A feira acontecerá na rede, entre os dias 21 e 30 de junho. Serão apresentados vinhos da Espanha, Portugal e do sudoeste francês. O encontro pretende promover o vinho orgânico na rede e alcançar os mercados emergentes, como Brasil e México .
O vinho orgânico europeu é um dos produtos com maior potencialidade de importação e dentro da viticultura tem ganhado um grande terreno como produto diferenciado e de personalidade. Enquanto o vinho produzido dentro dos padrões industriais perde quotas de mercado, o crescimento das exportações do vinho orgânico vem subindo no mercado internacional.
O produto tem uma vocação claramente exportadora, o vinho orgânico tem o seu grande público na Inglaterra, Alemanha, Japão e Estados Unidos, mas países como China e outros do leste europeu já começam a consumi-lo e a ter um bom conhecimento de seu diferencial.
Visando ampliar o seu mercado, a FIVE, a Feira do Vinho Orgânico, organizada desde a Espanha lança a sua versão online. A primeira feira destas características a se fazer na rede acontecerá do 21 ao 30 de junho. Depois de três edições presenciais, da qual tem participado importadores de vinte países, FIVE decidiu inovar na estratégia e diversificar o seu público. Neste encontro poderão se conhecer vinhos orgânicos da Espanha, França e Portugal, importantes produtores na Europa.
A feira espera receber visitantes de várias partes do mundo e está de olho no mercado brasileiro onde este tipo de vinho começa a ser conhecido e apreciado.
Segundo os organizadores, o fato de nao poder degustar o produto será compensada pela sua variedade e diversificação. O visitante poderá escolher o vinho por várias classificações: denominação de origem, região, tipo (tinto, rose, branco, espumosos) e as descrições de tipo de uva e forma de produção também estão detalhadas. Depois, o contato será realizado diretamente com o produtor. Podem participar importadores, compradores em geral e prescritores.
O que é o vinho orgânico
Na Europa o vinho orgânico está definido e legislado segundo a normativa europeia modificada no ano passado. Este tipo de vinho deve ser produzido com uvas que não foram tratadas com produtos sintéticos (inseticidas ou adubos) direta ou indiretamente. O processo de vinificação também possui algumas restrições. Não está autorizado o uso de determinados ácidos ou elementos de desulfuração ou processos externos de síntese, entre outros.
O consumo destes vinhos na Europa vem se dando por diversos fatores, sendo a consciência ambiental, uma delas. Além de ser um produto respeitoso com o meio ambiente, é possível encontrar uma grande variedade de sabores e formas de produção, algo cada vez mais difícil de encontrar no vinho convencional.
A produção na Espanha
A Espanha é o maior produtor de vinho orgânico do mundo, segundo o Instituto Suíço de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FIBL). O número de adegas orgânicas passou de 135 em 2001 a 456 em 2011, segundo dados do Ministério de Agricultura da Espanha. Embora a sua produção represente apenas 5% do total nacional, a quantidade de hectáres que produzem uvas ecológicas para a produção deste tipo de vinho vem aumentando, ao contrário da produção vitivinícola convencional, do total produzido, 80% da produção espanhola vai para a exportação.
FIVE, que está organizada por AEN, a Associação de produtores orgânicos da Navarra (Espanha), mostrou na sua última feira presencial mais de 300 vinhos diferentes, alguns deles premiados em Bachus 2012, o concurso mais importante da Espanha.As inscrições como visitante virtual são gratuitas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário