Projeto Profissionais do Vinho tem como objetivo
qualificar bares e restaurantes para trabalhar com vinhos brasileiros, aumentar
consumo no mercado interno e a renda dos estabelecimentos. A informação e
a qualificação como ferramentas para promoção e valorização do vinho
brasileiro visando aumentar em 15%, em dois anos, a venda de vinhos brasileiros
nos restaurantes e bares do País. Para atingir esse objetivo, o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto
Brasileiro do Vinho (Ibravin) uniram-se para sensibilizar e capacitar mais
de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar. O
lançamento do convênio ocorre na tarde desta terça-feira (22), no
estande Vinhos do Brasil, no 18o Expovinis Brasil, em São Paulo
(SP). As ações previstas também contam com apoio da Associação Brasileira de Bares
e Restaurantes (Abrasel).
A maior exposição dos vinhos brasileiros irá beneficiar principalmente
os pequenos produtores do segmento, que representam cerca de 90% dos
vinicultores, ressalta o gerente de agronegócio do Sebrae Nacional, Enio
Queijada. "Diferentemente das grandes empresas do setor, que possuem
canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em
chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem o objetivo de
preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas",
explica Queijada. Apenas no Rio
Grande do Sul, estado que é responsável por mais de 90% da elaboração de vinhos
no País, concentram-se 650 micro e pequenas vinícolas.
O escopo do projeto contempla ainda a ponta inicial da cadeia produtiva do vinho, com o estímulo à melhoria de produtos e processos produtivos através da ampliação do Programa Alimento Seguro (PAS) - Uva para Processamento em produtores de uva e vinícolas, obtendo mais adesões e com isso, melhorando a qualidade do produto.
A constatação de que a falta de informação faz com que os consumidores dependam essencialmente do canal de venda para decidir a compra foi decisiva para que as entidades elaborassem um planejamento a ser colocado em prática a partir de agora, após a divulgação do convênio. Além disso, também está prevista a realização de 12 circuitos brasileiros de degustação de vinhos, contando com a participação das pequenas vinícolas junto aos consumidores e compradores do trade vinícola.
"Sabemos que os temas vinho e enogastronomia têm despertado um grande interesse nas pessoas. Levando a elas mais informações, estaremos estimulando uma mudança de cultura, consumo mais consciente e um cenário favorável à produção brasileira". A avaliação é do gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Segundo ele, ao orientar os bares e restaurantes sobre como trabalhar a comercialização de vinhos, sucos e espumantes, haverá um aumento direto na rentabilidade dos empreendimentos.
Entre as ações está previsto o desenvolvimento de uma metodologia específica para o curso de capacitação, um modelo de carta com os vinhos brasileiros, além da divulgação da iniciativa pelas entidades. O convênio prevê qualificar diretamente cerca de 3 mil pessoas do segmento de alimentação fora do lar, em 16 estados. Também instrumentalizará as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.
O escopo do projeto contempla ainda a ponta inicial da cadeia produtiva do vinho, com o estímulo à melhoria de produtos e processos produtivos através da ampliação do Programa Alimento Seguro (PAS) - Uva para Processamento em produtores de uva e vinícolas, obtendo mais adesões e com isso, melhorando a qualidade do produto.
A constatação de que a falta de informação faz com que os consumidores dependam essencialmente do canal de venda para decidir a compra foi decisiva para que as entidades elaborassem um planejamento a ser colocado em prática a partir de agora, após a divulgação do convênio. Além disso, também está prevista a realização de 12 circuitos brasileiros de degustação de vinhos, contando com a participação das pequenas vinícolas junto aos consumidores e compradores do trade vinícola.
"Sabemos que os temas vinho e enogastronomia têm despertado um grande interesse nas pessoas. Levando a elas mais informações, estaremos estimulando uma mudança de cultura, consumo mais consciente e um cenário favorável à produção brasileira". A avaliação é do gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Segundo ele, ao orientar os bares e restaurantes sobre como trabalhar a comercialização de vinhos, sucos e espumantes, haverá um aumento direto na rentabilidade dos empreendimentos.
Entre as ações está previsto o desenvolvimento de uma metodologia específica para o curso de capacitação, um modelo de carta com os vinhos brasileiros, além da divulgação da iniciativa pelas entidades. O convênio prevê qualificar diretamente cerca de 3 mil pessoas do segmento de alimentação fora do lar, em 16 estados. Também instrumentalizará as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração
da Abrasel Nacional, Pedro Hoffman, o papel da associação será de estimular a
participação dos bares e restaurantes em todo o país. O dirigente avalia que o
projeto atuará na qualificação do serviço de vinhos, um dos principais gargalos
no atendimento aos clientes. "É importante este trabalho para que os
colaboradores tenham conhecimento sobre as castas que são vinificadas no
Brasil, sobre a qualidade dos produtos vitivinícolas brasileiros e que também
possam estar aptos a sugerir variedades e rótulos que harmonizem com os pratos
e que atendem ao gosto dos clientes", adianta.
Lançado em setembro de 2013, o Programa Alimento Seguro
(PAS) Uva para Processamento já qualificou 68 produtores rurais e 48
pequenas vinícolas de cinco estados brasileiros em Boas Práticas
Agrícolas, Boas Práticas Enológicas e em Análise de Pontos Críticos de Controle.
O convênio assinado prevê ações de ampliação do programa
para vinícolas e produtores de uva das regiões da Serra e Campanha (RS),
Planalto Catarinense - Região Vinhos de Altitude e Oeste Catarinense (SC) e
Vale do São Francisco (BA/PB), assim como pequenos produtores dos estados de
Goiás, Paraná, Espírito Santo e São
Paulo.
Desenvolvido em parceria entre o Ibravin, Embrapa Uva e
Vinho, Sebrae e Senai, o projeto foi desenvolvido para a qualificação da
produção de uva e de bebidas derivadas da matéria prima na área da segurança
alimentar.
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