segunda-feira, 13 de maio de 2013
Vinícolas brasileiras prospectam mais de R$ 4 milhões em vendas no mercado interno
Maior interesse do consumidor e abertura de mercado para vinhos brasileiros foram a tônica da Expovinis em 2013, realizada, em São Paulo, no final do mês de março. A grande procura por parte do público especializado, assim como as negociações observada nos balcões das vinícolas do estande Vinhos do Brasil durante a Expovinis Brasil, realizada entre os dias 24 e 26, atestam o aumento de interesse pelos produtos brasileiros pelo mercado de uma forma geral. O mesmo movimento foi observado junto ao segmento supermercadista na feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que se realizou, no início de maio, também em São Paulo, no Expo Center Norte, apenas duas semanas após a Expovinis.
O relatório de avaliação do evento, respondido pelos expositores, aponta que mais de R$ 4 milhões foram negociados nos três dias da feira setorial de vinhos. Em termos de venda imediata, a projeção é de que R$ 200 mil foram comercializados diretamente no estande. As vinícolas presentes no estande Vinhos do Brasil, projeto de promoção no mercado interno realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), também comemoraram a ampliação da rede de representantes para distribuição de seus produtos a partir de contatos feitos durante a feira.
Com um crescimento de 17,5% em 2012 sobre o ano anterior, o suco de uva dividiu as atenções com o vinho. Metade dos negócios prospectado refere-se à bebida. “O suco está na moda até porque tem personalidades defendendo e citando que consomem produto. E o mercado adotou o suco porque ele é consumido por toda a família, não só por adultos como é o caso do vinho”, analisa Mateus Martins.Este ano, a empresa reforçou o portfólio de sucos e está lançando mais dois, um tinto e um branco, ambos orgânicos. A enóloga Caline Luiza Rasador também apresentou dois novos rótulos orgânicos. “A aceitação de mercado é excelente, todos gostam de suco por ser um produto natural e por isso ampliamos a linha”, explica ela.
Além dos valores prospectados, outros indicadores verificados na Expovinis mostram que as ações de aproximação com o consumidor e de trabalho conjunto com supermercadistas, distribuidores e importadores está rendendo resultados para o setor vitivinícola brasileiro. Franciele Carraro, conta que, por terem uma produção pequena, praticamente toda a produção era comercializada no varejo da própria empresa. Como nos últimos anos foram feitos investimentos para ampliar o volume elaborado, a direção da vinícola resolveu retornar à Expovinis após 10 anos desde a última participação para buscar parceiros para distribuição. E a receptividade a surpreendeu “Além da procura direta por lojas especializadas, recebemos propostas para representação e distribuição em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás”, relata Franciele.
Essa abertura de mercado também foi observada por veteranos da feira. “Este ano tivemos reuniões com grandes redes varejistas e também fomos procurados por importadores interessados em colocar o vinho nacional em sua cartela de produtos. E foram eles que vieram até nós” explica o enólogo e gerente comercial Felipe Bebber. Para a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, a Expovinis 2013 marca um novo momento para o setor. “O mercado lançou um novo olhar sobre o vinho brasileiro e está abrindo espaço seja nas prateleiras, seja nas cartas de bebidas. Estamos nos aproximando e a tônica é trabalharmos juntos para todos ganharem”, avalia ela. Profissionalização do serviço, além da ambientação diferenciada, remetendo aos mega eventos esportivos sediados no país nos próximos anos, o estande do Vinhos do Brasil apresenta inovações em sua estrutura. A degustação dos produtos e o primeiro atendimento ao visitante está sendo feito por sommeliers formados pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac/SP), trajados com camisas da seleção Vinhos do Brasil, em balcões na borda externa do estande. Na parte interna, foram instalados pontos de apoio individual para os empresários e representantes das vinícolas aprofundarem os contatos com interessados no produto. O sistema permite dar uma atenção diferenciada ao público considerado estratégico para as empresas. Representatividade verde amarelaA participação das 23 vinícolas no estande Vinhos do Brasil, distribuídas em um espaço e 316 m2 contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além das empresas localizadas no estande coletivo, o setor nacional esteve representado na Expovinis pelas vinícolas Aracuri, Almaunica, Aurora, Domno, Miolo, Pericó, Pizzato, Salton, Santa Augusta, Villa Francioni e ViniBrasil. A Garibaldi também participou com estande individual. A Acavitis trouxe em seu estande coletivo a vinícolas Abreu Garcia, Kranz, Suzin, Quinta da Neve, Monte Agudo, Villagio Grando, Casa Pisani, Sanjo e Villagio Bassetti. No total, 43 empresas de diferentes regiões do país apresentaram seus produtos na maior feira setorial de vinho da América Latina. A Exponor, organizadora do evento, estima que 19 mil pessoas tenham circulado pelos corredores da feira durante os três dias de evento.
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