A concorrência foi tanta para as aulas de harmonizações e
sobre as regiões vitivinícolas brasileiras que muitas pessoas já querem
garantir o acesso para a próxima edição do Salão de Enoturismo, em 2015, junto
à Feira de Turismo de Gramado (Festuris). Uma das inovações neste ano, os
workshopps promovidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ministrados
a cada meia hora, estavam sempre lotados e contribuíram para o sucesso da 3ª
edição do evento focado em enoturismo e que repetiu o público de 2014, com a
circulação de mais de 14 mil pessoas no espaço. No sábado (8), foram divulgadas
as datas da próxima edição: 5 a 8 de novembro. Neste ano, o Salão foi realizado
nos dias 7 e 8 deste mês.
A pedagoga Cleiza Alfaya afirmou que conhecer melhor as diferenças entre as regiões e os próprios produtos, instiga a visita-los. “Foi uma aula bem positiva porque aprendemos que cada casta se comporta de uma maneira especial, de acordo com a região, resultando em produtos especiais e contribuindo para a diversidade do nosso vinho”, elogiou.
A pedagoga Cleiza Alfaya afirmou que conhecer melhor as diferenças entre as regiões e os próprios produtos, instiga a visita-los. “Foi uma aula bem positiva porque aprendemos que cada casta se comporta de uma maneira especial, de acordo com a região, resultando em produtos especiais e contribuindo para a diversidade do nosso vinho”, elogiou.
Além da apresentação das regiões e sugestões de
harmonização, os workshops apresentaram ainda uma explanação sobre os roteiros
participantes do Salão com a participação de três agências de receptivo da
Serra: Arte do Turismo, Giordani Turismo e Vale das Vinhas Turismo.
Representantes das empresas falaram sobre os atrativos de cada roteiro e os
pacotes que são disponibilizados para os visitantes.
Entre os expositores, o secretário de Turismo de Ametista do
Sul, Claudiomir Capra, era um dos mais empolgados. Ele afirmou que a edição
deste ano foi mais focada e que o público busca novidades no segmento de
enoturismo. “Somos um destino novo em relação ao enoturismo e estar aqui é uma
vitrine para que pessoas do próprio estado conheçam tanto as vinícolas do
município como outros atrativos”, disse, ao mencionar que grande parte das
pessoas que chegam ao local vem de outros estados, principalmente do Paraná,
curiosos em conhecer as cavas que ficam a 200 metros da superfície e que reúnem
ótimas condições para o armazenamento de vinhos.
Além das aulas ministradas pelo sommelier Arlindo Menoncin, outras inovações marcaram a 3ª edição do Salão. Os roteiros, cidades e regiões dividiram o mesmo espaço, identificados por displays, contribuindo para a integração entre o público e os destinos, troca de experiências e agilidade no atendimento. Outra novidade, foi a disponibilização de maior espaço para a circulação das pessoas pelo estande, com mesas e cadeiras que convidavam a uma parada estratégica de quem transitava pelo local.
A agente de viagem carioca Georgia Bragança afirmou que recomendou a visita do espaço para colegas agentes e que é fundamental conhecer as regiões para indicar aos clientes. “Precisamos ampliar a divulgação dos roteiros e dos próprios vinhos brasileiros que cada vez mais tem a sua qualidade reconhecida”, sugeriu.
Estavam no 3º Salão de Enoturismo as regiões do Alto Uruguai (Ametista do Sul) e Campanha Gaúcha (Associação dos Vinhos da Campanha), e os municípios de Bento Gonçalves (com os roteiros Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e Rota das Cantinas Históricas), Caxias do Sul (Caminhos da Colônia), Farroupilha (Caminho do Moscatel), Flores da Cunha (Vinhos dos Altos Montes e Compassos de Mérica Mérica), Garibaldi (Rota dos Espumantes e Estrada do Sabor) e Pinto Bandeira.
Além das aulas ministradas pelo sommelier Arlindo Menoncin, outras inovações marcaram a 3ª edição do Salão. Os roteiros, cidades e regiões dividiram o mesmo espaço, identificados por displays, contribuindo para a integração entre o público e os destinos, troca de experiências e agilidade no atendimento. Outra novidade, foi a disponibilização de maior espaço para a circulação das pessoas pelo estande, com mesas e cadeiras que convidavam a uma parada estratégica de quem transitava pelo local.
A agente de viagem carioca Georgia Bragança afirmou que recomendou a visita do espaço para colegas agentes e que é fundamental conhecer as regiões para indicar aos clientes. “Precisamos ampliar a divulgação dos roteiros e dos próprios vinhos brasileiros que cada vez mais tem a sua qualidade reconhecida”, sugeriu.
Estavam no 3º Salão de Enoturismo as regiões do Alto Uruguai (Ametista do Sul) e Campanha Gaúcha (Associação dos Vinhos da Campanha), e os municípios de Bento Gonçalves (com os roteiros Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e Rota das Cantinas Históricas), Caxias do Sul (Caminhos da Colônia), Farroupilha (Caminho do Moscatel), Flores da Cunha (Vinhos dos Altos Montes e Compassos de Mérica Mérica), Garibaldi (Rota dos Espumantes e Estrada do Sabor) e Pinto Bandeira.
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