quarta-feira, 29 de maio de 2013

01 - Uma decisão estratégica da Casa Valduga



                                                Juarez Valduga na Valduga Gallery Wines

                                                João Valduga, enólogo e diretor


                               Daniel Dalla Valla e Jones Valduga
                               Fotos Mel Helade


Foi um sucesso a a apresentação da Valduga Gallery Wines, dia 28 de maio, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, com a apresentação de todos os produtos do Grupo Valduga – vinhos, espumantes e sucos, delicatessens, geléias, antipastos e temperos – num encontro que começou às 13h e se estendeu após às 22h. Começou com um belo almoço onde estavam presentes quase todos os membros da Famiglia Valduga que comandam o grupo, a começar por Juarez e João Valduga (faltou o irmão Erielson) e seus filhos que já ataum em diferentes setores da empresa, como Jones, Eduardo e Luiza. Também presente a diretora Comercial Juciane Casagrande, sempre bonita, e o enólogo Daniel Dalla Valle, um dos responsáveis pela qualidade dos vinhos da Valduga.
Além de oferecer os melhores espumantes da casa, os Valdugas fizeram o lançamento de um livro-álbum, capa dura, com a história da família e seu árduo trabalho, desde o período da imigração italiana, até o sucesso dos dias de hoje. Também bebemos os melhores vinhos, selecionados entre os que estão guardados na grande adega no Vale dos Vinhedos. Não é atoa que João afirma: “Os melhores vinhos estão na vinícola.”
Juarez Valduga, grande contador de histórias (quando você encontrar com ele peça que lhe conte porque usa chapéu de palha), abriu o almoço falando um pouco sobre a Casa Valduga. Lembrou que, há 30 anos, vinha de Kombi a Porto Alegre vender garrafões de vinho, o velho e bom Leopoldina. Trazia em torno de 300 garrafões e vendia tudo. Como a estrada era ruim, sem asfalto, a kimbi furava vários pneus durante a viagem. E, como tinha uma placa 1113, contava para os amigos que viajava de Mercedes 1113. João lembrou que “meu pai tinha dificuldade para falar português e meu avô não tinha sapato”.
Destacou o pioneirismo dos Valduga em várias atividades relacionadas com a vinicultura e com a introdução de variedades como Arinarnoa e Marselan, trazidas da Europa e que hoje tem seus vinhos exportados para os europeus. Ressaltou o empreendedorismo da Familgia Valduga, que hoje, além de produzir grandes espumantes e vinhos em três grandes regiões no País – Vale dos Vinhedos, Encruzilhada do Sul e Campanha -, no Chile e na Argentina, se prepara para produzir, também, em Portugal, França e Itália, a “pátria mãe”. Os Valdugas também foram pioneiros no enoturismo, despertando cedo para as oportunidades abertas no setor, e hoje possuem 5 pousadas e três restaurantes junto aos vinhedos, e um parque temático ligado ao chocolate. E planejam outras nas novas áreas de parreirais.
Juarez lembrou que, há 17 anos, quando o Brasil, forçado pelos franceses, passou a usar a expressão “espumante” para designar os vinhos não-tranquilos, a palavra tinha sentido pejorativo, coisa menor, sem qualidade. “Graças ao trabalho dos produtores, superamos isso e hoje produzimos espumantes que se comparam aos melhores champagnes do mundo”, diz ele, “todos são excelentes, como comprovam os prêmios conquistados pelo mundo.”
Ainda falaram durante o almoço o Jones Valduga, que cuida da Domno, a divisão do grupo que, além de também produzir vinhos e espumantes faz importações de vinhos; e o Eduardo Valduga, que cuida dos parreirais e da vinícola em Quarai e Uruguaiana, a antiga Cooperativa Vinícola de Uruguaiana, comprada pela Valduga em 2012. Entre as novidades divulgadas pelo grupo, além da produção de vinho em Portugal, França e Itália, eles anunciaram novos vinagres balsâmicos, sucos de uva enriquecidos com fibras, cálcio e outros componentes. E João Valduga anunciou uma importante decisão estratégica: “Vamos ser a primeira vinícola a diminuir o volume de produção de vinho. Vamos continuar crescendo 20% ao ano, mas vamos apostar totalmente na qualidade.”
O almoço da Valduga foi bem prestigiado. Estavam lá, entre outros jornalistas e especialistas em vinhos, Affonso Ritter, Bete Duarte, Edith Auler, Sady Homrich, Giuliano Mendes, Julio Sortica, Mauro Corte Real, José Antonio Pinheiro Machado, Orestes de Andrade Jr. e Telmo Flor.





02 - Valduga Gallery Wines reúniu mais de 400 convidados em Porto Alegre

                                                  Eduardo Valduga, enólogo
                                                  DU/JN

Rótulos premiados de três empresas – Casa Valduga, Casa Madeira e Domno – puderam ser apreciados em oito ilhas de degustação montadas no Hotel Plaza São Rafael, na capital gaúcha. Requinte e sofisticação marcaram a primeira edição do Valduga Gallery Wines em solo gaúcho. Um dos mais tradicionais endereços de Porto Alegre,  reuniu um seleto grupo de convidados e jornalistas, na terça-feira (28), que tiveram a oportunidade de apreciar a elite dos rótulos elaborados pelas três empresas do Grupo Família Valduga – Casa Madeira, Casa Valduga e Domno do Brasil. Mais de 400 pessoas passaram das 15h às 22h pelo evento, que reuniu autoridades, donos de restaurantes, sommeliers, proprietários de lojas de vinhos, delicatessen, jornalistas e formadores de opinião.
Juarez Valduga, um dos sócios-proprietários da vinícola, destacou a excelente safra de 2013 e projetou crescimento de 20% do Grupo Valduga este ano. “Na Casa Madeira, devemos alcançar um incremento de 70% e, na Domno, de 40%”, calculou. No entanto, lembrou que o foco da empresa é oferecer um produto de alta qualidade.
João Valduga, também integrante da sociedade, destacou a trajetória do grupo, que já comemora 40 anos. Relembrou o passado da família e destacou o livro “Casa Valduga”, que traz em suas páginas uma extensa pesquisa sobre a tradição familiar na arte de cultivar uvas e produzir vinhos, reunindo histórias e imagens dos fundadores. Destacou ainda que o grupo está em busca de novos nichos de mercado, entre os quais o Chile e Portugal. “Mas também precisamos cuidar do nosso mercado interno”, observou.
Diretor administrativo da Domno, Jones Valduga, filho de João Valduga, lembrou fazer parte da quinta geração da família, destacando ainda que a Domno é uma empresa nova, nascida há apenas cinco anos. A proposta da Domno é oferecer produtos jovens e leves, além de proporcionar aos amantes do mundo do vinho uma ampla gama de rótulos de renome internacional – importados pela empresa – para serem apreciados em solo brasileiro. “Queremos ainda ampliar o nosso portfólio para levá-los às novas gerações”, projetou.
O enólogo Eduardo Valduga destacou os produtos ícones da Casa Madeira, anunciando ainda para esse ano novidades gastronômicas. “Teremos novos sucos de uva enriquecidos com fibras e com cálcio”, informou.
O Valduga Gallery Wines é organizado em nível nacional. Em Porto Alegre, os convidados tiveram sete horas para apreciar mais de 80 rótulos distribuídos em oito ilhas de degustação. Este ano, São Paulo já havia recebido o evento em abril, atraindo os melhores críticos de vinho do país, formadores de opinião e nomes de destaque da sociedade paulistana para a sede do Iate Clube de Santos. Em 2012, a grande exposição dos rótulos da empresa foi realizada em Salvador. Os próximos destinos do Valduga Gallery Wines são Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no final do mês de julho.
Cada ilha do Valduga Gallery Wines em Porto Alegre teve pelo menos um ícone do catálogo das empresas do grupo como destaque. Na seleção de espumantes da Casa Valduga, por exemplo, despontou aquele que é tido por muitos especialistas como a joia entre os rótulos brasileiros – o espumante Maria Valduga, elaborado através do método champenoise e a partir da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos e evoluído por quatro anos em cave subterrânea.
Os vinhos foram dispostos em três ilhas, correspondendo aos terroirs da vinícola em solo brasileiro, o Vale dos Vinhedos (Leopoldina), a Serra do Sudeste (Identidade) e a Campanha Gaúcha (Raízes). E foi na que representa o Vale dos Vinhedos que o vinho branco Leopoldina Gran Chardonnay, um raro exemplar de rótulo nacional com Denominação de Origem (DO) certificada, brilhou.
A Domno também mostrou suas credenciais em três ilhas. Uma foi dedicada aos espumantes produzidos em solo nacional pelo método charmat, das marcas Alto Vale e Ponto Nero. Outra, aos vinhos consagrados do Velho Mundo (França, Portugal, Itália e Espanha). E, para chancelar a identificação da terceira ilha, dedicada aos vizinhos Chile e Argentina, foi oferecido ao público Vistalba Corte A, eleito Melhor Vinho Tinto do Novo Mundo na última Expovinis, maior feira vinícola das Américas.
Os entusiastas e curiosos da alta gastronomia e da culinária gourmet, por sua vez, observaram a diversidade e a qualidade dos itens produzidos pela Casa Madeira. As sobremesas feitas a partir das geleias Gourmet, Original, Tradicional e Sugar Free, que possuem sabores como damasco, pimenta, amora e morango, encantaram os presentes.
Além disso, os sucos de uva 100% da Casa Madeira dividiram a atenção dos amantes dos vinhos. O suco tinto e o rosé receberam atenção especial e alegraram o paladar, comprovando sua alta qualidade e delicioso sabor, distinções que somente uma bebida que contém 100% da fruta, não possui adição de açúcar, conservantes ou água pode proporcionar.





03 - Confirmado projeto de azeite da Casa Valduga

                                        Juciane Casagrande, diretora Comercial da Casa Valduga
                                        DU/JN

O Rio Grande do Sul – e o Brasil também – está entrando firme na produção de azeite. Já há mais de 30 áreas plantadas com oliveiras, em vários municípios gaúcho, principalmente nas regiões Sul e Campanha, e, pelo menos, quatro empreendimentos qeu já começaram ou vão iniciar em breve a produção de azeite. Tenho conversado bastante sobre isso com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, um dos incentivadores da nova atividade agrícola, destinada a mudar o panorama do campo gaúcho, assim como já está fazendo a vitivinicultura na Campanha, e, na terça-feira, conversei bastante sobre azeite, com alguém que, até pouco, só queria tratar de vinho, a Juciane Casagrande, diretora Comercial da Casa Valduga, a grande produtora de vinhos de qualidade e delicatessens, que também está desenvolvendo um projeto de plantio de oliveiras para produção de azeitonas e de azeites.
Juciane leva muita fé no projeto, criado pelo Juarez Valduga, o inquieto criador de idéias novas, sempre buscando inovação e novos campos de atuação, que começou a experiência em Encruzilhada do Sul, onde a Casa Valduga mantém um grande projeto vitivinicola e enogastronômico. Este ano, segundo Juarez, o projeto foi prejudicado pelo clima e as oliveiras não produziram tudo o que podem, “mas, no ano que vem, garanto que vamos arrebentar com nossa primeira grande produção, a qualidade já foi comprovada, é boa, o azeite vai ser diferente e maravilhoso.”
A Valduga, que também está desenvolvendo novo projeto de vinho na região da Campanha, nos municípios de Quarai e Uruguaiana, de onde já tirou um vinho fantástico, o Gran Raizes, sob coordenação do enólogo Eduardo Valduga, também poderá experimentar oliveiras, pois aquelas terras são aptas para o cultivo desta planta, como já existem projetos pela região. Em Livramento, inclusive, um peruano implantou um viveiro para fornecer mudas, sem necessidade de depender apenas da importação.
O projeto vitivinicola da Valduga em Uruguaiana, segundo Eduardo, está muito bonito. Durante o almoço de terça-feira, conversei com a Juciane Casagrande para fazermos um visita àquelas instalações.
Outra visita olivícola que acertei, na semana passada, foi com meu amigo Luiz Eduardo Batalha à Estância Guarda Velha, em Pinheiro Machado, onde ele plantou 40 mil oliveiras e já está fazendo sua primeira produção de azeite. Estive lá, com ele, quando começou o projeto – fomos olhar suas ovelhas higlander – e fiquei entusiasmado com o que ele pretende desenvolver naquela região, além da criação de ovinos e de gado Angus. Ele estava indeciso se entrava, também, na vitivinicultora, mas, agora, pelo que sei, resolveu plantar 200 hectares de viníferas. Eu gosto destes paulistas porque, com eles, tudo é grande!
Quero ver se vou a Pinheiro Machado ainda em junho para conhecer o lagar instalado por Batalha, além, é claro, de saborear um churrasco de cordeiro junto aos marcos do Tratado de Tordesilhas que existem na estância, separação dos territórios de Portugal e Espanha nos começos do Brasil.



Promessa se bons vinhos e grandes azeites da Qualimpor


A Gabriela Galvêz manda convidar para o Wine Day da Qualimpor, em Porto Alegre, no próximo dia 3 de junho (segunda-feira) no Hotel Sheraton, das 16h às 21h. Será uma grande degustação de vinhos e azeites das vinícolas Quinta do Crasto, Quinta dos Murças, Herdade do Esporão, Freixenet e Taylor´s! Se eu estiver em Porto Alegre, irei lá reencontrar alguns vinhos muitos interessantes que bebi na Herdade do Esporão, no Alentejo, em Portugal. Serão mais de 50 rótulos e com a presença de alguns produtores. Quem precisar de mais informações entre em contato com a Gabi: email gabriela@temaassessoria.com.br ou pelos telefones (11) 3079.1677/9 8017.2274.

Sociedade entre oito irmãos mantém vinícola há cinco décadas e inspira museu




Sociedade incomum: por ordem de idade: Augusto, 85 anos; Leonelo Gerônimo, 81; Antônio Luiz, 79; Hilário, 78; Wilmar Eduardo, 75, Ambrósio, 71; Egídio, 69; e Alcino, 65. Na foto também está a irmã, Adelina, de 83 anos.

                                                        Um espaço para contar a história


                                            Leonelo, o primeiro filho a trabalhar na empresa
                                            Ricardo, terceira geração a frente do negócio familiar
                                            Fotos D/JN

A Adega Chesini fortalece as raízes ao inaugurar espaço contando um pouco da história de oito irmãos que preservam o negócio familiar iniciado há três gerações. São 600 anos de história.
É o que se encontra no espaço histórico da Adega Chesini, inaugurado na última semana, na sede da empresa, em Vila Rica, 3º Distrito de Farroupilha. Esse é o somatório das idades dos oito irmãos que preservam o negócio familiar iniciado há três gerações. Uma história viva que acrescenta muito às peças que auxiliam a contar como era a artesanal produção de vinhos na Serra Gaúcha no século passado. Os antigos filtros, pulverizadores e bombas manuais, utilizados, sobretudo, nos anos 1960 e 1970, cederam seu local, ao aproximar dos anos 2000, à modernização e tecnologia que hoje é empregada na produção de vinhos e espumantes finos. Contudo, o apego às origens é ainda o que mais motiva a evolução e a produção anual da Adega Chesini, que atualmente gira em torno dos 700 mil litros.
Hoje, a empresa está sob a direção de Ricardo Chesini, neto de Felippe Tomaz Chesini, que elaborava vinho para o consumo próprio, desde a década de 1930. Foi nos anos 1960, quando seus oito filhos já se encontravam em idade e condições de auxiliar no sustento da casa, que Felippe decidiu erguer um pavilhão para transformar a produção de uvas em vinho, dando oportunidade para que os filhos tivessem seu próprio sustendo, ao mesmo tempo em que mantinha a família unida.
Já na década seguinte os filhos de Felippe, Wilmar (pai de Ricardo) e Antônio (Maneco) passaram a administrar o negócio, tarefa que desempenharam por quase trinta anos, até Ricardo, que é formado em administração, com especialização em vitivinicultura, assumir a frente da empresa. “Não sabemos sobre outra empresa que tenha oito irmãos como sócios, resistindo à passagem de três gerações. Porém, apesar de ser um negócio familiar, que tem a empresa como a maior herança, assumimos o compromisso de fazer uma gestão profissional”, destaca Ricardo, evidenciando o atual posicionamento da empresa.



Dirceu Scottá é o novo presidente da Uvibra


O enólogo da Dal Pizzol, Dirceu Scottá, é o novo presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). A eleição ocorreu na noite da segunda-feira, 27, em Assembleia Geral Ordinária na sede da Dal Pizzol. Scottá assume o compromisso de presidir a entidade no biênio 2013 – 2014, cheio de fôlego para encarar os desafios do setor vitivinícola.
Dirceu afirma que seu trabalho será focado na continuidade dos trabalhos iniciados na gestão anterior, pelo então presidente Henrique Benedetti. Scottá enxerga a necessidade da luta do setor pela diminuição da carga tributária do vinho, já trabalhado pelo Comitê Tributário. Entre os desafios, o enólogo lembra da aproximação do setor com a entidade. “Queremos chegar mais perto da classe vitivinícola, seja por meio dos grupos técnicos que trabalham pela melhoria da qualidade da matéria-prima, ou pela participação do empresariado junto a entidade”, define. Dentro do quesito qualidade da uva, ele acrescenta que o trabalho do comitê Técnico de Viticultura é de suma importância, orientando o produtor, para a produção de uvas de excelente padrão qualitativo e a regulamentação para que as casas agrícolas somente comercializem produtos licenciados, garantindo a sanidade da fruta sem resíduos, farão com que sejamos realmente reconhecidos como um pais vitivinícola que cumpre seus direitos e deveres.
Esse não é o primeiro compromisso que o enólogo assume dentro do universo do vinho. Scottá já foi presidente duas vezes da Associação Brasileira de Enologia (ABE), nos anos de 2004 e 2007. Também foi eleito, no ano passado, Enólogo do Ano. Atua há mais de 20 anos como enólogo da Dal Pizzol Vinhos Finos onde trabalha não só com a elaboração dos vinhos e espumantes mas também coordena o processo de degustação e o setor de marketing.
PRESIDENTE: Dirceu Scottá;VICE-PRESIDENTE: Carlos Abarzua. DIRETORIA: ADRIANO MIOLO, AFRÂNIO MORAES , CARLOS TREVISAN, DANIEL BASILE, DANIEL PANIZZI, GUILHERME SALTON, ISMAR PASINI, JUCIANE CASAGRANDE, LUCIANO VIAN, ALÉM GUERRA , ALEXANDRE DAL PIZZOL , CLÓIS BOSCATO , DEUNIR ARGENTA , EUGÊNIO BARBIERI , HENRIQUE BENEDETTI, IDALÊNCIO ANGHEBEN , JOSÉ GUALBERTO DE ALMEIDA , MARCOS VALDUGA e FLAVIO PIZZATO.
Espero que esta seja gestão seja mais democrática que a anterior quanto à divulgação de informações sobre o universo das vinícolas brasileiras.



Dirceu Scottá, enólogo
Foto Carmen Abarzua



Algumas receitas com Azeite Andorinha



                                Creme de cenoura, laranja, mel, coentro e azeite                                 D/JN

Como comecei a edição de hoje falando em azeite – o Rio Grande do Sul está entrando firme na concorrência – vou aproveitar algumas informações enviadas por Ivan Dognani, da Holofote Comunicações, com receitas usando o azeite Andorinha. São coisas ótimas, preparadas pelo chefe de cozinha português Vitor Sobral, especiais para o inverno.
O consultor gastronômico da marca preparou diversas opções entre sopas, caldos e cremes para a estação mais fria do ano. Leves e fáceis de preparar, as receitas prometem fazer sucesso e agradar os fãs de azeite, já que em todas elas o produto é utilizado. Ao todo são dez opções de pratos e até mesmo os mais conhecidos têm novidades em sua preparação, com um toque a mais do português.
Nada melhor para curtir o inverno do que um bom prato quente, por isso o Azeite Andorinha em parceria com o chef português Vitor Sobral preparou opções especiais de sopas, cremes e caldos para a estação. Todas as novidades foram pensadas para combinar com os dias mais frios do ano. Leves e fáceis de preparar, as receitas prometem fazer sucesso e agradar os fãs de azeite, já que em todas elas o produto é utilizado. Ao todo são dez opções de pratos, até mesmo os mais conhecidos têm novidades em sua preparação e um toque a mais do chef Vitor Sobral.
Entre as novidades estão os cremes de Castanhas com Salada de Requeijão, feito com castanhas e abóbora em cubos, Legumes com Gengibre e Salada de Espinafres, que leva abóbora, cenoura, tomate e gengibre, Creme de Cenoura com Laranja, Mel e Coentros, trazendo o sabor agridoce à mesa, Creme de Tomate e os deliciosos cremes de Arroz com Galinha e Hortelã e de Espinafres, Azeite de Noz Moscada e Queijo Fresco. Para as sopas, o chef Vitor Sobral preparou a saborosa Sopa de Maçã, Limão e Anchovas, a refrescante Sopa de Melão e Toamate, além de uma Sopa de Cação, feita com lombo de cação e torradas. A surpresa no Caldo Verde fica por conta da batata-doce, que o português incorpora ao caldo, trazendo um sabor especial ao prato, que deve ir à mesa com couve galega escaldada. Já a Canja de Galinha é perfumada com manjeiricão, feita com cascas de abobrinha, cogumelos shimejis, manjeiricão e suco de limão.
“O Azeite Andorinha prepara todos os anos uma série de receitas especiais tanto para as datas comemorativas quanto para as principais estações do ano, já que o inverno é a mais esperada quando o assunto é gastronomia e durante o verão os consumidores sempre buscam opções mais leves e frescas. Em parceria com o chef Vitor Sobral, nosso consultor gastronômico, conseguimos elaborar pratos fáceis de fazer e com um toque a mais que só um renomado chef pode dar. Além disso, utilizamos todos os azeites do portfólio da marca, trazendo diferentes sabores às receitas. Todas serão disponibilizadas através do aplicativo para tablets e smartphones, que pode ser baixado tanto pela Apple Store quanto pelo Google Play, atendendo os usuários de iPhone e Android,” diz Nuno Miranda, gestor de negócios da Sovena para a América Latina.
Atualmente posicionada como o 2a maior player de azeite em todo mundo, a Sovena está presente em três continentes e comercializa sua produção para mais de 70 países. Com cerca de 1.100 colaboradores e oito fábricas em todo o mundo, fatura mais de 1 bilhão de euros, movimenta mais de 160 mil toneladas de azeite e mais de 500 mil toneladas de óleo. Como resultado da sua ambiciosa estratégia, 2/3 das vendas já são feitas fora de Portugal. Em apenas 10 anos o Grupo tornou-se uma das principais empresas em nível mundial com representações na Espanha, EUA, Brasil, Angola, Tunísia e Marrocos. Chegou ao Brasil em 2004, quando adquiriu a marca de azeite Andorinha. A distribuição em todo o território nacional é realizada pela Bunge Alimentos, parceira da Sovena no país.



London Wine Fair prospectou US$ 800 mil em negócios para vinhos brasileiros


                               O Brasil se saiu bem na London Wine Fair


                                Ingleses e estrangeiros movimentaram a feira
                                Fotos Uschi Klein

Mais de 260 reuniões com as principais redes comerciais do Reino Unido e com profissionais de 20 diferentes países mostram que o Brasil conseguiu se posicionar como produtor de vinhos de alta qualidade Nos três dias de realização da London Wine Fair, no início da semana passada, em Londres, o estande do Wines of Brasil sediou reuniões das vinícolas expositoras com as principais redes de vendas da Inglaterra, como a Marks & Spencer, Waitrose, Makro, Morrisons, Tesco e Selfridges, resultando em uma prospecção de negócios superior a US$ 800 mil. O espaço brasileiro ainda recebeu visitantes ilustres no cenário mundial de vinhos como o jornalista e crítico da Decanter Steven Spurrier e de estudantes da Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV), interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a produção verde e amarela. No total, foram realizadas 260 reuniões de negócios com representantes de 20 diferentes países. Para a diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan, as ações foram importantes para aprimorar o posicionamento do vinho brasileiro no mercado inglês. “Nesse ano, a London Wine Fair foi extremamente positiva para fortalecermos nossa relação com o trade, os compradores, lojistas e sommeliers. Essa aproximação auxilia na realização de ações específicas que virão a ser realizadas no país”, completa. A feira internacional de vinhos de Londres encerrou-se nesta quarta-feira, 22, e contou com a participação de 10 vinícolas brasileiras como expositoras: Aurora, Lídio Carraro, Casa Valduga, Domno, Dunamis, Miolo, Seival Estate, ViniBrasil, Salton e Pizzato. Além destas, outras quatro enviaram produtos para a Discovery Table, mesa de degustação temática de vinhos sendo elas Basso, Camponogara, Garibaldi e Routhier e Darricarrére. De acordo com Ana Paula Kleinowski, analista de Promoção do Ibravin, foi possível observar que os visitantes apresentaram um perfil mais qualificado que nos anos anteriores. “Os vinhos do Brasil estão em alta, o país está na moda e muitas pessoas importantes visitaram o estande, sem muitos curiosos, e sim, visitantes com interesse profissional”, comenta. O Wines of Brasil é um projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para promoção de vinhos no exterior em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). E a participação na Lonon Wine Fair deste ano contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul (SDPI/RS). A conferirO jornalista e crítico britânico Steven Spurrier esteve no Brasil entre os dias 3 e 6 de janeiro e, na feira, dedicou dois dias para degustações no estande do Wines of Brasil. Ele está preparando para outubro uma matéria sobre a produção vinícola brasileira na Decanter Magazine se mostrou bastante entusiasmado com a qualidade e identidade dos vinhos que provou. As avaliações feitas por ele têm um importante peso no mercado de vinhos por ter sido o responsável pela condução, em 1976, da histórica degustação de vinhos franceses x americanos conhecida como Julgamento de Paris.



.

Lidio Carraro apresenta conceito Faces na Europa



                                Patrícia Carraro, diretora da Lidio Carraro
                                Arquivo JN
Marcia Amaral, da vinícola boutique Lidio Carraro, a escolhida pela Fifa para exibir o selo exclusivo de vinho oficial da Copa do Mundo de 2014, está na Europa para um tour com o objetivo de divulgar entre os parceiros internacionais o conceito do Faces, a nova categoria de vinho que a premiada vinícola do Vale do Vinhedos vai lançar no início de junho, antes da estreia da Copa das Confederações. Aqui, o mercado comenta que a Lidio Carraro já teria vendido 500 mil garrafas de vinho em conseqüência da escola feita pela Fifa. Procurei informações oficiais e não as obtive. Vou tentar falar com a Patrícia Carraro, diretor da Marketing da vinícola.
Holanda, Noruega e Dinamarca fazem parte do roteiro, que também incluiu a London International Wine Fair, no Reino Unido, um dos mercados mais importantes para a empresa familiar de Bento Gonçalves. As visitas estão integradas à programação da Wines of Brasil, parceria entre o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).A pequena e premiada Lidio Carraro exporta para 18 países, 16 deles no Velho Mundo. Ela coleciona reconhecimentos. Em 2007, cinco dos seus rótulos foram escolhidos como vinho oficial dos jogos Pan-Americanos e em 2010, mais uma vez, foi a escolhida para representar o vinho brasileiro no 30º aniversário da Stock Car. Durante todo o ano de comemorações as taças para brindar no podium foram servidas com espumantes da marca. Somente nos dois últimos anos, o site da Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo, concedeu à Lidio Carraro a maior pontuação já dada a um vinho brasileiro, e, no ano passado, o renomado site americano Snooth elegeu o Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 como o Vinho do Ano

Mondial de Bruxelles – Prêmios chegam da Eslováquia


Vinhos brasileiros foram premiados em concurso tradicional Quando o assunto é arrecadar prêmios, o setor vitivinícola brasileiro não enxerga limites no mapa. Desta vez, o reconhecimento veio de Bratislava, na Eslováquia, onde ocorreu o Concurso Mondial de Bruxelles, de 10 a 12 de maio. Ao todo, 8.200 vinhos provenientes de 50 países foram provados por 305 degustadores de 40 nacionalidades. O concurso mantém a tradição de 20 anos de existência e ocorre de forma itinerante há mais de 6 anos. Na próxima edição, em 2014, retornará ao seu país de origem, Bruxelas. Quem representou a Associação Brasileira de Enologia (ABE) foi o presidente da instituição, o enólogo Luciano Vian. Para ele, o volume de amostras e a diversidade dos produtos apresentados foi o que mais impressionou, além do clima propício para a degustação. “A perfeição que as degustações são realizadas, fazendo com que fluam de forma harmoniosa, gera um ambiente agradável e favorável ao degustador”, afirma. Vinhos premiados Medalha de OuroLunar Ouro Espumante Brut 2012 - Famiglia Zanlorenzi SA Medalha de PrataAurora Espumante Brut Rosé - Cooperativa Vinícola Aurora LtdaAurora Espumante Moscatel Branco - Cooperativa Vinícola Aurora Ltda
Aurora Reserva Merlot 2011- Cooperativa Vinícola Aurora LtdaLunar Ouro Espumante Moscatel 2012 - Famiglia Zanlorenzi

Na terra da ovelha, carne de cordeiro harmonizada com vinhos


Lamentei, mas não deu para ir a Santana do Livramento, nesta quarta-feira, dia 29, para participar do início das comemorações do Dia do Vinho (02/06) na região da Campanha. O Afrânio de Moraes Filho, da Almaden, me mandou um convite especial para a comemoração com o clássico regional, o cordeiro.
Para celebrar o Dia do Vinho 2013, a Campanha Gaúcha escolheu um legítimo representante do terroir mais austral do Rio Grande do Sul. Neste caso, porém, gastronômico. A proposta para a noite de 29 de maio, a partir das 20h, foi harmonizar vinhos da região com uma das mais genuínas iguarias da chamada culinária campeira: carnes de cordeiro.
O banquete com adesão restrita a 50 vagas, por R$ 38,00 cada, foi na Cave Vinhos da Campanha, em Santana do Livramento. “No final do evento faremos nosso tradicional Brinde Dia do Vinho, com espumantes da Campanha Gaúcha”, informou o diretor executivo da Associação Vinhos da Campanha, Paulo Roberto Ribeiro Menezes. Em cinco municípios da região envolvidos na programação oficial do Dia do Vinho espalham-se 17 vinícolas, além da rede de supermercados Peruzzo, lojas especializadas e estabelecimentos gastronômicos.
A Cave fica na rua dos Andradas, Largo Hugolino Andrade, 110/sub-solo – Santana do Livramento Contato: pelo telefone (55) 3243.2286 ou email - cavevinhosdacampanha@gmail.com.br. Direto no local, de terça-feira a sábado, das 10h30min às 14h e das 15h às 20h.
o mote “Viva o vinho! Brinde a vida”, a programação do Dia do Vinho 2013 se estende de 24 de maio a 2 de junho, em oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha e cinco da Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre. O Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) pretendem mobilizar pelo menos 200 empreendimentos – participação 20% maior em relação ao ano anterior. A região Uva e Vinho se integra ao Dia do Vinho 2013 com as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e, a novidade da temporada, o novo município de Pinto Bandeira. Pela Campanha Gaúcha os municípios são Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento. O Dia do Vinho também conta com o apoio de Sindicato Estadual do Vinho (Sindivinho), Bento Convention Bureau e Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Mensagens


Agradável

Gilmara escreveu: "Leitura agradável sobre o mundo do vinho."
Gilmara Gil - Porto Alegre

..............

Leitora

"Sabe tudo!"
Thamara De Costa Pereira - Porto Alegre

..................

Leitora II

Este sabe tudo
Karen Viscardi - Porto Alegre

..................

Carrau

Caro Ucha,
Parabens pelo blog....muito completo é interesante ! Estive toda a segunda feira na Fronteira e voltei de noite a Montevideu....A obra da nossa Bodega "Boutique" vai ficando pronta !! Ta ficando muito bonita... Recebi a Embaixadora do Canadá um dos nossos mais importantes destinos de exportaçao dos vinhos da Familia Carrau, desde faz 22 anos !!
Grande abraço,
Javier Carrau
Director
Bodegas Carrau
Uruguay-Brasil

..................

Feira do Vinho

Jéssica Flores deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Feira do Gasômetro vai destacar Dia do Vinho em Po...":
Sabe qual o horario da feira?
Resposta – De 29 de maio a 2 de junho, na Usina do Gasômetro, entrada franca, fica aberto das 16h às 21h, nos dias 29, 30 e 31 de maio. No dia 1º de junho o horário de funcionamento é das 10h às 21h,. No domingo, último dia do evento, as atividades se iniciam às 10h e se encerram às 18h.

.......................

Desossa
Marcio De Oliveira deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Curso de desossa de cordeiro com Marcelo Bolinha":
Danilo, eu fiquei sabendo hoje sobre o Curso do Marcelo Bolinha no ultimo dia 21 de maio, ficarei grato se me informares sobre o próximo. lembro que o site do bolinha está fora do ar. Parabéns pela iniciativa do blog.
Márcio De Oliveira - Porto Alegre
Resposta - Avisarei.

................



















5º Festival del "Tannat y Cordero” en Bodegas Carrau



“Bodegas Carrau y la Sociedad de Criadores de Texel vuelven a unirse para un maridaje exclusivo: una de las carnes más magras y tiernas de cordero en un menú de alta gastronomía, acompañado de una cuidada selección de vinos Tannat de nuestra Bodega,” informa, desde Montevideu, Margarita Carrau. “Este año la Sociedad de Criadores de Texel nos permite conocer estos corderos de carne de textura fina y paladar suave en diferentes platos que nos prepararán para recibir el invierno. Sugerimos para acompañarlos vinos cuyos aromas y sabores se pronuncien en consecuencia. Por esta razón elegimos la variedad Tannat, de gran concentración de aromas, que aportará el cuerpo necesario para acompañar esta carne.”
Não sei se Don Javier Carrau vai gostar muito, pois ele é criador de Ile de France, os “caras moras” que mante´m entre os parreirais de Cerro Chapéu, em Rivera. Mas, como a raça Texel está entrando firme no Uruguai, deve ter aberto uma exceção para a sugestão de Margarita.
“El maridaje constará de un almuerzo compuesto por una degustación de diferentes preparaciones de cordero raza Texel de la Cabaña "Don Hilario" y su perfecta armonización con el Tannat uruguayo.”
Menú de Maridaje "Tannat y Cordero” :

Recepción: Bocados vários
JUAN CARRAU Tannat Rosé "Saignée" 2012.
Entrada Hors d'ouvre:
Kibbe
Meat loaf glaseado
Sosaties con damascos secos
Mini meatballs
JUAN CARRAU Cepas Nobles Tannat 2011
JUAN CARRAU Tannat de Reserva 2010
Principal: Pot pie de curry de cordero
Cordero estofado sobre soba noodle
ARUNGUÁ Tannat 2007
AMAT Tannat 2008
Postre:Tarta tibia de chocolate
VIVENT Licor de Tannat 2007
“Los invitamos al desafío de descubrir todas estas sensaciones en uno de los maridajes más tradicionales de nuestra tierra”, dice Margarita Carrau.
Ingressos limitados. Reservas prévias. O Festival do Tannat e do Cordeiro começará às 12h de sábado, dia 1º, e irá até às 15h, na Vinícola Carrau, à rua César M. Gutiérrez, 2556, em Colón, Montevideu.
Preço: $ 1.150 (em torno de R$ 150,00).
RESERVAS : Tel. 2320 0238 int.106 o por el E-mail: info@bodegascarrau.comForma de Pago: REDPAGOS (previa reserva)

África do Sul comemora colheita recorde de uvas






A indústria do vinho na África do Sul teve a maior colheita de uvas já registrada, depois de uma temporada de 2013 bastante abundante, segundo relatório da VinPro, empresa de consultoria voltada a vinhos.
“A colheita total é 4,6% maior do que a safra recorde de 2008 e vinhos de alta qualidade são esperados para a safra de 2013”, diz Francois Viljoen, consultor da VinPro.
De acordo com a SAWIS (sigla de Informação e sistemas da Indústria de vinhos da África do Sul) a colheita de uvas de vinho de 2013 está prevista para alcançar cerca de 1,5 milhões de toneladas - 5,6% maior que a safra de 2012.
Colheitas maiores também são esperadas em todos os nove distritos de Western Cape, região ocidental da África do Sul com tradição de produção de vinhos.
"A colheita de 2013 - incluindo sucos e concentrados para fins não-alcoólicos, vinhos para conhaque e vinho destilados - deverá superar 1.152 milhões de litros, uma média de 773 litros por tonelada de uvas”, projeta Viljoen.
Apesar de uma colheita mais curta do que o habitual, as condições do clima criaram um impacto positivo na qualidade de uva para vinho. Também foi um ano particularmente saudável, com controle efetivo de doenças e pragas pelos produtores. Os produtores, vitivinicultores e vinicultores estão animados com a colheita promissora em termos de qualidade.
"A safra moderada contribuiu para cor intensa, sabor excepcional e boa estrutura de uvas vermelhas, especialmente para Pinotage, com bom tamanho e qualidade. A indústria de vinho também antecipa excelentes vinhos brancos frutados e tropicais com características frescas," finaliza Viljoen.
Brand South Africa, anteriormente conhecida como o Conselho Internacional de Marketing da África do Sul, foi criada em agosto de 2002 para ajudar a criar uma imagem de marca positiva e atraente para a África do Sul. O nome mudou oficialmente para melhor alinhar seu mandato de construir a reputação da marca da nação da África do Sul, a fim de melhorar sua competitividade global.

Portus Cale sugere vino e espumante para o Dia dos Namorados


Para o dia 12/6, dia dos namorados, a Portus Cale selecionou alguns rótulos que podem servir tanto como sugestão de presente ou até mesmo para harmonizar com o jantar especial em comemoração a data. Confira as dicas da importadora e faça sua escolha de acordo com o paladar ou prato a ser degustado.
Catarina 2010 (R$ 47,25): De coloração amarela pálida, apresenta notas de frutas amarelas, como o pêssego e o ananás, combinadas com sensações sultis de madeira tostada, apresentando um final firme, muito fresco, mineral, longo e complexo. Pode ser harmonizado com sopas, queijos, peixes ou com as receitas mais condimentadas e picantes, como por exemplo, as afrodisíacas, perfeitas para a data.
Se a preferência é para os tintos, a sugestão é para o Palácio da Bacalhôa 2007, de uma das principais vinícolas de Portugal, a Quinta da Bacalhôa. Produzido com 70% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot e 5% Petit Verdot, apresenta notas fortes de frutos vermelhos, combinados com nuances de café, menta e frutos secos com estrutura cheia, complexa, fresca e elegante. Harmoniza com pratos de carne vermelha e caça.
Loridos Rosé 2008 (R$ 68,25): Se a ideia é começar a noite com um brinde, a dica é escolher esse espumante, sucesso entre o público feminino. Feito a partir das castas Castelão e Merlot, na região de Lisboa. Apresenta características de delicadeza como sensação de mousse desmanchando na boca e sabores de frutos vermelhos e florais. Ideal para acompanhar com aperitivo, carne ou peixe.
Moscatel de Setúbal 2005 (R$ 43,05): De estilo jovem e frutado, possui cor de topázio com aroma de frutas cítricas. O Moscatel de Setúbal é um vinho adocicado e amadeirado, com bom corpo e complexidade. Na boca, dá a sensação de amargo doce e com um final longo e persistente. Dá equilíbrio para a sobremesa. Devido à sua boa acidez, é considerado um vinho completo.

Quartas borbulhantes no Emiliano



Uma boa maneira para começar a noite. Pensando nas damas, o restaurante Emiliano, em São Paulo,elaborou um Happy Hour voltado para as mulheres que gostam de Champagne - um grande champanhe acompanhado de canapés especiais e boas companhias! Todas as quartas as mulheres poderão se reunir e conhecer um pouco mais sobre cada produção e um pouco mais sobre este mundo. A cada encontro, uma aula com um profissional do Champagne Bar e Caviar Emiliano.
A cada duas taças a cliente terá direito a um aperitivo do menu e cada garrafa a cortesia é o aperitivo de caviar!
• Canapés que harmonizam como o salmão defumado com cibolette;
• Canapé de creme de mascarpone artesanal e cogumelos (vegetariano);
• Torrada de tartare de file mignon com molho de mostarda;
• Atum marinado na soja com semente de gergelim, além de outras opções do cardápio;
Toda quarta-feira, é selecionado um rótulo especial para degustar. A partir das 17hs, a cada duas taças, o canapé é cortesia, e a cada garrafa, o canapé cortesia é de Caviar
Veja a programação para a próximas quartas:
* Sujeita a alteração
29/mai Veuve Clicquot
5/jun Taittinger Brut
12/jun Perrier Jouët Rose
19/jun Louis Roederer
26/jun Piper-Heidsieck Brut
3/jul Ruinart
10/jul Bollinger
17/jul Moët Chandon
24/jul Deutz
31/jul Laurent-Perrier
7/ago Pommery
O restaurante Emiliano fica à rua Oscar Freire, 384 – Jardins. Tel. 11 30684390/ reservas rpaeb@emiliano.com.br/ www.emiliano.com.br Horários: Café da manhã – diariamente das 6h às 11h / Almoço – seg. a sext das 12h às 15h / Jantar – diariamente das 19h às 24h / brunch – Sáb. e dom. das 12h às 16h / Cartões: todos. Capacidade 46 lugares / Estacionamento: gratuito. Champagne Bar & Caviar – das 8h à 1h, diariamente. Menu completo no site: WWW.emiliano.com.br.

O Texel deu show de qualidade na Fenovinos


Como antecipei aqui, quando anunciei a participação da raça ovina Texel na Fenovinos, em Julio de Castilhos (RS), a raça deu um show de qualidade na feira. A maior representação entre os ovinos presentes na XXV Fenovinos, de 15 a 18 de maio, em Júlio de Castilhos, RS, foi da raça Texel. O jurado da raça João Vasco, técnico da Arco , destacou a uniformidade e elevado padrão racial dos exemplares que passaram na pista de julgamento.
Os animais da raça foram inscritos por 26 expositores gaúchos dos municípios de Palmares do Sul, Osório, Santa Cruz, Cachoeira do Sul, Santiago, Salvador do Sul, Alegrete, Tupanciretã, Uruguaiana e Santo Antonio das Missões.
A Associação Brasileira dos Criadores de Texel-Brastexel marcou presença em todo o período desta Fenovinos. A Brastexel montou ponto de encontro para os criadores, promoveu almoço e instalou sua loja com ampla variedade de produtos na sede especialmente cedida pelo Núcleo de Criadores de Gado Holandês, no Parque de Exposições.
Maria Tereza Queirolo, presidente da Brastexel avalia como maravilhosa a representação da raça tanto em número como em qualidade. A Brastexel esteve presente no julgamento e entrega de prêmios. O congraçamento entre os criadores foi bastante positivo. A presidente com a intenção de colaborar fez as vezes de modelo no desfile promovido pela Associação do Ideal. Teca salientou um agradecimento especial ao pessoal do Núcleo do Holandês que além do empréstimo da sede colaborou com a Loja do Texel cujos produtos tiveram muito boa procura.

OS MELHORES TEXEL NA FENOVINOS

A GALPÃO

Grande Campeão - PO 179 O049671 777, Sergio Luiz de Oliveira
Grande Campeão - RGB 192 C050986 429 Pio Valdir Roos da Silva
Grande Campeã - PO 153 O052713 266 Jose Luiz Pereira Dias
Grande Campeã - RGB 186 C049354 124 Andre Rolante do Amaral
Reservado de Grande Campeão - PO 172 O056622 1093 Paulo Afonso Schwab e Luiz Alberto Schwab
Reservado de Grande Campeão - RGB 190 C053100 603 Pio Valdir Roos da Silva
Reservada de Grande Campeã - PO 158 O048627 220 Jose Luiz Pereira Dias
Reservada de Grande Campeã - RGB 183 C050482 316 Jose Luiz Pereira Dias
Terceiro Melhor Macho - PO 161 O056662 1133 Paulo Afonso Schwab e Luiz Alberto Schwab
Terceira Melhor Fêmea - PO 121 O058261 100 Ricardo Bitencourt
Terceira Melhor Fêmea - RGB 181 C052060 396 Jose Luiz Pereira Dias

A CAMPO

Grande Campeão - PO 201 O058758 41 Carlos Hermindo Fração
Grande Campeão – PO 201 O058763 47 Carlos Hermindo Fração
Grande Campeão - PO 201 O058756 37 Carlos Hermindo Fração
Grande Campeão - PO 201 O058738 15 Carlos Hermindo Fração
Grande Campeã - PO 198 O052792 964 Nilson Paulo Michel Missel
Grande Campeã - PO 198 O052652 1000 Nilson Paulo Michel Missel
Grande Campeã - PO 198 O052660 1006 Nilson Paulo Michel Missel
Grande Campeã - PO 198 O052766 1013 Nilson Paulo Michel Missel
Grande Campeã - RGB 202 C050963 425 Maximiliano Neves Da Fontoura
Grande Campeã - RGB 202 C050987 432 Maximiliano Neves Da Fontoura
Grande Campeã – RGB 202 C050961 449 Maximiliano Neves da Fontoura
Reservada de Grande Campeã - PO 197 O055040 479 Maximiliano Neves da Fontoura
Reservada de Grande Campeã - PO 197 O055029 484 Maximiliano Neves da Fontoura
Reservada de Grande Campeã - PO 197 O055072 483 Maximiliano Neves da Fontoura
Reservada de Grande Campeã - PO 197 O055062 473 Maximiliano Neves da Fontoura
Terceira Melhor Fêmea - PO 200 O051202 202 Clairton Emerim Marques e Maria Tereza Costa Queirolo
Terceira Melhor Fêmea - PO 200 O050227 168 Clairton Emerim Marques e Maria Tereza Costa Queirolo
Terceira Melhor Fêmea - PO 200 O046290 142 Clairton Emerim Marques e Maria Tereza Costa Queirolo
Terceira Melhor Fêmea - PO 200 O051211 210 Clairton Emerim Marques e Maria Tereza Costa Queirolo





Farroupilha também comemorará o Dia do Vinho




No município de Farroupilha, importante produtor gaúcho de vinho, também haverá comemorações em torno do Dia do Vinho (02/06). As ações iniciaram dia 24 de maio. O destaque ficará por conta do Jantar do Vinho, que será realizado no dia 1º de junho.
A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) integra as programações alusivas ao Dia do Vinho. A apresentação das promoções foi feita , dia 21 de maio, na Prefeitura de Farroupilha, com a participação do presidente da Afavin, Ricardo Chesini, diretora do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, e dos anfitriões, vice-prefeito Pedro Pedroso, secretário de Turismo Fabiano Piccoli e de Agricultura Fernando Silvestrin.
No sábado, 1º de junho, será realizado o Jantar do Vinho, numa parceria do restaurante Caminho do Trem, Prefeitura e Afavin, com cardápio especial, alusivo à comemoração. Para acompanhar os pratos, estarão disponíveis para aquisição, vinhos tintos e brancos finos, vinho branco fino moscato, espumante moscatel, espumante brut e suco de uva das vinícolas associadas à Afavin.
Durante os dez dias da programação, que se estende até 2 de junho, as vinícolas Basso, Cave Antiga, Chesini, Don Giusepp, Perini, São João, Silvestri e Tonini irão oferecer seus produtos com descontos de até 20%. Os vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva farroupilhenses também estarão disponíveis para o público local e visitante em ponto de venda no Impperia Shopping. No local, também serão oferecidas, em horários surpresa, nos dois finais de semana do período, quatro degustações de queijos e vinhos. Outros estabelecimentos locais também aderiram à proposta e estarão recepcionando seus clientes com cortesias ou ofertas que incluem a estrela da programação ou seus derivados.
O Dia do Vinho é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), com programações que irão mobilizar pelo menos 200 empreendimentos no Estado com oferta de atividades alusivas ao tema “Viva o vinho! Brinde a vida”. Abaixo confira a programação completa que estará sendo realizada em Farroupilha.







Programe-se para visitar Farroupilha e beber vinhos




Numa parceria entre restaurante Caminho do Trem, Prefeitura e Afavin, será oferecido ao público local e visitante jantar com cardápio especial alusivo ao Dia do Vinho. O evento será no dia 1º de junho, às 21h. Para acompanhar os pratos, bebidas da Afavin estarão disponíveis para aquisição a preços diferenciados.
Cardápio - Saladas e frutas: 18 variedades / Pratos quentes: escalopinhos ao molho gorgonzola; frango ao primo canto; carré de ovelha; salmão ao molho de amêndoas; crepe de morango; batatas torneadas ao parmesão; tortéi ao molho italiano; arroz branco; massa caseira (molho bolognesa e molho de nozes); bolinho de bacalhau / polenta frita; galinhada / Sobremesas: sagu com creme, cheesecake de morango, mousse de chocolate, torta de amendoim, pudim Romeu e Julieta e ambrosia.
Bebidas farroupilhenses: Moscato Chesini e Espumante Brut Chesini (Adega Chesini); Moscatel Cave Antiga e Cabernet Sauvignon Cave Antiga (Cave Antiga Vitivinícola); Moscatel Castellamare e Cabernet Sauvignon Castellamare (Cooperativa São João); Merlot Virtus e Chardonnay Virtus (Basso Vinhos e Espumantes); Perini Solidário Cabernet/Merlot e Riesling Arbo (Vinícola Perini); Cabernet Sauvignon Cappelletti e Suco de Uva Cappelletti (Vinícola Cappelletti); e Suco de Uva Benacchio (IrmãosBenacchio).
Atrações: baile das bandas Valer e Neutrons
Ingressos jantar: R$ 55
Bebidas: a preços promocionais.
Mais informações e ingressos podem ser obtidos junto ao restaurante, na rua Rômulo Noro, Nº 545, Centro, e pelo telefone (54) 3035-2942.

DESCONTOS ESPECIAIS NAS VINÍCOLAS

Adega Chesini - Descontos de 20 %
Vila Rica - 3º Distrito - (54) 3462.2357
Segunda à sexta-feira, em horário comercial.
Aos finais de semana, sob agendamento.
Adega Silvestri - Descontos de 15%
Linha Julieta - 1º Distrito - (54) 3206-1198
Segunda a sábado, em horário comercial. Domingos, das 14h às 18h.
Basso Vinhos e Espumantes - Descontos de 15%
Monte Bérico, 2º Distrito - (54) 2109-7400
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.
Cave Antiga - Descontos de 20%
Linha Burati, 3º Distrito - (54) 3261-9637
Segunda a sexta em horário comercial.
Cooperativa Vinícola São João - Descontos de 20%
Vila Jansen - 2º Distrito - (54) 3260-3010
Segunda a sexta em horário comercial.
Vinhos Don Giusepp - Descontos de até 15%
Estrada Menino Deus - Bairro Forqueta - (54) 3207-7163
Segunda a sábado horário comercial
Vinícola Perini - Descontos de até 15%
- 15% de desconto na linha de vinhos finos e espumantes.
- 10% de desconto na linha de vinhos de mesa e suco de uva.
- Degustação gratuita de cinco itens.
- Brindes para compras acima de R$ 300,00.
Vale Trentino. Santos Anjos, 4º Distrito - (54) 2109-7300
Segunda à sexta-feira, das 8h10 às 12h e das 13h às 18h; sábados, das 9h às 17h; domingos, das 10h às 17h30.
Vinícola Tonini – Descontos de 20%
Linha Jacinto, S/Nº, 2º Distrito - (54) 3260-1052
Segunda a sábado, horário comercial.

PONTO DE VENDA AFAVIN NO IMPPERIA SHOPPING

Ponto de venda de vinhos, espumantes, frisantes e sucos farroupilhenses. Produtos das empresas associadas à Afavin a preços promocionais (entre 20% e 30% de desconto). Aos sábados e domingos haverá degustações dos produtos em horários surpresa. Impperia Shopping. ERS 122 – KM 59. Nº 6533. Nas proximidades da rodoviária de Farroupilha. Segunda a sábado das 10h às 22h. Domingos das 11h as 22h.

DESCONTOS E CORTESIAS - RESTAURANTES E HOTÉIS
Di Capri Hotel

Recepção dos hospedes com uma taça de Vinho Afavin.
Júlio de Castilhos, 1750 - Vicentina, Farroupilha - (54) 2109-1919

Restaurante Impperia Galeto & Grill

- Degustação de produtos da Vinícola Perini durante o jantar.
- 15 % de desconto nos sucos e vinhos da Casa Perini durante os almoços e jantares no período, servidos das 11 às 14h e das 19 às 22h, respectivamente.
Impperia Shopping ERS 122, km 59 - sala 117 - (54) 2109.8717.

Restaurante Temperos da Serra

Em parceria com a Vinícola Cave Antiga, estará servindo além do seu cardápio tradicional, pratos especialmente elaborados com vinhos e espumantes pelo Chef Bortola e Equipe Temperos da Serra. Além do amplo buffet, haverá decoração especial e produtos da Cave Antiga.
Segunda a sábado entre os dias 24/05 e 01/06 das 11h15 às 14h.
Hotel e restaurante Bem-Te-Vi
Vinho da casa cortesia e demais com 50% de desconto.
Promoção válida aos clientes que solicitarem vinhos, no período de 27/05/2013 a 02/06, junto ao cardápio tradicional.
Dom José Baréa,6000, Caravaggio - 1º Distrito - Farroupilha - (54) 3260-5200









Dunamis comemora a conquista de importantes prêmios internacionais


Os espumantes e vinhos Dunamis foram premiados em duas competições internacionais de muito prestígio: o Decanter World Wine Awards e o International Wine Challenge, que aconteceram em Londres, Inglaterra. Este é o segundo ano consecutivo no qual a jovem vinícola gaúcha se destaca em concursos realizados na capital inglesa.
No Decanter World Wine Awards, promovido pela reconhecida revista inglesa Decanter, entre os quase 14.000 vinhos do mundo todo, foram premiados o Dunamis Cabernet Franc, com uma Medalha de Prata, e o Dunamis Ar Brut, que conquistou uma Medalha de Bronze.
No International Wine Challenge, uma das provas mais criteriosas do mundo do vinho, o Ar Brut voltou a ser destaque e trouxe para o Brasil com uma menção honrosa, mesma premiação conferida ao Ar Moscatel. No International Wine Challenge foram degustadas amostras de mais de 20 países.
“Estas premiações só confirmam nosso empenho em aprimorar cada vez mais nossos produtos e são a confirmação de que estamos no caminho certo; além disso, nos dá a perspectiva de que, futuramente, podemos conquistar uma fatia cada vez maior no mercado externo”, celebra Celso Gromowski, gerente geral da Dunamis.
Fundada em 2010, a Dunamis está localizada nos municípios de Dom Pedrito, na Campanha, e de Cotiporã, na Serra Gaúcha. Pioneira no desenvolvimento do primeiro Merlot Branco do Brasil, também produz os varietais Cabernet Franc, Pinot Grigio e Merlot Tinto. Os vinhos da linha Elementos Cor (tinto), Ser (branco) e Tom (rosé), e os espumantes Dunamis Ar nas versões Brut e Moscatel completam seus rótulos. Mais informações em www.dunamisvinhos.com.br ou pelo telefone (53) 3243 1195.



Sustentabilidade na produção de sucos e vinhos

                                                 Vinho tinto orgânico Mena Kaho
                               Entrada da vinícola em Linha Eulália
                               Fotos D/JN

Localizada em Bento Gonçalves, a vinícola Mena Kaho destina anualmente 250 mil quilos de uva para a produção de sucos e vinhos orgânicos. A agricultura orgânica é uma forma sustentável de gerar produtos com qualidade reconhecida, sem prejudicar o solo e a saúde do produtor rural. Mais do que quantidade, empresas que adotam este sistema se preocupam em oferecer ao consumidor qualidade de vida.
Na produção de sucos e vinhos, há um lugar na linha Eulália, em Bento Gonçalves-RS, que tem como produto principal os orgânicos. Fundada em 2002 por Alzir Cogorni, a Vinícola Mena Kaho produz hoje 250 mil quilos de uva orgânica ao ano, entre vinhedos próprios e de parceiros. Deste número, 236 mil são destinados para a produção dos 165 mil litros de Suco de Uva Integral 100% Natural. Os outros 14 mil são destinados para a produção dos 10 mil litros de Vinho Tinto Seco de Mesa Orgânico.
O diferencial entre a produção orgânica e o método tradicional se dá no cultivo das parreiras, conforme coloca o enólogo da vinícola, Vagner de Vargas Marchi. “A produção orgânica tem como objetivo manter a qualidade do solo e não prejudicar a saúde do agricultor. De baixo das videiras, são cultivados plantas de cobertura verde, como aveia, ervilhaca e nabo forrageiro, o que serve como fertilizante natural e impede a proliferação de ervas indesejadas, que se multiplicam facilmente com a fertilidade do solo característico da região. No tratamento das videiras, é passado uma mistura de água resultante de cinzas de madeira queimada, como forma de reaproveitar o material, misturada com uma solução extraída do figo da índia, o que protege do ataque dos fungos e substitui a utilização de produtos químicos”, explica. Marchi destaca que o cultivo da cobertura verde não interfere no desenvolvimento das videiras, já que a semeação ocorre em abril, tendo o ápice de desenvolvimento nos meses de inverno, quando as videiras estão em dormência. E na primavera, quando as videiras mais precisam de nutrientes, a cobertura verde já se encontra em final de ciclo, devolvendo os compostos ao solo que ficarão disponíveis às videiras.
O Suco de Uva Integral 100% Natural Orgânico é gerado com as variedades Bordô, Isabel e Concord e disponível em garrafas de 1L e 300mL. Quanto mais cedo consumido, mais características de sabor, aroma e cor estarão preservadas. Já o Vinho Tinto Seco de Mesa Orgânico é produzido a partir das variedades Bordô e Isabel, sendo comercializado em garrafas de 750ml ou em embalagem Bag-in-Box de 3L. Ambos seguem as normas brasileiras de controle de produção orgânica, sendo certificados pela Ecocert Brasil.
A Mena Kaho possui ainda em sua linha outros três produtos, estes desenvolvidos a partir do método tradicional de cultivo: os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot e o Suco de Uva Integral. Os produtos podem ser adquiridos em todo o Brasil nas redes de supermercados.
A partir desta segunda-feira, 27 de maio, a vinícola contará com varejo aberto para visitação todos os dias, das 9h às 17h, dispensando agendamento prévio. O turista poderá visitar a estrutura da vinícola e ainda degustar os produtos, sem custo. Até o final de 2013, a Mena Kaho deverá contar também com espaço gastronômico.
O local onde hoje é sediada a Mena Kaho foi propriedade de Santo Francesco Roman, vindo de Mason Vicentino, na Itália, junto aos pais Felix Roman e Catharina Gobbi Roman em 1883. A construção foi erguida em 1920 e restaurada no início dos anos 2000 pela família Cogorni. O nome da vinícola expressa a ideia de viticultor, sendo derivada do termo “Mena = condutor e cáo = ramo da videira, como a família Santo Francesco Roman era conhecida na Itália. Fica na rua Joaquim Toniollo, 635, Linha Eulália, Bento Gonçalves/RS - www.vinicolamenakaho.com.br, tel. (54) 3454-5840.

Ovinocultura no Mato Grosso

Nosso tradicional leitor Paulo de Tarso dos Santos Martins, lá do Mato Grosso, manda avisar que passou a compor a equipe da Planner, uma empresa que “ampliará minha ação no desenvolvimento do agronegócio e que representa mais um grande passo em minha vida profissional”. Explica que, “após 5 anos e meio como coordenador estadual da cadeia produtiva da ovinocultura do programa MT Regional/Sedraf- Governo do Estado de Mato Grosso, acredito ter contribuído com o desenvolvimento e fortalecimento dos vários elos desta importante cadeia produtiva onde: através do fomento evoluímos o rebanho de pouco mais de 600 mil cabeças em 2007 para mais de 1.400. mil cabeças; aquecemos em muito o mercado de cordeiros, o que refletiu na comercialização de reprodutores, no melhoramento genético do rebanho, no abate inspecionado e na geração de ICMS. Continuarei contribuindo com os ovinocultores mato-grossenses e brasileiros, porém agora pela iniciativa privada, que é minha origem.” Os contatos telefônicos continuam os mesmos, acrescidos do site: www.plannernegocios.com.br

Casillero del Diablo estreia campanha em cinemas


                                El diablo cuidado as garrafas de Don Melchor

O vinho ícone em branding da Concha y Toro traz a campanha Wine Legend, com todo o charme e mistério por trás do rótulo, criado em cima de uma lenda. A Concha y Toro, apresenta a famosa lenda por trás de Casillero del Diablo, a marca de vinhos chilena mais conhecido do mundo, de uma forma inédita para o mercado. Criada pela agência DAF, a campanha, que relata a clássica lenda deste rótulo, foi produzida em formato de trailer cinematográfico.
“A Campanha tem como objetivo transmitir a lenda do Casillero del Diablo, que está presente em mais de 135 países, para todos os seus mercados, tornando a marca, que já é uma das mais conhecidas do mundo, ainda mais presente. O resultado: um trailer inédito, produzido com peculiar charme e mistério, o que nos traz muita satisfação”, destaca Danielle Rossini, gerente de Marketing de Casillero del Diablo no Brasil.
O trailer conta a história da lenda que nasceu no século XIV, onde Don Melchor de Santiago Concha y Toro, para evitar que seus melhores vinhos fossem roubados, fez correr um rumor de que “el diablo” protegia sua adega. Trazendo para os tempos atuais, uma apreciada garrafa de Casillero del Diablo chega a um museu de objetos preciosos. Quando sofre uma nova ameaça de roubo, a antiga lenda acorda em sua mais conhecida forma: o fogo.
“Para nós da DAF, o formato de trailer transformou uma história tradicional que existia em uma marca de vinho, em algo mais emocional, conciso e impactante a nível audiovisual. O desafio foi criar algo que surpreendesse o espectador, possibilitando-o de vivenciar uma experiência única”, completa Felipe Dacaret, diretor geral de criação da DAf.
Desde a criação do conceito, a elaboração dos personagens, sua produção e pós-produção, a agência trabalhou cada aspecto da campanha como se fosse um longa-metragem. “Essa história chilena, de várias gerações atrás, tem todos os componentes dos gêneros mais interessantes contemporâneos: o roubo e o suspense de um filme policial, além da força e magia de um filme de ação”, salienta Nick Sotolongo, diretor criativo da DAf. A campanha global chamada Wine Legend será veiculada em seu formato tradicional nos cinemas, em uma versão adaptada para televisão e ainda poderá ser vista em outros formatos como sites, veículos impressos e ativações em pontos de venda.

Bons vinhos da Nieto Senetiner


Foi muito boa a Wine Gourmet Show, organizada pelas importadoras Casa Flora e Porto a Porto, com os principais ícones da enograstronomia mundial, em Porto Alegre. Todas as companhias trouxeram grandes vinhos e, algumas, novidades, como a argentina Nieto Senetiner, com o Vinho Emilia, o seu mais novo lançamento. Também provei o Don Nicanor Barrel Select e o Cadus Gran Vin.
Para certificar ainda mais a tradição e o pioneirismo da vinícola argentina, o enólogo Roberto Gonzalez e o agrônomo Tomas Hughes comentaram os vinhos. Sobre o Emilia, Roberto afirmou: “Após o grande sucesso na Argentina estamos acreditando no sucesso também no Brasil onde esperamos consolidar a marca. Vamos continuar este ótimo trabalho.”
Emilia chega ao mercado brasileiro com foco em um perfil de consumo que está se consolidando por aqui: aqueles que apreciam vinho valorizando não só a qualidade, mas também a versatilidade de produtos mais leves, delicados e fáceis de tomar. O lançamento é apresentado em quatro variedades, dois tintos com as uvas emblemáticas da Argentina, Malbec e Bonarda, o branco com Chardonnay e Viognier e o Malbec Rosé. Para os paladares mais exigentes que prezam pela inovação, sem abrir mão do tradicional, a Nieto Senetiner apresentou também vinhos como o Cadus Gran Vin e o Don Nicanor Barrel Select, expressões máximas de qualidade da vinícola.







sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mensagens


Ducati

Bom dia a todos!
O confrade Ducati além de presidente da SBAV é um craque na vinificação! Seus vinhos de Mariana são de altíssima qualidade. Por vezes são introduzidos em degustações ás cegas e costumam obter as melhores notas! Parabéns ao amigo Ucha pela excelente matéria!
Abraços
Roberto Vianna

.................

Degustações

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Degustações: reconhecimento macro":
Dizem, não. O homem ganhou o concurso mundial.

............

Licores

Boa tarde Danilo,
Muito obrigada pelo envio do conteúdo.
No blog, você também aborda sobre Licores?
Obrigada, abraços,
Isabella Tebet – SP
Resposta – Sim.

.....................





Bom cordeiro e excelentes vinhos da Campanha e alguma política




Não entendi muito direito porque sou grosso neste tal de Facebook, mas que captei, dia 19 de maio, vai haver alguma coisa em torno de carne de cordeiro e bons vinhos da Campanha, para comemorar o Dia do Vinho (02/06), na Casa do Vinho da Campanha, em Livramento. Quem me mandou a dica foi a Andréa Fontoura. A loja de vinhos com quase todos os vinhos produzidos na região fica no subsolo do Palácio do Comércio, em Santana do Livramento, à rua dos Andradas, 110. Parece que a degustação e o jantar com carne de cordeiro custa R$ 38,00 por pessoa. Mais detalhes em: https://www.facebook.com/cavevinhos.dacampanha - https://www.facebook.com/cavevinhos.dacampanha
Por falar em cordeiro, ontem, na Federação das Indústrias, conversei com o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto, que, à noite, assumiria mais um mandato diante da entidade, e ele convidou-me para darvuma passada na Farsul e degustarmos um bom cordeiro com um excelente vinho. Sperotto foi um dois pioneiros na revalorização da carne de cordeiro, no final do spéculo passado, quando a ovinocultura passava por um período difícil. No mesmo almoço, que era o do aniversário de 80 anos do Jornal do Comércio de Porto Alegre, conversei com o deputado Frederico Antunes, lá de Uruguaiana, e ele também falou que devemos degustar juntos um bom cordeiro. Sua cidade tem fama de bons cordeiros. E, com a senadora Ana Amélia Lemos, também presente, falei sobre as possibilidades dela vir a ser candidata ao governo do Rio Grande do Sul, nas próximas eleições, e ele não afastou a ideia...



Chandon marcará presença na Casa Cor com restaurante assinado por Claudia Elias


A Chandon integra a 27ª edição da CASA COR-SP, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo que acontece em São Paulo de 28 de maio a 21 de julho, no Jockey Club, em São Paulo. Entre os 79 ambientes do evento assinados por grandes nomes da arquitetura, a marca terá um restaurante projetado pela arquiteta Claudia Elias que resume o clima contemporâneo de celebração e sofisticação das diferentes variedades do espumante.
Garrafas de Chandon foram usadas também para a decoração do espaço, localizado dentro de ambiente intimista do restaurante Badebec. A área inclui ainda lounge, uma cozinha experimental e espaço externo - todos concebidos por Claudia Elias. A arquiteta, com 19 anos de atuação, executa projetos residenciais, comerciais e corporativos mesclando peças clássicas e modernas com cuidado especial com a iluminação e a praticidade.
Nesta edição da CASA COR, o público ainda poderá conferir propostas de lofts, casas, cozinhas gourmets e apartamentos, criados por diversas estrelas do design, como Fabrizio Rollo, Esther Giobbi, Jóia Bergamo, Roberto Migotto, entre outros.

Serviço - CASA COR

Período: de 28 de maio a 21 de julho de 2013

Horário: de terça a sábado das 12h às 21h30. Aos domingos e feriados das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1173, Cidade Jardim, São Paulo / SP

Ingresso: de terça a sexta - R$ 40,00

Sábado, domingo e feriados - R$ 49,00

Passaporte: R$ 90,00 (válido para todos os dias da mostra)

Mais Informações: (11) 3819-7955



Outra da Chandon: um brinde ao Grande Gatsby com Moët & Chandon


Champagne oficial do filme “O Grande Gatsby”, a Moët & Chandon, presenteará seus consumidores com um convite duplo para assistir às avant-premières do filme de Baz Luhrmann, em diversas cidades do Brasil. Participarão desta surpresa àqueles que brindarem, até o dia 27 de maio, com uma garrafa de champagne Moët & Chandon em um dos 20 lugares selecionados que fazem parte da campanha.
Da mente criativa única do escritor, produtor e diretor Baz Luhrmann vem a nova adaptação cinematográfica do romance de F. Scott Fitzgerald, "O Grande Gatsby", que estreia dia 07 de Junho no Brasil. O cineasta criará sua própria interpretação visual distinta da história clássica, trazendo ao enredo a vida de uma maneira que nunca foi vista antes em um filme com Leonardo DiCaprio, que estrela o papel-título. A exuberância do filme e das suas celebrações festivas é uma combinação perfeita para o champagne mais amado do mundo.

São Paulo

Osaka

Chef Rouge

Attimo Restaurante

Arola Vintetres

La Tambouille

Mozza

Rodeio Iguatemi

Tre JK

Cantaloup

Terraço Italia

Rive Gauche Cuisine

Rio de Janeiro

Le Pré Catelan

Térèze

Cipriani Hotel Restaurante

Porto Alegre

Le Bateau Ivre

Curitiba

Durski

Recife

Wiella Bistrô

Belo Horizonte

A Favorita

Brasília

Soho

Salvador

Soho







Câmara da Ovinocultura-RS debate investimentos de R$ 1,6 milhão para o setor

Conforme informação enviada por Juliana Brum, da secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, durante reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinos, realizada na tarde de quinta-feira (23), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, foram apresentados seis projetos demandados pelo setor e que fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha.
O primeiro projeto foi apresentado pelo coordenador do Serviço de Doenças Parasitárias e do Programa Estadual de Sanidade Ovina do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Seapa, Ivo kohek, e visa o combate da sarna ovina no Rio Grande do Sul. Entre os anos de 2000 e 2010 foram registrados apenas 15 focos em todo o Estado. Nos últimos três anos o problema se agravou consideravelmente e já foram encontrados 45 focos, a maioria na região de fronteira com o Uruguai. Ivo Kohek salientou que em Santana do Livramento vem sendo realizado um trabalho de controle em 20 propriedades, onde mais de 11 mil animais foram dosificados em duas etapas. A ideia é seguir com estes mutirões e entre as futuras ações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) estão a criação de um grupo de trabalho para doenças parasitárias e a montagem de um kit para diagnóstico a campo.
Na ocasião, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, destacou que os produtores precisam ser avisados da importância de que o SVO seja informado caso haja o surgimento de um foco de sarna na sua propriedade. Mainardi sugeriu que seja encaminhada pelo DDA uma proposta de difusão de informações através de materiais informativos no sentido de combater a doença e que até o final do ano sejam eliminados todos os focos existentes no estado. Além disso, também deve ser elaborado um projeto para arrecadar recursos para a sanidade ovina no que diz respeito ao combate à sarna, piolho, verminoses e outras enfermidades.
A segunda pauta do encontro diz respeito ao Projeto de Melhoramento Genético das Raças Produtoras de Lã, apresentado pelo presidente da Cooperativa de Lãs Tejupá, Carlos Leal. O objetivo da proposta é organização e integração dos principais agentes da cadeia produtiva da lã, a partir do desenvolvimento de métodos específicos para que o produtor possa oferecer um produto de qualidade. Segundo Leal, a realidade da ovinocultura gaúcha mudou muito nos últimas duas décadas, época em que existiam 20 cooperativas no Estado. Hoje são apenas três e a maioria dos produtores vende a lã para atravessadores a um preço único, apenas diferenciado por raça. Portanto, o projeto consiste em disponibilizar aos produtores um aparelho para a medição da lã. A primeira ação seria a identificação dos animais e a seleção dentro do padrão racial. O projeto, orçado em R$ 310 mil, será realizado em parceria com diversas entidades, entre elas associações, órgãos públicos e universidades.
Uma vez que a lã deixou de ser comercializada somente para a fabricação de tecidos para o frio, sendo que hoje boa parte da sua venda é destinada também a tecidos finos, surgiu o Projeto Merino Fino. Entre as ações do projeto está a criação de normas para a tosquia com a implantação do sistema internacionalmente adotado Tally Hi, além de desenvolver práticas para o condicionamento de lã na propriedade e certificar normas e sistemas. Conforme Leal, o Rio Grande do Sul é um grande produtor de lã merina, mas sua finura precisa ser ajustada para que seja agregado valor. O custo estimado para o desenvolvimento do projeto é de R$ 150 mil.
A implantação da Esquila Tally Hi é outra proposta que surgiu na Câmara Setorial da Ovinocultura. O Projeto visa melhorar a qualidade da esquila e a valorização da lã gaúcha, através da disponibilização de cursos para a qualificação da mão-de-obra. Serão beneficiados 350 esquiladores e o total do investimento é de aproximadamente R$ 200 mil.
Durante a reunião ainda foram apresentados o Projeto de Incremento da Ovinocultura Leiteira no RS, pelo representante da cadeia do leite ovino, Márcio Aguinsky, e os Projetos Cordeiro Gaúcho e de Melhoramento Genético de Reprodutores das Raças de Lã e Mistas, apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Schwab.
Todos os projetos apresentados nesta reunião somados chegam ao investimento de 1,6 milhões. A pauta será levada para aprovação do conselho do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura, em reunião agendada para o dia 4 de junho.



Reunião da Câmara de Ovinocultuta com secretário Luiz Mainardo
Foto: Vilmar da Rosa

Durante cinco dias, a maior feira popular de vinhos no Rio Grande do Sul, Vinícolas venderão com descontos


Para quem já aprecia e para quem tem curiosidade em conhecer os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados no Rio Grande do Sul, mais uma excelente oportunidade a partir de 29 de maio a 02 de junho, no térreo da Usina do Gasômetro, zona central de Porto Alegre. Em local público especialmente estruturado ocorre a 10ª edição da Feira de Vinhos com a presença de 22 vinícolas, cujos produtos poderão ser degustados e comprados a preços promocionais. A feira é a principal atração da programação do Dia do Vinho (dia 02), comemorado desde 2003 no primeiro domingo de junho (lei estadual 12.019 – leia histórico no final deste informe) e terá programação aberta ao público que prevê degustações e cursos sobre o universo dos vinhos e também sobre a relação benéfica do consumo moderado da bebida, com o cardiologista Jairo Monson. O ato de abertura do evento, que desde a primeira edição é uma realização da Phoenix Projetos e Gestão de Eventos, será na noite de 29 de maio. A expectativa é de que a feira seja visitada nos cinco dias por aproximadamente 30 mil pessoas . A entrada é gratuita.
DESTAQUE - O grande momento está reservado para a manhã de 02 de junho (Dia do Vinho) quando será realizada a cerimônia oficial que contará com a encenação da chegada de barco, pelo Guaíba, dos imigrantes italianos representados pelos integrantes da colônia italiana dos municípios de Garibaldi e Linha Baú, show pirotécnico, congraçamento das bandeiras Brasil e Itália, benção do pão e do vinho pelo arcebispo de Porto Alegre, D. Dadeus Grings, apresentação da premiada Banda São João e entrega da Comenda Amigo do Vinho para entidades e pessoas que dedicaram atenção especial ao setor vitivinícola na última década.
A Comenda Amigo do Vinho será entregue para TARSO GENRO, ADÃO VILLAVERDE, THIAGO DUARTE, JOSÉ FORTUNATI, PEDRO WESTPHALEN, IRADIR PIETROSKI, DARCI DANI, ALÉM GUERRA, JOSÉ MARIANI, LEOCIR ZAMBIANI, LUIS FERNANDO MAINARDI, ADOLFO LONA E ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE VINHO DO VALE DOS VINHEDOS e SUPERMERCADOS NACIONAL. Também serão homenageados in memorian, Caio Zanotto, Isolda Paes, Miguel Pergher e Cleber Andrade. Pelo desempenho na última edição da Expovinis em São Paulo, serão destacadas as vinícolas Perini, Lídio Carraro, Pericó e Villaggio Grando.
NOVIDADES – Além dos vinhos, a feira contará ainda com EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS do arquivo da Phoenix mostrando todos os detalhes do evento que desde 2003 vem sendo realizado no cais Mauá e na Usina do Gasômetro. Outra novidade fica por conta da EXPOSIÇÃO DE RÓTULOS ANTIGOS de vinhos que marcaram época na mesa do consumidor. Esta coleção fazia parte do acervo da enoteca instalada na Usina do Gasômetro e que foi desativada há alguns anos.
IN VINO VOX (Quem tem vinho deve ter também voz) - Foi este pensamento que deu origem à instalação na feira de uma “tribuna” especial, onde as vinícolas poderão informar o público sobre sua linha de vinhos e espumantes e suas características particulares. Em local especial, os representantes das vinícolas terão a estrutura necessária para ampliar suas informações ao público. A “tribuna” funcionará durante todo o evento.
IMPRENSA E CÔNSUL – Uma parceria sempre conseqüente é entre os jornalistas e os vinhos. Ambos possuem a verdade como elemento primordial. Para sacramentar esta relação, a 10ª Feira de Vinhos reservou espaço especial para a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e que será homenageada na noite de 29 de maio quando também será lembrado e comemorado o Dia da Imprensa (1º de junho) com a presença de expressivos jornalistas gaúchos. Também nesta noite, o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Augusto Vaccaro, será homenageado com a Comenda Amigo do Vinho.
VINHO DA COPA DO MUNDO – Na noite de 1º de junho, a vinícola gaúcha Lídio Carraro apresentará sua linha de vinhos e espumantes, com destaque para a degustação do vinho Faces, escolhido pela FIFA como o vinho oficial da Copa de 2014.
VINÍCOLAS PARTICIPANTES - Vinícola Perini - Vinícola Vaccaro - Vinícola Boscato - Vinícola Lovatel - Vinícola Panizzon - Vinícola Courmayeur - Vinícola Lidio Carraro - Vinícola Marson - Cooperativa Nova Aliança - Cooperativa Vinícola Aurora - Vinícola Zolin - Vinícola Conceição - Vinícola Arbugeri - Vinícola Merello - Vinícola Pradense - Vinícola Miolo - Vinícola Irmãos Basso - Cooperativa Vinícola Garibaldi - Vinícola Rossato - Vinícola Di Creazzo - Cooperativa Vinícola Forqueta - Vinícola Gran Legado -Queijos e Perecíveis Ruppenthal - Água Fruki – Yes Relax - Cestas e Geléias .
A 10ª Feira de Vinhos tem o apoio do governo do Estado através da Secretária da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Porto Alegre através da Usina do Gasômetro e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares/região Uva e Vinho. O patrocínio é do Supermercado Nacional, a coordenação é do Instituto Brasileiro do Vinho e a organização e realização é da Irmandade dos Italianos Proprietários de Restaurantes e Churrascarias e da Phoenix Projetos e Gestão de Eventos.

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

DIA 30 DE MAIO - 19H

VINHOS BRASILEIROS - PALESTRA E DEGUSTAÇÃO COM O ENÓLOGO E DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE VINICULTORES (AGAVI) DARCI DANI

DIA 1º DE JUNHO - 18H

PALESTRA SOBRE VINHO E SAÚDE – MÉDICO CARDIOLOGISTA JAIRO MONSON DE SOUZA FILHO

DIA 1º DE JUNHO – 19H

APRESENTAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS DA LÍDIO CARRARO, ESCOLHIDA PELA FIFA COMO A VINÍCOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO DE 2014.





SERVIÇO



CERIMÔNIA OFICIAL – DIA 02 DE JUNHO (DOMINGO) ENCENAÇÃO CHEGADA DOS IMIGRANTES ITALIANOS

HORÁRIO – 10H

LOCAL - USINA DO GASÔMETRO – ORLA DO GUAÍBA



FEIRA DE VINHOS



LOCAL – TÉRREO DA USINA DO GASÔMETRO

PERÍODO – DE 29 DE MAIO A 02 DE JUNHO DE 2013

HORÁRIOS -

DE 29 A 31 DE MAIO - DAS 16H ÀS 22H

DIA 1º DE JUNHO (SÁBADO) – DAS 10H ÀS 22H

DIA 02 DE JUNHO (DOMINGO) – DAS 10H ÀS 18H.





Erguendo a taça ao Dia do Vinho







                                Cantoria no filó italiano
                                 Foto: Gilmar Gomes

As comemorações do Dia do Vinho, na região do Vale dos Vinhedos, começaram, sexta-feira, e o Hotel Villa Michelon, reserva atrações para quem deseja viver novas experiências em torno da cultura do vinho. O grande destaque é o Filó Italiano que remonta as antigas festas dos imigrantes, mas têm, ainda, degustações de vinhos e biscoitos artesanais – tudo elaborado no Vale -, e um almoço especial no Dia Estadual do Vinho, 02 de junho.
Os hóspedes do Hotel Villa Michelon já puderam, na sexta-feira, 25, participar gratuitamente de duas degustações: uma de vinhos e outra de biscoitos artesanais feitos pela Biscotteria Itallinni. As sessões aconteceram das 18h30min às 20h30min na recepção do hotel, oportunizando aos turistas conhecer, através dos sentidos, produtos que são elaborados por empreendimentos do roteiro. A programação se repete no dia 1º de junho no mesmo horário.
O brinde coletivo ao Dia Estadual do Vinho será erguido durante o Filó Italiano, na Casa do Filó, quando hóspedes, convidados e comunidade comungarão de uma verdadeira festa italiana nos moldes dos antigos encontros. Na mesa, a comida típica italiana com cestos de pão colonial, copa, salame, queijo, grostoli e cuca. O brinde, claro, será com o bom vinho do roteiro. E para completar, muita animação com música ao vivo de corais e jogos típicos como o três sete, o quatrilho, a mora, a bisca e o jogo de damas de vinho onde as peças são taças de vinho branco e tinto. O Filó Italiano, no dia 1º de junho, das 20h às 23h, é aberto ao público que pode adquirir os ingressos na recepção do hotel pelo valor de R$ 35 por pessoa.
A programação alusiva ao Dia do Vinho encerra no domingo, 02, com um almoço temático no restaurante do Villa Michelon, dirigido aos hóspedes. Para celebrar, uma taça de vinho da casa por conta do hotel.
Para participar das comemorações do Dia do Vinho no Vale dos Vinhedos o Villa Michelon oferece, ainda, o pacote Corpus Christi & Dia Estadual do Vinho com três diárias a partir de R$ 575 por pessoa em apartamento Luxo Double. O pacote inclui meia pensão-jantar, uma garrafa de vinho M. Luiz Michelon de brinde e programação de lazer para crianças em todo o período. Informações pelo (54) 2102.1800 – Call free – 0800.7033800.