Os
apreciadores de vinhos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas
Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe tiveram ampliadas suas chances de
saborear grandes vinhos, pois a rede de supermercados Cencosud investiu em
produtos importados e lançou o espaço goumert Sabores do Mundo em suas lojas. A
meta é que a participação da venda dos itens importados dobre até 2016
Vinhos
chilenos e argentinos, azeites espanhóis e italianos e massas 100% italianas
são alguns dos produtos importados pela Cencosud e que fazem parte da
estratégia de crescimento no Brasil. O Grupo pretende atingir 2% do faturamento
com a venda destes alimentos nos 196 supermercados das bandeiras GBarbosa,
Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues até 2016.
Para
criar diferenciação e fidelizar os clientes, a operação brasileira da companhia
está lançando um espaço de degustação para que consumidores possam conhecer e
experimentar o sabor da gastronomia mundial. O projeto denominado “Sabores do
Mundo” foi lançado em 2013 na bandeira Perini, em Recife (PE), e em outubro de
2014 replicado para a loja GBarbosa, de Fortaleza (CE) e para as lojas Perini
de Salvador. A aposta é despertar o paladar das pessoas com a oferta e a
degustação de diversos tipos de vinhos, queijos, conservas, geleias, molhos,
biscoitos, cervejas e chás importados.
A
Cencosud possui um setor dedicado à importação, cujo objetivo é ampliar a
oferta de produtos nas lojas. A equipe responsável pela descoberta de novos
produtos viaja constantemente a outros países para trazer novidades ao Brasil e
os resultados já se mostram positivos: entre janeiro e outubro de 2014, registrou-se
um crescimento de 109,6% na venda de produtos importados em comparação ao mesmo
período do ano passado. Hoje, a empresa oferece uma gama de 434 itens
importados, presentes em todas as lojas distribuídas em oito estados (Alagoas,
Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe).
Para
o gerente de importações da Cencosud Brasil, Taciano Araújo, esta expertise da
Cencosud foi transferida para a operação local desde o início das atividades do
departamento de importações no Brasil, em 2012, a fim de intensificar as
remessas de produtos, com preços atrativos para o consumidor e competitivos no
mercado varejista. “Ainda existe o mito de que produtos importados são mais
caros em relação aos nacionais e muitos consumidores deixam de adquirir estes
itens”, relata Araújo.
O
executivo explica que acreditar nisto é um engano. “Como a importação é feita
em grande escala e muitas vezes comprando diretamente dos fabricantes –
eliminando intermediários - oferecemos produtos até 20% mais baratos e com
qualidade superior. Desta forma, reduzimos o frete, encurtamos a cadeia
logística e proporcionamos preços com uma ótima relação entre custo e
benefício. Os itens importados concorrem com produtos nacionais em preço e com
qualidade superior", garante Araújo.
Nos
supermercados da Cencosud, os vinhos são os campeões de venda e atingem 33% do
faturamento de importação. A cartela se destaca pelos chilenos que representam
30% das vendas, seguido dos argentinos (15%) e portugueses (10%), com preços
que variam de 15 a 180 reais. Já os azeites, originários da Itália, Espanha,
Portugal, Grécia e Turquia ocupam 26% do faturamento da importação, seguido
pelas massas (16,6%).
Para
2015, o objetivo da companhia é expandir a importação de produtos para 25
países, a fim de oferecer ao consumidor final uma diversidade ainda maior de
itens exclusivos, potencializando a compra de alimentos e bebidas de marcas que
atualmente não são ofertadas no Brasil. “Sempre levamos em consideração as
características regionais dos consumidores de cada bandeira para oferecer
preços atrativos, qualidade e sortimento de produtos”, finaliza o executivo.
Líder
em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo
Cencosud tem como foco fornecer aos clientes os melhores preços e produtos.
Para atingir esta meta, opera no país com 370 estabelecimentos e 34 mil
colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás,
Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras
GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um
escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo
Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e
lojas de eletroeletrônicos. Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de
Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile,
Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega
diretamente 155 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.
Os
gaúchos anseiam para que a rede Cencosud chegue também no Rio Grande do Sul.
Embora tenhamos boas lojas de vinhos e alguns supermercado sejam bem
abastecidos, a proposta dos chilenos sobre vinhos é muito interessante.
|
domingo, 12 de abril de 2015
Bons vinhos na rede Cencosud
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário