A Diretoria Executiva da Fenavinho Brasil 2009 está mobilizada para a realização da próxima edição do evento que será realizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no período de 30 de janeiro a 24 de fevereiro. Liderados pelo empresário Tarcísio Vasco Michelon, os membros da diretoria já concentram esforços para dar continuidade ao processo, iniciado na edição passada, com o objetivo de consolidar o evento como a maior festa e feira dos vinhos do Brasil.
Apresentada dia 30 de julho na sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a nova diretoria é composta, além do presidente, por mais 12 vices-presidente. A organização da Fenavinho Brasil 2009 também passa a contar com o apoio de um Conselho Consultivo, formado por nove entidades ligadas a cadeia produtiva da uva e do vinho.
Durante a apresentação, o presidente da Fenavinho Brasil 2009 destacou os principais projetos que estão sendo preparados para a próxima edição do evento. Conforme Tarcísio Michelon, iniciativas como o Projeto Comprador, realizado pela primeira vez em 2007, ganharão novo impulso com a promoção de rodadas de negócios em todos os fins-de-semana da Fenavinho. “Países como França e Itália têm sua feira de vinhos e o Brasil ainda não. Com a integração entre festa e feira a Fenavinho credencia-se para ser a grande feira de vinhos do Brasil”, destacou Michelon.
Outras atrações que prometem repetir o sucesso de 2007 são a Feira de Variedades, o Projeto Comprador e o Projeto Imagem. A primeira já conta com 70% de seus espaços comercializados mesmo seis meses antes do início do evento. Já o Projeto Comprador prevê rodadas de negócios com cerca de 300 compradores nacionais e internacionais. Este grande aumento no número de compradores se deve também a participação de ações com setores específicos como supermercadista, por exemplo. Em 2007, o projeto reuniu mais de 50 vinícolas brasileiras, 10 importadores de oito países e 21 compradores de diversos Estados do Brasil para conhecer os vinhos e espumantes elaborados no país. Na ocasião, foram realizadas mais de 80 reuniões com importadores e 437 rodadas de negócios com compradores brasileiros. O evento gerou um volume de negócios superior a R$ 900 mil e um montante em exportações na ordem de 1,12 milhões de dólares. O Projeto Imagem, que trará jornalistas do Brasil e do exterior, deverá contribuir para divulgar a boa imagem do vinho brasileiro.
Outro atrativo da Fenavinho Brasil será a agroindústria. Enquanto em 2005, o espaço reuniu 100 participantes, em 2007 o número subiu para 120 e em 2009 será de 150, numa verdadeira ação de valorização da agroindústria familiar. Já a Feira da Tecnologia, que na edição anterior reuniu 16 empresas, deverá contar com 55 participações.
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