quinta-feira, 27 de junho de 2013
Lidio Carraro lança vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da Fifa 2014
O Faces, vinho oficial da Copa 2014, criado pela vinícola boutique gaúcha Lidio Carraro, a escolhida da Fifa para representar o País, vai ser apresentado, no Rio, neste sábado (29), às 11h, no Porcão Ipanema. Inspirado na escalação de uma seleção de futebol, o tinto Faces é um vinho celebração que traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul, com 26 vinhos no corte, em uma homenagem aos estados brasileiros. As uvas Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico compõem o vinho branco que valoriza as raízes da vitivinicultura no Rio Grande do Sul. O rótulo estreou em grande estilo nos estádios durante a Copa das Confederações. A produção de 600 mil garrafas será comercializada nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados, casas especializadas, restaurantes e hotéis.
Onze jogadores em campo. Onze uvas em um vinho. Assim como a seleção brasileira de futebol, o rótulo tinto Faces da Lidio Carraro Vinícola Boutique vai representar o Brasil, traduzindo o terroir nacional com a escalação de um time de uvas de diferentes áreas vitícolas representativas das cores, aromas e sabores da nossa terra. O resultado são 26 vinhos no corte em uma obra enológica que homenageia os estados da federação. O vinho rosé deve chegar ao mercado na metade do segundo semestre de 2013.
Com o conceito de vinho celebração, desenvolvido pela enóloga chefe e responsável pelo projeto técnico, Monica Rossetti, a Lidio Carraro apresenta um produto autêntico, vibrante e versátil que guarda, em cada garrafa, a característica da diversidade. “O Faces é uma resposta do vinho brasileiro para satisfazer a nova tendência mundial de consumo com identidade própria. São vinhos de qualidade premium com a característica de perfil jovem, refrescante, fácil de beber”, diz Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola. O primeiro lote, de 173 mil garrafas dos vinhos tinto e branco, começou a chegar gradualmente ao mercado e poderá ser encontrado pelos consumidores nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e diretamente da própria vinícola boutique. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da Fifa e o preço médio é de R$ 39,80.
No exterior, os compradores conheceram o vinho durante a Vinexpo 2013, realizada no mês de junho em Bordeaux, na França. De acordo com Patrícia Carraro, diretora de Marketing e Exportação da vinícola, muitos importadores estão interessados neles e já tem negociações em andamento com Dinamarca, Canadá, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão. “Foi muito importante a Fifa ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo. Uma maior participação dos vinhos do Brasil nas cartas dos restaurantes e nas lojas, agregado a um conjunto de ações ao longo dos anos, vai gerar uma grande mudança na participação do vinho brasileiro no mercado nacional e internacional”, diz Patrícia Carraro.
Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo, Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e Malbec formam a seleção de uvas do tinto. São variedades provenientes de toda a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos Vinhedos que representa a tradicional área de cultivo da uva e vinho no Brasil, e também da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, englobando as novas e promissoras regiões vitícolas brasileiras. As uvas selecionadas são de diferentes nacionalidades, uma referência à forte miscigenação do povo brasileiro, formado por imigrantes de vários países. A Lidio Carraro ousou na busca por variedades, e na composição de parcerias com outras áreas produtoras, além daquelas onde cultiva seus vinhedos próprios. “A proposta foi criar um vinho representativo da viticultura brasileira, que traduza no seu conceito, no seu método de elaboração e no seu perfil organoléptico a identidade do Brasil. Foi um grande desafio selecionar uvas de lugares diferentes do Rio Grande do Sul para a criação dos vinhos comemorativos da Copa. Realizamos algo inovador, mobilizando vários parceiros em um projeto concebido especialmente para valorizar a diversidade enológica que simbolicamente expressa a diversidade humana e cultural do Brasil”, explica Monica Rossetti.
No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo. Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, brinca a enóloga.
O vinho branco busca inspiração nas raízes da vitivinicultura gaúcha para celebrar a trajetória do setor no Brasil. Isso se traduz na escolha das uvas Chardonnay, Moscato e Riesling trabalhadas em perfeita harmonia – um terço de cada variedade na composição -, explorando o potencial de cada uma para a criação de um vinho completo. “A uva Moscato confere intensidade aromática, tornando o vinho vivo, intenso, com aroma de flores, frutas tropicais e caráter exuberante. A Riesling é elegante, sutil e contribui com frescor e persistência. A uva Chardonnay é a componente de equilíbrio, liga as duas outras variedades e atribui requinte, notas frutadas ao aroma e volume em boca”, explica Monica. Versátil para ser consumido nas mais diversas ocasiões, com qualidade e consistência. Um vinho para comemorar a festa da Copa no Brasil que teve sua estréia na Copa das Confederações e será servido nas áreas fechadas dos estádios brasileiros dos jogos, juntamente com outros rótulos do portfólio da Lidio Carraro: Dádivas Chardonnay, Dádivas Espumante Brut, Dádivas Merlot/ Cabernet Sauvignon e o Agnus Cabernet Sauvignon.
À frente da criação do Faces, a jovem enóloga Monica Rossetti, 30 anos, está desenvolvendo um projeto inovador em técnica e conceito dentro do mercado vinícola brasileiro. Natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, formada em Enologia, trabalha há 13 anos na área e presta consultoria enológica também na Itália. A experiência internacional com colaborações técnicas em regiões italianas, como Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e a constante atualização, com viagens para algumas das principais áreas produtoras do mundo, como Alemanha, Argentina, França, Chile e Espanha, contribuíram para o aprimoramento do seu trabalho na Lidio Carraro, onde hoje coordena a nova fase de expansão da vinícola brasileira.
A enóloga define o desenvolvimento doFaces como uma obra artística. “O vinho foi imaginado em todas as suas nuances organolépticas para direcionar o processo de criação”, conta Monica que, inicialmente, delineou o estilo enológico do vinho para inspirar a condução do trabalho. Desta forma, o projeto tem como pontos principais: ser um vinho celebração, que traduz algo tipicamente brasileiro, com particularidades e um histórico inédito no processo de criação, e ao mesmo tempo versátil e democrático, com características apreciadas por um grande número de pessoas. “O projeto técnico revela um desafio incrível: unir uvas provenientes de áreas de produção diferentes em um único vinho que expresse um estilo bem definido e seja concebido em um tempo delimitado”, explica Monica. Os vinhos Faces carregam a tradição da Lidio Carraro na produção de rótulos Premium e Top Premium, a partir de rigorosos padrões de qualidade, tecnologia e pesquisa aliados à experiência no cultivo de uvas na Serra Gaúcha por cinco gerações da família.
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