domingo, 25 de agosto de 2013
Com palestras e degustações, primeira edição do WineIn analisou o vinho tinto brasileiro no mercado
O vinho tinto brasileiro no mercado foi o centro das atenções do primeiro WineIn, evento que promoveu um grande debate sobre a potencialidade dos tintos elaborados no Brasil, nos dias 22 e 23 de agosto em São Paulo, no Centro Fecomercio de Eventos. Temáticas como o terroir do Brasil e suas pérolas, o mercado brasileiro e os vinhos produzidos para ele e o marketing do vinho foram abordadas e discutidas por técnicos, jornalistas, profissionais e dirigentes do setor vitivinícola de todo o mundo no primeiro dia do evento, 22, que teve como foco os vários aspectos do mercado nacional. A discussão ampliou-se no dia 23 para a produção internacional de vinhos. Brasil versus China foi o tema da primeira palestra, que incluiu uma análise sobre o novíssimo mundo do vinho e como ele se apresenta no mercado mundial.
“Estamos diante de um encontro que discutiu abertamente o que precisamos para tornarmos produtores participantes dos mercados do futuro, interno e externo. Discutimos questões que não se restringem à qualidade do que está sendo engarrafado, mas também logística, escala, georeferenciamento e relações intersetoriais”, explicou Breno Raigorodsky, coordenador e idealizador do WineIn.
Além de comandar algumas das palestras, especialistas internacionais também foram convidados para integrar o júri técnico das degustações que, juntamente com um júri popular, elegeu os 5 melhores vinhos brasileiros abaixo e acima de R$50 e desafiá-los com rótulos argentinos e chilenos. Referências no mundo do vinho como James Lapsley, professor do departamento de Viticultura e Enologia da UC Davis (University of California Davis), participou das discussões do WineIn ao lado de Olivier Bourse, representante da Université de Bordeaux; Daniel Marquez, brand ambassador de vinhos e destilados nos EUA; Cláudio Salgado, sommelier do Marriott de Hong Kong; Roberto Rabachino, jornalista, professor e sommelier italiano; Charles Byers, canadense, escritor e radialista; e Andrew Shaw e Amy Friday, ambos da Importadora Bibendum do Reino Unido.
“A presença de especialistas estrangeiros no encontro trouxe credibilidade ao evento que tem, como um dos seus pontos mais ousados, o enfrentamento entre vinhos consagrados do Chile e da Argentina contra vinhos brasileiros, todos criteriosamente escolhidos para concorrer”, disse Raigorodsky.
A programação do WineIn iníciou às 9h e seguiu até às 21h, O encontro teve patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e foi realizado pela Exponor Brasil, com supervisão técnica do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e apoio da Fecomercio e do Comitê do Vinho da FecomercioSP. Integrado ao Wine In aconteceu, ainda, a etapa paulista do Circuito Brasileiro de Degustação. As atividades começaram às 16h, sendo que até as 19h foram reservadas a profissionais do setor de vinho, comércio e jornalistas. Depois, entre as 19h e 21h, o Circuito foi aberto aos consumidores finais convidados.
Participaram 23 vinícolas de seis diferentes regiões produtoras do país: Aracuri Vinhos Finos, Casa Valduga, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno do Brasil, Don Abel Vinhos Premium, Dunamis Vinhos e Vinhedos, José Sozo Vinhos, Lidio Carraro, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Pizzatto Vinhas e Vinhos, Quinta Don Bonifácio, Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinícola Routhier & Darricarrère, ViniBrasil, Vinícola Aurora, Vinícola Campos de Cima, Vinícola Kranz, Vinícola Nova Aliança, Vinícola Peterlongo, Vinícola Perini, Vinícola Salton e Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.
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