Estive nos Estados Unidos, recentemente, visitando
vinícolas, mas acabei ficando só no Napa Valley, na Califórnia. Sei que o país
tem outras regiões dedicadas à vitivinicultura e pretendo, futuramente,
visitá-las também.
Uma destas é a Virginia, agora considerada entre as 10
áreas noves de vinhos naquele país, nomeaça que reforça a qualidade dos vinhos
do Estado, que conta com mais de 250 vinícolas e é o 5º maior produtor do país;
Virginia também será sede do principal evento de vinho dos EUA em 2015
A renomada publicação americana Condé Nast Traveler
elegeu a região de Monticello, na Virginia - que juntamente com Washington, DC
e o Estado de Maryland formam a Região da Capital Dos Estados Unidos - como a
sexta área vinícola do mundo para ser explorada em 2015. O ranking foi
elaborado pelos jornalistas Elizabeth Stark e Brian Campbell, ambos
especializados em gastronomia. Entre as vinícolas da região, a publicação
destaca a Blenheim Vineyards, localizada bem próxima a cidade de
Charlottesville e comandada pela sommelier Tracey Love.
Wine Tourism Conference 2015
Não foi por acaso, portanto, que o governador do Estado
da Virginia, Terry McAuliffe, anunciou a escolha de Loudoun County - região do
interior que reúne 40 das mais de 250 vinícolas do Estado - para sediar o Wine
Tourism Conference 2015 , que acontece entre 18 e 20 de novembro. Será a
primeira vez que o evento acontece na Costa Leste americana - a edição de 2014
aconteceu em Paso Robles, na Califórnia. O evento espera receber mais de 200
profissionais do mercado enogastronômico de todo o mundo, entre eles proprietários
de vinícolas, associações, escritórios de turismo de destinos de vinho,
operadores de turismo e imprensa. Organizado pela Zephyr Adventures, o Wine
Tourism Conference é um fórum que oferece grandes oportunidades de conhecimento
e networking para os profissionais do mercado.
A colocação de destaque no ranking e a escolha do destino
para sediar a Wine Tourism Conference reforça a qualidade das vinícolas da
Virginia e o seu mercado em constante expansão - atualmente o 5º maior produtor
dos EUA. Somente no ano de 2014, 25 vinícolas foram inauguradas em todo o
Estado, que atualmente conta com cerca de 250 empreendimentos deste tipo. São
mais de 12 roteiros que passam pelas vinícolas e nos quais o visitante pode
dirigir pelas estradas cênicas com belas paisagens de montanhas ou contratar um
tour com um motorista e no qual a sua única preocupação será decidir qual o seu
sabor preferido enquanto passa por pequenas cidades charmosas e locais
históricos.
O Estado da Virginia também foi reconhecido como um dos
melhores destinos de vinho segundo as publicações Wine Enthusiast, USA Today,
Food & Wine Magazine, Washington Post e agora pela Condé Nast Traveler. As
revistas também destacam as belas paisagens do destino e a hospitalidade dos
produtores de vinho ao receberem os turistas.
Em números
• São
mais 1,2 mil hectares de vinhedos em todo o Estado, divididos em mais de 250
vinícolas, das quais 40 ficam localizadas em Loudoun County- a apenas 40 quilômetros de Washington, DC.
• A
Virginia é atualmente o 5º maior mercado dos EUA em número de vinícolas e
também o 5º maior produtor de uva no país.
• Segundo
um estudo de impacto econômico feito em 2012, a indústria vinícola do Estado
emprega mais de 4,7 mil pessoas e contribui com aproximadamente U$ 750 milhões
para a economia da Virginia.
• Segundo
o Virginia Tourism Corporation, mais de 1,6 milhões de turistas visitaram as
vinícolas do Estado em 2013.
Capital Region USA - CRUSA (Região da Capital dos EUA) é
uma coalizão de turismo sem fins lucrativos financiada pela Corporação de
Turismo da Virginia e composta de Destination DC (Destino DC) e Maryland Office
of Tourism Development (Gabinete para o Desenvolvimento do Turismo de
Maryland). A coalizão também recebe apoio da Metropolitan Washington Airports
Authority, órgão responsável pelos aeroportos em Washington. CRUSA está sempre
se empenhando para aumentar o número de visitantes e o impacto econômico na
região através do mercado internacional selecionado ao introduzir programas de
marketing inovadores e parcerias com os setores público e privado.
A Região da Capital dos EUA é representada no Brasil pela
Imaginadora Marketing de Destinos (www.imaginadora.com.br) e tem um site
totalmente em português: capitalregionusa.com.br. Curta a Região da Capital dos EUA também no
facebook: acebook.com/regiaodacapitaldosEUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário