sábado, 10 de agosto de 2013

Ventisquero marca 10 anos no mercado brasileiro com faturamento de US$ 3 milhões

A chilena Viña Ventisquero completa dez anos no mercado brasileiro em parceria com a Cantu Importadora e comemora os bons resultados. Só em 2012, a vinícola registrou mais de 3 milhões de dólares em vendas no Brasil e comercializou 89 mil caixas de vinho, o que representa 1.608.000 litros da bebida. Quando a Ventisquero completou 10 anos de criação, estive no Chile e visitei várias de suas unidades, sendo recebido com muita simpatia por seus enólogos, especialmente Felipe Tosso, com quem bebi grandes vinhos. Meus cumprimentos aos 10 anos da Ventisquero no Brasil. Segundo Francisco Grohnert, gerente de marcas e produtos da vinícola, em 2013 a Ventisquero espera crescer, ainda, 10% em vendas no país. “O Brasil é o terceiro destino para onde a vinícola mais exporta, ficando atrás de Reino Unido e Estados Unidos, respectivamente.” Para Peterson Cantu, diretor da Cantu Importadora, o crescimento da Ventisquero também segue em paralelo ao crescimento da classe média no país, que inicia seus passos no mundo do vinho e abre um leque de novos consumidores. Para atender este mercado a Ventisquero conta com um portfólio completo de rótulos na faixa de R$ 20,00 e a linha Clásico com vinhos de R$ 26,00 a R$ 29,00, rótulos de entrada para o público da classe C. “O consumo constante da bebida e o conhecimento adquirido com essas experiências levarão esse consumidor, aos poucos, até os vinhos de alta gama”, disse Grohnert. Também estão no foco estratégico da vinícola chilena os vinhos ultra premium, voltados para o público A e B, como é o caso da linha Tara. Sua pequena produção - 409 garrafas de Tara White, 487 de Tara Red Wine 1 e 758 de Tara Red Wine 2 – determinou o mercado externo como alvo principal para esses rótulos. A linha foi posicionada apenas nos cinco melhores restaurantes de 2012, segundo a lista “The World’s 50 Best Restaurants” da revista britânica Restaurant Magazine: no dinamarquês Noma (2 estrelas no Guia Michelin), nos espanhóis El Celler de Can Roca (3 estrelas no Guia Michelin) e Mugaritz (2 estrelas no Guia Michelin), no italiano Osteria Francescana (3 estrelas no Guia Michelin), e no brasileiro D.O.M., único da América do Sul a comercializar o vinho. Outro bom exemplo é o ícone Enclave, elaborado para ser o grande Cabernet Sauvignon do Chile. Feito a quatro mãos pelo enólogo-chefe da vinícola Felipe Tosso em parceria com John Duval, um dos winemakers mais prestigiados da Austrália, o vinho tem produção limitada. Seu lançamento ocorreu em maio e as primeiras 120 garrafas recebidas pela Cantu foram colocadas no mercado rapidamente, com pedido para novas remessas. 10 anos de mercado premium O vinho que inaugurou a categoria de rótulos de alta gama da Viña Ventisquero completa uma década e, no Brasil, novas variedades chegam para manter seu prestígio e qualidade: o Grey GCM, mescla com as uvas Grenache, Carignan e Mataro, e a nova edição do Pinot Noir. Grey foi o motor para a produção de vinhos de alta gama da vinícola e definiu a rota de elegância, equilíbrio e maturidade refletida em outros dois grandes vinhos da Ventisquero: Vertice, lançado em 2007, e Herú, em 2009. Também no campo da sustentabilidade a Viña Ventisquero possui iniciativas pioneiras. Controle de plantas daninhas, manejo integrado de pragas, utilização de material orgânico para melhor aderência do vinhedo, gestão de resíduos e uso de energias renováveis no Vale de Leyda, entre outras práticas, são algumas das medidas que renderam à empresa o título de única vinícola chilena com 100% de seus vinhedos sustentáveis, certificada pela Wines of Chile. Desde 2008 a Ventisquero se preocupa com a diminuição das pegadas de carbono, utilizando em 99% de sua produção garrafas EcoGlass – mais leves – , caixas de papelão 100% reciclado e impressão com tintas a base de água. Criada em 1998 pelo empresário Gonzalo Vial, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem, criativa e de espírito empreendedor. Possui escritórios em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, China e Japão e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o pinot noir Herú, além dos super premiums Vertice e Pangea, elaborados pelo enólogo-chefe Felipe Tosso em parceria com o enólogo australiano John Duval. Cantu Importadora Empresa do grupo Cantu, com sede no estado do Paraná, a Cantu Importadora iniciou suas operações em 2004 trazendo ao Brasil os vinhos chilenos da Viña Ventisquero. Hoje, figura entre as maiores importadoras de vinho do país e conta com um amplo portfólio, com mais de 300 rótulos da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Entre as marcas de destaque, também estão a maison Pommery, Susana Balbo (Dominio del Plata), Quinta do Vallado e Cockburn´s, o porto mais vendido do mundo.

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