A
Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos e cerveja da América Latina e terceiro
do mundo, anunciou a chegada da Tristão Cia. de Comércio Exterior
("Tristão") ao corpo de acionistas da MocoffeeTM. A MocoffeeTM foi
recentemente adquirida pela Wine.com.br e passou a ser a sua marca de produtos
de café em cápsula tipo espresso. A MocoffeeTM agora terá como sócios
controladores a Tristão e a Wine.com.br. O objetivo da entrada da Tristão, uma
das maiores e mais tradicionais empresas de café do Brasil, é contribuir com a
MocoffeeTM em sua missão de democratizar o consumo de café monodose tipo
espresso no Brasil e no mundo.
Com
este movimento a Wine.com.br, que tem como sócio principal a e.Bricks Digital,
dá seguimento à estratégia de popularizar a comercialização não só de café como
de vinhos e cervejas, criando sinergias operacionais e aproveitando todo o
conhecimento adquirido em suas plataformas digitais de e-commerce.A Tristão
aportará ao negócio de café em cápsula a sua experiência, o conhecimento no
negócio, além de capital e as instalações fabris do novo empreendimento. O
objetivo, no longo prazo, é contribuir para uma renovação do parque industrial
do Espírito Santo e tornar o Estado e o país referências em alta tecnologia de
produção de café em cápsulas no país e no exterior.
A
MocoffeeTM é a marca da Wine.com.br que opera mundialmente no segmento de café
em cápsula. A tecnologia suíça foi criada por Eric Favre (o inventor do sistema
de café em cápsula) para oferecer soluções práticas de café tipo espresso para
consumidores domésticos e mercado B2B. A linha de produtos é formada por
diversos tipos de blend (combinação de sabores) e máquinas de café que
funcionam exclusivamente com as cápsulas da marca. A MocoffeeTM tem sedes em
Zurique, Suíça, e Serra, ES, Brasil. A operação está presente em 17 países por
meio de uma série de acordos e é uma das líderes de mercado na Suíça, França e
Austrália. Será lançada e comercializada este ano no Brasil e Holanda.
Atualmente, metade de toda a produção de café em cápsula vendida mundialmente
está baseada na invenção original de Eric Favre. Na MocoffeeTM, Eric conseguiu
patentear e desenvolver um modelo avançado de cápsulas para extrair ainda mais
sabor do café.
A
Tristão é uma das mais tradicionais corporações do segmento do café do Brasil,
tendo completado este ano (em 23 de fevereiro) 80 anos de existência. Ocupa há
55 anos uma posição de destaque na padronização, comercialização e exportação
de cafés brasileiros para mais de 40 países dos cinco continentes (80% de suas
vendas têm como destino o mercado internacional).
A
empresa, com sede em Vitória (ES), é controladora da Realcafé Solúvel do Brasil
("Realcafé"), com fábricas em Viana, também no estado de Espírito
Santo. Estas empresas fazem parte do Grupo Tristão, que tem diversas empresas
no Brasil e exterior na área de café. A Realcafé é uma das maiores empresas
processadoras de café do Brasil, sendo responsável pelo processamento de
aproximadamente 400 mil sacas/ano de café tipo conilon ("Robusta"),
industrializando café tipo solúvel e torrado moído. O Espírito Santo é o maior
estado produtor de café conilon do Brasil e o segundo do mundo (perde apenas
para um país, o Vietnã).
A
Tristão já exportou mais de 40 milhões de sacas de café, gerando receita
cambial superior a quatro bilhões de dólares para o Brasil.
Segundo
Rogerio Salume, CEO da Wine.com.br, e Sérgio Tristão, CEO da Tristão e da
Realcafé, o negócio reúne players com capacidades complementares para
desenvolver a MocoffeeTM no Brasil e no mundo.
"É
uma honra ter um acionista tão focado no negócio como a Tristão em um momento
em que a Wine.com.br entra em fase importante da construção de sua marca de
café em cápsulas no Brasil e no mundo. Não tenho dúvida que o Grupo aportará
seu enorme conhecimento, histórico e know-how no mercado de café ao nosso
negócio, enquanto a Wine.com.br entrará com a sua capacidade de atuar no
segmento de e-commerce que a fez líder do mercado brasileiro de vinhos",
disse Rogerio Salume.
"O
Brasil, que é o maior produtor e exportador de café em grãos do mundo, não tem
tradição na pesquisa, produção e exportação de café com valor agregado, ou
seja, com marca e tecnologia de produção. Esperamos que a nova operação de café
da marca MocoffeeTM ajude a criar uma série de oportunidades para o desenvolvimento,
a diversificação da economia local e estadual e a capacitação de mão de obra
altamente especializada e qualificada, com a geração de empregos diretos e
indiretos, dentro de uma visão sustentável econômica e ambiental. Haverá um
esforço para inserir ainda mais o produtor rural do Espírito Santo no processo
de desenvolvimento de café de qualidade do tipo espresso", disse Sérgio
Tristão, CEO da Tristão e da Realcafé.
A
MocoffeeTM é a marca comercial da nova empresa de café premium em cápsulas da
Wine.com.br, terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo. A tecnologia suíça
foi desenvolvida para oferecer soluções inteligentes e práticas de café e
outras bebidas de qualidade para consumidores domésticos e mercado B2B. Com
sedes em Zurique, Suíça, e Serra, ES, Brasil, a Mocoffee tem uma ampla rede de
fornecedores e clientes em todo o mundo. Entre seus clientes encontram-se
grupos como Oswald Nahrungsmittel GmbH (Unilever), Cafés Richard (Paris) e
Vittoria Coffee (Austrália).
Nenhum comentário:
Postar um comentário