quinta-feira, 11 de julho de 2013
A Gastronomia em Valle Nevado ganha novos sabores e aromas, inclusive com o uso de queijo de ovelha
Só o fato de ter truta arco-íris assada com a pele na grelha, recheada com linguiça, espinafre e queijo de ovelha, acompanhada de risoto de grãos de trigo, já compensa uma passada pelo restaurante Sur, em Valle Nevado, no Chile. Os bons vinhos chilenos complementam a festa gastronômica, principalmente se você escolher um Chardonnay, um Cabernet Sauvignon ou um Carmenère.
A área de Alimentos & Bebidas de Valle Nevado apresenta novidades para aquecer os paladares dos turistas e visitantes nesta temporada. “O desafio foi buscar a identidade de cada um dos restaurantes e planejar uma proposta gastronômica que encantará todas as expectativas de nossos visitantes”, diz Alejandra Cruells, chef chilena com apenas 35 anos e com passagens pelas cozinhas do Hotel Marriott de Santiago e até hotéis da Bahia.
O menu do restaurante Sur resgata as características da cozinha do sul do Chile, onde predominam sabores bem típicos como o Arrollado de Huaso con pebre de palta (pedaço de carne de porco enrolada e cozida em um caldo aromatizado com ervas chilenas. É servido quente e acompanhado com um preparo de abacate, tomate, cebola e pão tostado). Truta arco-íris assada com a pele na grelha, recheada com linguiça, espinafre e queijo de ovelha, acompanhada de risoto de grãos de trigo também está na carta do restaurante. Na sobremesa, o principal destaque é o arroz com leite (arroz doce), sobremesa típica das avós chilenas, com um mini alfajor caseiro.
Na trattoria italiana do Valle Nevado, Don Giovanni, o sabor típico das receitas foi acentuado. Nos Cappelleti, a chef Alejandra buscou o sabor natural da Emilia Romagna, um dos pratos preferidos para aumentar a temperatura corporal. O preparo é bem sutil e consiste em cozinhar a massa recheada com carne em um caldo transparente e aromatizada com pesto de manjericão. Minha sugestão para acompanhar é um tinto como o Cabernet Sauvignon Don Melchor 2008, lá bem mais barato do que aqui entre nós. O fetuccini com frutos do mar, prato preferido dos hóspedes de Valle Nevado, ganhou um toque chileno, deixando de ser italiano e pertencendo aos amantes da boa gastronomia. Macarrão al dente com molho de tomate, aromatizado suavemente no alho, decorado com camarões, ostras, polvos, lulas e garras de caranguejo fritos levemente na manteiga e vinho. Para sobremesa, o clássico Tiramissú, banhado no café expresso e no licor Amaretto, com queijo mascarpone e aromatizado com canela.
No cardápio do restaurante Mirador del Plomo foi inserida uma característica mais familiar, onde os hóspedes podem conjugar os diferentes molhos e ingredientes para armar um saboroso prato com massas, preparado na hora por um dos chefs. Da mesma maneira, é possível selecionar o corte de carne preferido entre vaca, porco, ave ou peixes e pedir o ponto exato de preparo. No buffet de entradas, saladas, vegetais e refogados típicos, todos podem encontrar o acompanhamento perfeito para sua carne. A seleção de antipastos e entradas é variada e diariamente são apresentadas novas opções. Os destaques ficam com o ceviche de salmão e polvo, bem diferente do peruano,camarões à milanesa, salmão defumado, antipastos toscanos e saladas típicas. Nas sobremesas, uma variedade de mousses, doces típicos chilenos, frutas frescas e tortas.
A novidade do restaurante La Fourchette é o resgate das raízes da cozinha francesa. Dentre as receitas, chama a atenção a sopa de cebola, preparada com base em uma redução lenta de caldo misto, carne e ave, com cebolas carameladas e acompanhada de pedacinhos de torrada gratinados em queijo gruyere. O Confit de pato, a coxa de pato defumada com ostras refogadas na manteiga e molho de laranja aromatizada no conhaque ganha uma harmonização perfeita acompanhada de uma tartelete de batata doce aromatizada com erva-doce.
Para a sobremesa, duas opções, o tradicional Crepes Suzette com sorvete de baunilha ou a panqueca aromatizada com molho de laranja flambada no licor servido com sorvete artesanal de baunilha. Ainda foram incorporadas novas receitas como a tartelete de lagosta e caranguejo acompanhada por uma mistura de agrião, rúcula, alface hidropônica e brotos de alfafa. Na lista de novidades acrescenta-se ainda o Filé de gado com molho bourguignon acompanhado de batata rosti, o Frango à Provençal acompanhado com abobrinha e vegetais e a torta de chocolate com biscoito de avelã e sorvete de manjericão e morango. A famosa Tarte Tatin (torta de maça) quente com um suave sorvete artesanal de baunilha também está na lista.
Estas são as novidades dos restaurantes de Valle Nevado desenvolvidas pela Chef Alejandra Cruells para a temporada 2013. Valle Nevado conta ainda com três hotéis (de 3, 4 e 5 estrelas) e 45 pistas para a prática de esqui ou snowboard, em todas as dificuldades, de principiante a profissional, tanto para adultos quanto para crianças. Localizado a cerca de 60 km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Três Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Até 2022, serão construídos dois novos edifícios residenciais por ano para que mais pessoas desfrutem da melhor neve do mundo. Ao todo, mais de US$ 150 milhões serão investidos em infraestrutura para tornar o complexo o maior da América do Sul.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário