Mônica Rossetti, enóloga da
Lidio Carraro
Arquivo JN
Mônica Rossetti,
enóloga-chefe da vinícola boutique Lidio Carraro, localizada no Vale dos
Vinhedos, esteve presente na maior e mais importante feira internacional de
vinhos do mundo, em Verona, para apresentar aos visitantes o exclusivo projeto
enológico da linha Faces, criado para representar o vinho brasileiro no Campeonato
Mundial.Os cerca de 150 mil visitantes que irão passar pela 48ª edição da
Vinitaly, maior e mais importante feira internacional de vinhos do mundo,
poderão conhecer o Faces, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™,
criado pela vinícola boutique Lidio Carraro. Após apresentar o seu premiado
conceito Purista no 33º Recontres
Vinicoles, tradicional evento realizado em Paris, na França, e na 20ª edição da ProWein,
mais importante feira do negócio de vinhos do mundo, em Dusseldorf, Alemanha, além de harmonizar o cardápio dos restaurantes
do cruzeiro Brazil Goes Samba, da finlandesa Viking Line, durante seu roteiro
pelo mar Báltico, o tour europeu da vinícola segue para a Itália. Nos dias 7 e
8 de abril, representada por sua enóloga-chefe, Mônica Rossetti, a vinícola,
localizada na região do Vale dos Vinhedos, esteve em Verona, para apresentar o
exclusivo projeto enólogo da linha Faces.
Em homenagem ao futebol, a Lidio Carraro surpreendeu ao
buscar inspiração nos 11 jogadores em campo para criar o tinto Faces. O rótulo
traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do
Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as
uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior
participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga
Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa
conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao
vinho e por fim, no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.
Já o Faces
branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três
uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling
Itálico. No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas
tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável,
mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro.
Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas:
jovem, diversificado, alegre e descontraído. Estamos empolgados com os
resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”,
comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos.
Por último,
elaborado com três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé Faces
é um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão. A proposta de uma garrafa
mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma
degustação versátil, “vibrante”. Seu conceito enológico alia criatividade
e ineditismo à concepção da linha Faces, mantendo uma conexão com o Brasil e,
ao mesmo tempo, o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma
vinícola boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime
ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e
pomelo. Os aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos
de evolução na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação,
complementa o aroma e exerce um papel determinante na boca, conferindo um
agradável volume e um perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional
é a uva que, mesmo em proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do
rótulo com uma nota floral de rosas, dando um ar feminino e elegante. “Estas
características estão tornando o FACES não apenas o vinho da Copa, mas também
uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho
brasileiro”, diz a enóloga-chefe Monica Rossetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário