassador de 30 rótulos de cinco
diferentes vinícolas integradas à empresa Ramon Bilbao Vinhos e Vinhedos, que
pertence ao grupo Diego Zamora, fabricante do Licor 43. Esta experiência
permitiu a ele conhecer e construir um relacionamento com a cadeia de distribuição
e vendas no mercado americano.
Marquez possui uma forte ligação com o Brasil e
fala português fluentemente. Além de ter tido uma madrasta brasileira, morou
por pouco mais de um ano no Brasil, em Fortaleza, onde a família mantém um
apartamento.
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