quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Degustação às cegas atestou competitividade do vinho tinto brasileiro
Aqui vai um texto mais completo sobre a degustação dos vinhos tintos brasileiros, chilenos e argentinos realizada na Wine IN, em São Paulo. Vamos um pouco além daquele 15 citados na nota anterior, Na seleção de vinhos acima de R$ 50,00, ficamos com o primeiro e o segundo lugar e, nos vinhos de preço abaixo de R$ 50,00 ficamos na pontuação média superior à do Chile.
Atestar que o vinho tinto brasileiro é tão competitivo em qualidade e preço como argentinos e chilenos. Este foi o objetivo proposto e plenamente atingido com a primeira edição do WineIn.
A série de debates técnicos realizados no período da manhã e da tarde, conduzidas por palestrantes de destaque no cenário interno e externo serviram para posicionar o vinho tinto brasileiro no mercado global. As informações foram avalizadas, na prática, com os painéis de degustações às cegas realizadas ao final dos dois dias. Os rótulos nacionais, selecionados em provas prévias ao embate com os rótulos da Argentina e do Chile, comprovaram que o setor vinícola brasileiro apresenta nível técnico alinhado às exigências internacionais.
No painel com 15 rótulos abaixo de R$ 50,00 os brasileiros apresentaram média de pontuação de 85,54 concedidas pelos degustadores. O índice foi superior ao obtido pelos chilenos (84,97) e muito próxima à dos argentinos (85,83). O rótulo Monte Paschoal Dedicato Cabernet Sauvignon 2011 foi o melhor colocado entre os nacionais, ficando em quinto lugar.
Já no painel acima de R$ 50,00 o Brasil reforçou sua competitividade conquistando a primeira e a segunda colocação, além de apresentar pontuação média superior à dos demais países. A dobradinha verde-amarela ficou com o Miolo Lote 43 2011 e o Pizzato DNA 99 2008.
“A idéia do WineIn não era dizer quem é o melhor ou o pior, mas mostrar a proximidade que os vinhos brasileiros têm em relação a rótulos importados consagrados no mercado interno”, observou Breno Raigorodski, especialista em vinho e idealizador do evento. “Mostramos que não se conhece o vinho brasileiro, nem o consumidor e nem mesmo o trade. E que ainda se repercutem algumas noções equivocadas sobre a produção nacional”, complementou.
Domingos Meirelles, diretor de Marketing e Vendas da Exponor Brasil, que operacionalizou o evento, destacou que o júri técnico, composto por experts brasileiros e do Exterior, reforça a credibilidade do resultado. “Estavam presentes profissionais que atuam no mercado global do vinho, que cruzaram continentes para participar do evento porque acreditam no vinho produzido aqui e porque também estavam curiosos a respeito desta avaliação comparativa” informou o executivo.
Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, observou durante a abertura da primeira palestra do evento uma realidade comprovada com o resultado final das degustações. “A gente ouve que o Brasil é um país tropical e não dá vinho, mas a coleta de evidências mostra que não temos problemas para produzir vinhos de qualidade. O Brasil tem mostrado uma aptidão adequada e que, algumas vezes, é contestada pela imprensa. A minha conclusão é de que qualidade não está só necessariamente na cor, no aroma ou no paladar. O resultado depende de outros fatores, está na cabeça das pessoas e inicia antes de se colocar o vinho em boca. A história do vinho no Brasil está só começando”. O evento contou com o apoio técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Wines of Brasil, e patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Este o resultado do painel com vinhos abaixo de R$ 50,00:
1º Las Moras - Malbec 2011, Argentina; 2º Ramirana-Ventisqueiro - Reserva 2011, Chile: 3º Humberto Canale - Merlot 2011, Argentina; 4º Doña Paula - Los Cardos Malbec 2011, Argentina: 5º Monte Paschoal - Dedicato Cab Sauvignon 2011, Brasil; 6º Pizzato - Merlot 2010, Brasil; 7º Casa Perini - Tannat 2011, Brasil; 8º Luigi Bosca - Finca La Linda Bonarda 2011, Argentina; 9º Morandé - Pionero Cab Sauvignon 2011, Chile; 10º Salton - Intenso Merlot 2011, Brasil; 11º Santa Rita - Reserva Carmenerè 2009 , Chile; 12º De Martino - 347 Vineyard 2011, Chile; 13º Dal Pizzol - Do Lugar Cab Franc 2011 , Brasil; 14º - Zorzal - Terroir Único Malbec 2011, Argentina; 15º Leyda - Reserva Syrah 2011, Chile.
Média das pontuações:
Grupo Argentina: 85,83
Grupo Brasil: 85,54
Grupo Chile: 84,97
Painel dos vinhos acima de R$ 50,00:
1º Miolo - Lote 43 C. Sauvignon/Merlot 2011, Brasil; 2º Pizzato - DNA 99 2008, Brasil; 3º Errazuriz - Max Reserva Carmenère 2010 , Chile; 4º Kaiken - Terroir Series Malbec/ Bonarda/Petit verdot 2011, Argentina; 5º Clos de Los Siete - Bordeaux blend 2009, Argentina; 6º Finca Decero - Cabernet Sauvignon 2010 , Argentina; 7º Achaval Ferrer - Malbec 2011, Argentina; 8º RAR - C. Sauvignon/Merlot 2008, Brasil ; 9º Almaúnica - Reserva Syrah 2011, Brasil; 10º Pulenta Estate - Cabernet Sauvignon III 2010, Argentina;
11º Viña Alicia - Cabernet Sauvignon 2009 , Argentina; 12º Don Abel - Rota 324 Cab Sauvignon 2005, Brasil; 13º Montes Twins - Malbec/C. Sauvignon 2011, Chile: 14º Ramirana - Syrah/Carmenère 2010 , Chile: e 15º Morandé - Gran Reserva C. Sauvignon 2009, Chile.
Média das pontuações:
Grupo Brasil: 87,44
Grupo Argentina: 87,20
Grupo Chile: 86,61
Juri técnico
Profissionais brasileiros
Beto Duarte (Blog Papo de Vinho)
Celito Guerra (Embrapa Uva e Vinho)
Horst Kissman (Revista Prazeres da Mesa)
Jean Pierre Rosier (Epagri SC)
Jeriel Costa (Blog do Jeriel)
João Filipe Clemente (Blog Falando de Vinhos)
José Maria Santana (Revista Gosto)
José Luiz Pagliari (SBAV-SP / Senac-SP)
Jorge Carrara (Revista Prazeres da Mesa / Jornal Folha de São Paulo)
Juliana Reis (Senac-SP)
Manuel Luz (Consultor de vinhos)
Marcio Oliveira (Blog Vinoticias)
Mario Telles (ABS-SP)
Mauro Zanuz (Embrapa Uva e Vinho)
Nicola Massa (Enólogo)
Silvia Mascella (Revista Adega)
Silvia Franco (Blog Vinho e Gastronomia)
Suzana Barelli (Revista Menu)
Profissionais internacionais:
Amy Friday (Importadora Bibendum – Reino Unido)
Andrew Shaw (Importadora Bibendum – Reino Unido)
Claudio Salgado (sommelier Rede Marriott de Hotéis – Hong Kong)
Charles Byers (Escritor e radialista – Canadá)
Daniel Marquez (Brand ambassador de vinhos e destilados – Estados Unidos)
James Lapsley (Professor de Viticultura e Enologia da UC Davis – Estados Unidos)
Olivier Bourse (Representante da Université de Bordeaux – França)
Roberto Rabachino (Jornalista, professor e sommelier – Itália)
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