quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

2015, um ano repleto de atividades na ABS-RS

                               Enófila degustando num dos cursos da ABS-RS
                               D/JN

O ano de 2015 foi repleto de atividades e pavimentou a base do capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Logo após a posse da nova diretoria, em março, a entidade iniciou uma série de projetos tendo como principal objetivo ampliar o hábito do consumo do vinho não apenas no Estado, que é o maior produtor da bebida, como também em todo o país.
Dois meses depois, a ABS-RS promoveu sua primeira aula. O local foi o Núcleo Cultural do Vinho, da Fundação Ecarta. A palestra foi ministrada por Vinícius Santiago, sommelier e diretor de cursos da associação. Na oportunidade, ele apresentou um panorama geral da produção vinícola no Estado como também antecipou possíveis tendências. "Quis o destino que justamente um instituto que congrega professores nos recebesse. Nada mais natural para a ABS-RS que, desde o seu nascedouro, tem o ensino da cultura do vinho em seu DNA", destaca Andreia Gentilini Milan, presidente da ABS-RS. 
Reforçando seus vínculos com entidades de classe, a secção gaúcha da ABS apoiou a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) que promoveu em junho um curso básico de vinhos por ocasião das comemorações dos 80 anos da ARI. A aula com degustação apresentou sete rótulos produzidos na Campanha gaúcha, a mais recente zona produtora da bebida no Estado. Cerca de 25 jornalistas foram apresentados ao fascinante mundo do vinho que, cada vez mais, tem ocupado espaço na mídia por ser um hábito prazeroso e saudável quando apreciado com moderação. 
Em junho, a edição 2015 da Feira do Dia do Vinho, em Porto Alegre, foi palco do lançamento oficial da ABS-RS. Em parceria com a Phoenix Eventos, que organiza a feira, a associação ministrou sete dos dez cursos oferecidos. As palestras foram ministradas pelos sommeliers Maurício Roloff, Júlio César Kunz, Marcelo Vargas e Vinícius Santiago que fazem parte da diretoria da associação. Todas as aulas tiveram lotação máxima e, no total, mais de uma centena de pessoas compareceram. Neste mês, a ABS-RS repetiu a dose na 12ª Feira Brasil de Espumantes que aconteceu na Usina do Gasômetro, também na capital gaúcha.
Provando que é possível unir o prazer ao aprendizado, o Barco Cisne Branco, em parceria com a ABS-RS e com a loja virtual Vinhos & Vinhos, promoveu em agosto o Happy Hour de Vinhos a Bordo do Cisne Branco. O evento foi a primeira degustação realizada no barco em navegação. A condução do evento, uma combinação entre o charme do vinho e o glamour do Guaíba, foi de Maurício Rolloff. Tendo como cenário o mais belo pôr do sol do Brasil, o passeio foi repetido em dezembro com os mesmos apoiadores. 
No dia 11 de setembro, data que comemorou os três anos de fundação da ABS no Estado, foi dado início ao curso de formação de Sommelier Profissional. As aulas estão sendo ministradas pela secção paulista da ABS. O curso é conduzido por experientes diretores da ABS-SP – Arthur Azevedo, Mario Telles Jr. e José Luiz Borges, que já presidiram a entidade em mais de uma oportunidade e são professores do curso de formação de Sommeliers e Profissionais da ABS-SP, um dos mais conceituados do país.  A primeira turma tem 40 alunos. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo médicos, advogados, médicos e profissionais liberais, entre outros. O principal diferencial do curso é que as aulas são lecionadas dentro de vinícolas. Miolo, Aurora, Chandon, Don Guerino, Salton e Casa Valduga, além do Spa do Vinho, apoiam a iniciativa. O módulo final, o de serviço, será feito em março nas dependências do Spa do Vinho, sede oficial da ABS-RS, inaugurada no dia 12 de setembro. Para 2016, a ABS-RS projeta intensificar a oferta de palestras e cursos, além de abrir o processo de inscrição de sócios.
Além da presidente Andreia Gentilini Milan, também compõem a diretoria da ABS-RS o vice-presidente Orestes de Andrade Jr., a tesoureira Regina Fexas e os diretores Julio César Kunz e Marcelo Vargas (marketing), Maurício Roloff e Vinícius Santiago (cursos/eventos) e Junior Maroso e Marcos Graciani (institucional).

Nenhum comentário: