Os salões da
Catedral Metropoiitana, palco ideal para o vinho gaúchp
Foto Michel Paz
O Circuito
Brasileiro de Degustação, do Instituto Brasileiro do Vinho, sobre o qual
escrevi na edição anterior do Blog, atraiu mais de 1.400 pessoas aos salões da
Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A primeira fase da ação conjunta
do Ibravin e da Abrasel passou por Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre com a
participação de 26 vinícolas de quatro estados brasileiros.
Aproximadamente 1,4 mil pessoas marcaram presença na
primeira etapa do Circuito Brasileiro de Degustação em 2014. No total, 26
vinícolas de quatro estados brasileiros, percorreram as capitais do Paraná,
Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos dias 25 e 27 de março, e 1o de abril,
respectivamente. Em seu quarto ano de realização, o evento se consolidou no
calendário nacional como o mais importante painel de apresentação das novidades
e diversidade da produção vitivinícola brasileira. Os rótulos apresentados
representavam sete diferentes regiões produtoras do país – Serra Gaúcha, Campos
de Cima da Serra, Serra do Sudeste e Campanha, no Rio Grande do Sul, além do
Planalto Catarinense, Região metropolitana de Curitiba e Vale do São Francisco.
Este ano o Circuito teve seu formato reformulado,
priorizando o atendimento aos canais de distribuição e venda, trade
especializado, profissionais do setor, imprensa e formadores de opinião que
fazem a interface com o consumidor. “Tivemos um público menor, porém mais
focado. Podemos dizer que o circuito cresceu em termos de qualidade”, avalia o
gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, fazendo uma comparação com os
1,7 mil participantes registrados na etapa Sul do ano passado, quando também
era aberto ao público final.
Os organizadores e as vinícolas presentes comemoraram a
presença das principais redes de supermercado, além de donos de restaurante,
lojas especializadas e sommeliers durante o evento. Mais enxuto, o evento
permitiu com que as empresas apresentassem de forma mais efetiva lançamentos e
especialidades em vinhos, espumantes e sucos de uva. “Com esse direcionamento é
mais fácil as vinícolas terem noção de resultados da participação. Os donos de
restaurantes, por exemplo, conseguem identificar os produtos que têm mais o
perfil do seu público, do consumidor final”, justifica o presidente da Abrasel,
Pedro Geraldo Paranhos Hoffmann.
Bertolini observa que as demais ações realizadas pelo
Ibravin complementam a estratégia de divulgação do Ibravin. “Através dos apoios
a projetos de promoção, efetivados por meio de editais de patrocínio, atendemos
ao consumidor final, com outros formatos de evento”, explica.
A segunda etapa do Circuito será realizada em setembro,
abrangendo as cidade de Recife (PE), no dia 9, Fortaleza (CE), dia 11, e Belo
Horizonte (MG), dia 16.
Empresas participantes nesta primeira fase do Circuito
Brasileiro do Vinho:
- Aracuri Vinhos Finos
- Basso Vinhos e Espumantes
- Casa Valduga
- Casa Venturini
- Cave Geisse
- Cooperativa Garibaldi
- Dal Pizzol Vinhos Finos
- Domno do Brasil
- Don Guerino
- Dunamis
- Gran Legado Vinhos e Espumantes
- Guatambu
- Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi
- Lidio Carraro
- Luiz Argenta
- Miolo Wine Group
- Pizzato Vinhas e Vinhos
- Vinícola Aurora
- Vinícola Campos de Cima
- Vinícola Hermann
- Vinícola Perini
- Vinícola Peruzzo
- Vinícola Peterlongo
- Vinibrasil
- Sanjo
- Vinícola Sinuelo
- Oxford Porcelanas
- Suco de Uva 100% do Brasil
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