quarta-feira, 29 de maio de 2013
London Wine Fair prospectou US$ 800 mil em negócios para vinhos brasileiros
O Brasil se saiu bem na London Wine Fair
Ingleses e estrangeiros movimentaram a feira
Fotos Uschi Klein
Mais de 260 reuniões com as principais redes comerciais do Reino Unido e com profissionais de 20 diferentes países mostram que o Brasil conseguiu se posicionar como produtor de vinhos de alta qualidade Nos três dias de realização da London Wine Fair, no início da semana passada, em Londres, o estande do Wines of Brasil sediou reuniões das vinícolas expositoras com as principais redes de vendas da Inglaterra, como a Marks & Spencer, Waitrose, Makro, Morrisons, Tesco e Selfridges, resultando em uma prospecção de negócios superior a US$ 800 mil. O espaço brasileiro ainda recebeu visitantes ilustres no cenário mundial de vinhos como o jornalista e crítico da Decanter Steven Spurrier e de estudantes da Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV), interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a produção verde e amarela. No total, foram realizadas 260 reuniões de negócios com representantes de 20 diferentes países. Para a diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan, as ações foram importantes para aprimorar o posicionamento do vinho brasileiro no mercado inglês. “Nesse ano, a London Wine Fair foi extremamente positiva para fortalecermos nossa relação com o trade, os compradores, lojistas e sommeliers. Essa aproximação auxilia na realização de ações específicas que virão a ser realizadas no país”, completa. A feira internacional de vinhos de Londres encerrou-se nesta quarta-feira, 22, e contou com a participação de 10 vinícolas brasileiras como expositoras: Aurora, Lídio Carraro, Casa Valduga, Domno, Dunamis, Miolo, Seival Estate, ViniBrasil, Salton e Pizzato. Além destas, outras quatro enviaram produtos para a Discovery Table, mesa de degustação temática de vinhos sendo elas Basso, Camponogara, Garibaldi e Routhier e Darricarrére. De acordo com Ana Paula Kleinowski, analista de Promoção do Ibravin, foi possível observar que os visitantes apresentaram um perfil mais qualificado que nos anos anteriores. “Os vinhos do Brasil estão em alta, o país está na moda e muitas pessoas importantes visitaram o estande, sem muitos curiosos, e sim, visitantes com interesse profissional”, comenta. O Wines of Brasil é um projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para promoção de vinhos no exterior em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). E a participação na Lonon Wine Fair deste ano contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul (SDPI/RS). A conferirO jornalista e crítico britânico Steven Spurrier esteve no Brasil entre os dias 3 e 6 de janeiro e, na feira, dedicou dois dias para degustações no estande do Wines of Brasil. Ele está preparando para outubro uma matéria sobre a produção vinícola brasileira na Decanter Magazine se mostrou bastante entusiasmado com a qualidade e identidade dos vinhos que provou. As avaliações feitas por ele têm um importante peso no mercado de vinhos por ter sido o responsável pela condução, em 1976, da histórica degustação de vinhos franceses x americanos conhecida como Julgamento de Paris.
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