terça-feira, 19 de abril de 2016
Casa DiPaolo lança espumante Paulo Geremia
Elaborada com uvas de vinhedo próprio, em Santa Maria, bebida foi elaborada pelo enólogo italiano Edi Kante. A tradição italiana da rede de restaurantes Casa DiPaolo foi novamente engarrafada. Depois de consolidar um vinho próprio – um corte de cabernet, merlot e tannat em parceria com a vinícola Valmarino –, a marca está lançando no mercado seu primeiro espumante, que já está a venda em todas as unidades da DiPaolo.
A bebida foi elaborada pelo renomado enólogo italiano Edi Kante, proprietário da vinícola que leva seu nome em Trieste, na Itália, que chega a cobrar, em média, 300 euros por uma garrafa de vinho. O espumante foi produzido com as uvas riesling e chardonnay, cultivadas em vinhedo próprio na região central do Rio Grande do Sul, próximo à cidade de Santa Maria. Por sua localização entre vales, o local apresenta dias quentes e noites com temperaturas amenas, o que permite boa maturação para as uvas.
O espumante leva o nome do sócio-fundador do Casa DiPaolo, Paulo Geremia. O empresário, que começou a trabalhar como garçom aos 18 anos durante o serviço militar, em Bagé (RS), tornou-se um dos principais empreendedores do setor no Estado, sendo reconhecido como “Restaurateur do Ano” em 2011 pelo Guia Quatro Rodas, e com mais de 30 anos de experiência no mercado gastronômico.
“Nossa intenção ao elaborar esse espumante foi oferecer ao cliente mais uma experiência, além de ser um produto que acrescenta ao nosso negócio como qualidade e como marca”, destaca Geremia. “Toda produção é feita por nós, desde o cultivo da uva, a elaboração do vinho, o engarrafamento e a venda, e trata-se de uma bebida saudável tendo em vista seu processo de elaboração”.
Geremia refere-se ao processo de maturação do espumante, que passa por três anos de evolução na garrafa, com temperatura controlada. Para o sommelier do Casa DiPaolo, Emerson Nereu, o espumante pode ser harmonizado com o próprio galeto servido nos restaurantes, no almoço, e à noite recomenda degustá-lo junto à sopa de capelleti, especialmente devido à noz moscada presente no recheio da massa.
“Em nossa avaliação, a bebida alcançou uma identidade de agradável no paladar, elegância nos aromas, marcante e surpreendente na degustação”, assegura Nereu.
A bebida está a venda em todos os restaurantes Casa DiPaolo em Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Porto Alegre, Recanto Maestro e Itapema (SC) e, em breve, será comercializada junto às massas e molhos congelados da marca DiPaolo Alimentos.
O espumante Paulo Geremia, da Dia Paolo
Foto Vini Dalla Rosa
Um espumante em homenagem às Bodas de Diamante
Raul Anselmo Randon, o meu Mida preferido, pois tudo que toca transforma em ouro, em sucesso, lançou mais um produto destinado ao sucesso. Um espumante brut rose, pelo método champenoise, para comemorar suas Bodas de Dimante com a esposa Nilva. Seu Raul, criador de dono de mais de 10 grandes empresas brasileiras, que atuam com destaque na produção de equipamento pesado do setor metalmecânico, sempre ocupou suas hora vagas (como elas consegue?) com produções alternativas – maças, javalis, queijos e vinhos – e, em todas, obteve sucesso, transformando-as, também, em grandes iniciativas produtivas e rentáveis.
Estas iniciativas estão sob o guarda-chuva da RAR e da Rasip que aproveitarão a próxima 32ª Feira Internacional de Negócios em Supermercados (Apas), em São Paulo, para fazer grandes lançamentos, especialmente novos formatos do queijo Gran Formaggio e o Espumante Cuvée Nilva, além de sua linha de importados. Ainda estamos esperando o azeite de produção própria do Randon, mas ainda não chegou a hora. Por enquanto, só um importado do Chile.
A RAR|RASIP, com atuação há mais de 36 anos no segmento do agronegócio, marca presença na 32ª edição da Feira Internacional de Negócios em Supermercados (APAS), de 02 a 05 de maio, em São Paulo, e apresentará novidades em sua ampla gama de produtos. Entre os destaques estão os lançamentos dos novos formatos do já consagrado queijo Gran Formaggio, queijo tipo grana, que passa a ser comercializado também nas versões em cubos e em lascas, cortadas em tamanhos proporcionais, práticas para o consumo imediato ou para a preparação de pratos, ambas em embalagens de 300g.
Os produtos, que passam por um processo de 12 meses de maturação, saem das modernas instalações da empresa, situada em Vacaria (RS) e de propriedade do empresário Raul Anselmo Randon, e ganham espaços em supermercados, empórios e delicatessen de todo país. As novas versões somam-se aos formatos já consolidados no mercado: ralado, forma inteira e frações de diferentes pesos.
Resultante da tradicional receita italiana, o queijo Gran Formaggio é destinado a compor os melhores pratos, acompanhado de vinhos e frutas destacando-se como importante alimento, recomendado para todas as faixas etárias pelo seu valor nutricional, principalmente pelo elevado índice de cálcio e fósforo, suprimento importante para a formação da estrutura óssea e prevenção da osteoporose. Além disso, possui baixo teor de gordura devido à utilização de leite semidesnatado no processo de produção.
Outra grande novidade que poderá ser conferida pelos lojistas que passarem pelo evento é o lançamento do Espumante Cuvée Nilva Brut Rosé, elaborado em parceria com o Miolo Wine Group. Elaborado pelo método Champenoise, o espumante é um Brut resultante de uma base com uvas 100% Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos de Raul Anselmo Randon, situados na região dos Campos de Cima da Serra/RS. Tem a mão do enólogo Adriano Miolo, garantia de qualidade.
Na ocasião, a RAR|RASIP apresentará ainda os queijos de origem italiana Grana Padano, Parmigiano Reggiano e Pecorino Romano, além do Azeite de Oliva Extra Virgem não filtrado – Blend, que integram a linha de importados da marca.
Com textura granulada e sabor suavemente frutado, o queijo Grana Padano é indicado para gratinar e harmonizar com vinhos. Pode ser facilmente ralado e tem um tempo de maturação de, no mínimo, 12 meses. Já, o Parmigiano Reggiano, é um queijo de sabor forte, robusto e encorpado, com um aroma doce e frutado, e textura granulada. É envelhecido por, no mínimo, 24 meses e pode ser utilizado no preparo de alimentos ou degustado in natura, sendo também um ótimo acompanhamento para vinhos. Produzido a partir de leite de ovelha cru, o queijo Pecorino Romano possui textura granular e sabor salgado e picante, se tornando mais robusto à medida que matura. O tempo pode variar de 8 a 10 meses. Pode ser servido ralado, em lascas, acompanhando alimento ou in natura para degustar um bom vinho.
Produzido a partir de uma mistura das variedades Arbequina, Picual e Frontoio, o Azeite de Oliva Campos Gourmet Não Filtrado é 100% extra virgem e possui acidez máxima de 0,2%. Possui um sabor adicional pronunciado, oferecendo um paladar marcante e aguçado, característica esta proporcionada pela maior presença de partículas do fruto, ocasionada pela decantação e a não filtragem do produto. Outro fator importante é a grande presença de polifenóis, que mantêm o azeite com maior qualidade nutricional em comparação aos azeites filtrados. É um azeite encorpado e bastante apreciado, ideal para quem desfruta de produtos in natura.
Esta edição da APAS será pautada pelo tema “Perspectivas e Oportunidades”, que objetiva trazer novidades e apontar tendências, além de estimular negócios e parcerias, entre fornecedores e supermercadistas. A expectativa é de gerar negócios na ordem de R$ 6 bilhões e receber mais de 600 expositores nacionais e internacionais, vindos de diversos países, segundo dados da organização do evento.
Aos 36 anos e presente no cenário nacional e internacional como liderança em fruticultura e na produção de queijo e de vinho, a Rasip Alimentos começou sua trajetória nos anos 70 com o cultivo de 130 hectares de macieira, área que hoje chega a 1,1 mil hectares, em Vacaria (RS). Muito fui a Caxias do Sul, sede do Grupo Randon, para conversar som seu Anselmo sobre os queijos e as vacas holandesas que ele trouxe da França de avição.
A cidade também foi escolhida para sediar a primeira fábrica de queijo tipo Grana no Brasil e na América Latina e de seus derivados como creme de leite, manteiga sob a marca Campos Gourmet e queijo ralado nas marcas Gran Formaggio e Campos de Vacaria. A marca RAR também comercializa queijos italianos importados Grana Padano, Parmigiano Reggiano e Pecorino Romano.
Outras novidades são o aceto balsâmico Di Modena, sob a marca Campos Gourmet e a produção nacional do Azeite Extra Virgem. Depois de um bem-sucedido projeto-piloto realizado em meio hectare, a área de plantio passou para 35 hectares. Nos próximos anos começam a ser colhidos os primeiros frutos para a produção em Vacaria. Desta forma a RAR passara a ofertar aos seus clientes as duas opções: nacional e importado.
RAR Cuvée Nilva, brut rose de Raul Anselmo Randon
Foto: Magrão Scalco
Dois grandes homes do vinho: Raul Anselmo Randon e Darcy Miolo
Arquivo JN
Semana dos produtores de vinhos do Alentejo em Portugal
Nesta semana, será possível degustar Paço do Infantes Branco 2015 (DOC), elaborado com Antão Vaz e Viognier, e Convés Tinto 2012 (GP), com Toruiga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, ambos da Enolea Soc. Agricola, Lda., de Vidigueira. Depois, Monte da Penha Tinto 2009 (IGP), com Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Touriga Nacional e Montefino Reserva Tinto 2007 (GP), com Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, de Francisco B. Fino, Soc. Agrícola, Lda., de Portalegre. E, finalmente, Monte das Nogueiras Branco 2014 (IGP), com Arinto e Antão Vaz, elaborado pela Herdade da Petsana, em Estremoz.
Local das Provas Gratuitas: Praça Joaquim António de Aguiar, nº 20-21 (Junto ao Teatro Garcia de Resende)
Tel..- 266 746 498 / Fax – 266 746 602 / Email - rota@vinhosdoalentejo.pt
Apartado 2146 - 7001-901 Évora
HORÁRIOS:
2ª Feira – Das 14.00 às 19.00 horas
3ª a 6ª Feira – Das 11.00 às 19.00 horas
Sábados – Das 10.00 às 13.00 horas
ABS-RS representada em missão da OIV
Diretor Júlio César Kunz, natural de Caxias do Sul, participou de encontro que reúniu experts do ensino do mundo vitivinícola, em Paris. A secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), que tem entre seus principais objetivos a formação de profissionais para a cadeia do vinho e da gastronomia, teve um representante no encontro da Organização internacional da Uva e do Vinho (OIV), em Paris, na França. O evento, que começou no dia 4 de abril e finalizou no dia 15, contou com a presença de Júlio César Kunz , diretor de marketing da entidade. A organização intergovernamental de caráter científico e técnico teve como alvo contribuir para a harmonização internacional de práticas e normas relativas à cadeia vitivinícola, entre outras funções.
Kunz foi membro de dois grupos de experts vinculados à Associação Universitária Internacional de Vinhos e Produtos da Vinha (AUIV). Um deles reúne um grupo de especialistas em educação, que em 2014, por exemplo, aprovou a resolução que define o papel do sommelier e as diretrizes para a sua formação. O outro trata de economia e marcado é se responsabiliza pela análise conjuntural e tendências do mundo do vinho. “O maior benefício desses grupos é o compartilhamento de informações, além da capacidade da equipe na influência sobre decisões no ensino sobre o vinho ao redor do planeta”, explica Kunz.
“Ás vésperas da cerimônia de formatura da primeira turma de sommeliers profissionais do Rio Grande do Sul, esse fato é um orgulho para a associação tendo em vista que temos como principal valor disseminar a educação sobre o vinho”, comemora Orestes de Andrade Jr., vice-presidente da ABS-RS. A primeira turma de Sommeliers profissionais se formouá no dia 16 de abril, em uma cerimônia na Casa Valduga.
Valduga Tasting Day
O grupo Famiglia Valduga convida para o Valduga Tasting Day, que será realizado no dia 30 de abril, dentro da vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul).O evento ocorrerá durante todo o sábado, com uma vasta programação. O ideal é que os convidados cheguem na sexta-feira à noite e fiquem até domingo, dia 01/05.
Hotel Laticastelli, na Toscana, organiza visitas a vinícolas e degustações
Passeios levam visitantes a saborear os melhores vinhos da região em vilarejos intactos, que são verdadeiras joias medievais.
Turistas fãs de um bom vinho e apreciadores de história e paisagens de tirar o fôlego podem aproveitar uma viagem para a Toscana, na Itália, para conhecer o Laticastelli, próximo a Siena. Construído em um castelo, o hotel organiza tours e degustações em vilarejos medievais intactos, que abrigam vinícolas produtoras dos melhores vinhos da região e ainda são verdadeiras joias históricas.
Um dos destaques é a cidadezinha de Chianti, que produz o tinto seco de mesmo nome, elaborado com as valorizadas uvas Sangiovese. O vilarejo, entre Siena e Florença, é um verdadeiro espetáculo à parte, por apresentar uma sucessão de colinas e vinhedos num tom verde-jade, único no mundo.
Elaborado em Montepulciano, um vilarejo medieval erguido em pedra numa das colinas mais altas da Toscana, o Nobile de Montepulciano tem um toque de madeira e aroma intenso, assim como o grande Brunello di Montalcino, um dos vinhos mais esperados pelos críticos em 2015. A região produtora, Montalcino, por si só já vale a visita: foi declarada Paisagem Cultural Patrimônio Mundial da Unesco.
As possibilidades de tours e degustações seguem por Asciano e Pienza, entre vários outros destinos e vinícolas da Toscana. São sempre uma ótima opção de entretenimento, antes ou depois de desfrutar da piscina, dos bosques e da infraestrutura do hotel, um verdadeiro spa no campo, com todo conforto e tecnologia.
Originalmente um castelo construído no começo do século XIII, o Laticastelli foi parte de uma série de fortalezas remotas que protegiam o sul de Siena. Após ser reconstruído e transformado em hotel, agora conta com 33 confortáveis suítes equipadas com ar condicionado, frigobar, aparelho de DVD, internet, telefone e Wi-Fi gratuito em todas as áreas comuns e nos apartamentos. Algumas delas têm ainda sala e cozinha. A mobília rústica de origem camponesa se mistura com portas e janelas antigas e muros de pedra, que contrastam com suas modernas acomodações. Além disso, em muitas tardes são oferecidas degustações de vinhos da região na adega do restaurante La Taverna.
Latticastelli, Uma região de bons vinhos na Toscana
Montepulciano é um vilarejo medieval, tem vinhos de aroma intenso como o Brunello di Montalcino
Villa Michelon comemora 15 anos com muito vinho e espumantes
O ano de 2016 é de comemoração para o Hotel Villa Michelon. Há 15 anos o empresário Moysés Luiz Michelon abria as portas do primeiro empreendimento do ramo a ser instalado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), roteiro que hoje é o principal no segmento enoturístico do Brasil e um dos 10 principais do mundo.
E para festejar a data os hóspedes é que serão contemplados, por meio de uma ação especial que vai de abril a junho de 2016. A cada duas diárias compradas, o hotel dará um espumante da casa, da marca M. Luiz Michelon, por apartamento, de qualquer categoria e em qualquer dia disponível. O diferencial da promoção é que a ação é válida somente para reservas pelo site do hotel (www.villamichelon.com.br) ou pelo 0800 703 3800.
O espumante a ser degustado poderá ser Brut ou Moscatel, conforme o gosto do cliente. Os espumantes M. Luiz Michelon foram lançados em janeiro deste ano, produzidos em parceira com a Peculiare Vinhos Finos, empreendimento também localizado no Vale dos Vinhedos. O Brut é elaborado com uvas 100% Chardonnay e harmoniza muito bem com entradas, antepastos, risotos, massas e queijos. Já o Moscatel é produzido com uvas Moscato Branco e Moscato Gialo e harmoniza com canapés finos, frutos em calda, sorvetes e tortas festivas.
Para Moysés Michelon, proprietário e diretor geral do Villa Michelon, 2016 realmente é muito especial. "Nesses 15 anos fizemos muitas pessoas felizes, amizades e excelentes parcerias, o que nos enche de alegria. Nada mais justo do que retribuir a quem nos prestigia o ano todo, os nossos hóspedes, com um dos principais produtos da região", ressalta.
O Villa Michelon se destaca pela excelente estrutura e grande oferta de opções de lazer que agrada a todas as faixas etárias. O empreendimento, distribuído em uma área de 22 hectares, une o conforto dos grandes hotéis com atrativos naturais e culturais em seu entorno que só o Vale dos Vinhedos proporciona. Internamente, o hotel disponibiliza de piscina térmica, sala fitness, restaurante, sala de jogos, sala de estar. Hoje são 57 apartamentos - 36 luxo, 12 super luxo, sete executivos e duas suítes especiais.
Na parte externa, o contato com o meio ambiente é um diferencial, o que possibilita que os hóspedes desfrutem de trilhas ecológicas de 600 metros e 1200 metros, quadras esportivas, lago com pista para caminhada e pescaria. Para as crianças, uma minifazenda permite o contato com ovelhas, cavalo, coelhos, patos, perus, pavões e outros animais.
O Memorial do Vinho apresenta em 51 painéis temáticos fotos, textos e mapas que contam a história do vinho no Rio Grande do Sul, Brasil e no mundo e pode ser visitado pelos hóspedes em uma estrutura anexa ao hotel. A Casa do Filó é outro atrativo, espaço em que são resgatadas as tradições dos antepassados por meio do Filó Italiano, realizado anualmente durante o Dia Estadual do Vinho. No local, os turistas também podem fazer fotos à moda antiga.
No Parreiral Modelo é possível conhecer as principais formas empregadas no cultivo de videiras e algumas castas que dão origem aos excelentes vinhos do vale. A localização do Villa Michelon, no coração do Vale dos Vinhedos, também possibilita que os turistas conheçam as dezenas de vinícolas da região e degustem excelentes vinhos e espumantes.
Fica às margens da RS 444 - Km 18,9 - Estrada do Vinho - Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves – RS. Call free 0800 703 3800, fone (54) 2102-1800, e-mail: reservas@villamichelon.com.br
Um belo e grande hotel no Vale dos Vinhedos
Foto: Luciano Spader
Moysés Michelon foi visionário
Arquivo JN
Balaio Gastronomia oferecerá jantar andino com harmonização
O buffet Balaio Gastronomia (www.balaiogastronomia.com.br) preparou um jantar andino especial com direito a harmonização de vinhos. As receitas terão influências chilenas e peruanas. Será em sua sede, situada à Rua Campo Grande, 451, Vila Leopoldina, no próximo dia 29 de abril, a partir das 20h30min.
Cada prato servido levará o visitante para um passeio pelos paladares dos países andinos. Baseado na culinária do norte do Chile e do Peru, o menu começará com um rolinho de salmão gravlax na conserva de beterraba, com tiras de cenoura e gergelim preto, além de ceviche com batatas roxas e óleo de gergelim. Na sequência, a salada de avocado, tipo de abacate comum em pratos salgados na região, levará tomatinhos, cebola roxa, bacon e sour cream, e a sopa cremosa “El Chupe de Lula” terá milho com coulis de beterraba, mini milho tostado, ervilhas, anéis de lula e torradas apimentadas. Também será servido um prato de estofado de carne com cenoura, ervilha e passas e, por fim, como sobremesa, um “Suspiro Limeño”.
O cardápio será acompanhado de cinco vinhos, um para cada prato salgado, e a harmonização ficará a cargo do sommelier Rene Cunha de Oliveira, da Enoteca Cavatappi. O valor é de R$ 178 por pessoa para pagamentos antecipados ou R$ 210, com vinhos e taxa de serviço incluídos, e é necessário fazer reserva no e-mail contato@balaiogastronomia.com.br ou telefone (11) 3205-2637. Mais informações em www.balaiogastronomia.com.br.
Ceviche com repolho roxo
Casa Perini participa de circuito de degustações nos Estados Unidos
Depois de entrar na rede Walgreens – uma das principais dos Estados Unidos – a Casa Perini, de Farroupilha (RS), segue sua estratégia de conquistar mais espaço no mercado norte-americano. Desde o dia 15, até 22 de abril, a empresa participa de seis eventos de degustação no País. Os encontros, dirigidos para distribuidores, clientes, consumidores finais e imprensa, ocorrerão em Houston, Washington, Atlanta, Milwaukee, Denver e Colorado Springs.
A Casa Perini é a única vinícola brasileira presente nessa ação, que é organizada pelo importador da empresa no país e que contará com mais de 25 empresas familiares de tradição na produção de vinhos, de países como Itália, Argentina, Chile, Espanha, Portugal, França, África do Sul, Alemanha, entre outros.
“Estamos trabalhando fortemente para ampliar a nossa atuação nos mercados internacionais. Ações como esta reforçam a presença da marca Casa Perini nos Estados Unidos e nos deixam otimistas para futuras oportunidades”, ressalta Franco Perini, Diretor Comercial da Casa Perini.
Desde outubro de 2015, quando foi a pioneira do Brasil a entrar em mais de 200 lojas da rede Walgreens, a empresa já exportou mais de 25 mil garrafas da linha Macaw para os Estados Unidos. A expectativa é atingir a marca de 60 mil até outubro desse ano. A meta é que dentro de cinco anos cerca de 10% de seu faturamento total seja oriundo das exportações.
Bar de vinhos em Florianópolis aposta na experiência enogastronômica
Com uma harmoniosa combinação entre gastronomia, cultura e diversificada carta de vinhos, o bar Vie Vin levou para a capital catarinense o que já é tendência no exterio. Basta cruzar o deck que antecede a porta principal para logo sentir-se nas principais metrópoles do mundo, em plena Ilha da Magia: um pub francês, ambientado em um loft tipicamente nova-iorquino e que tem no vinho o seu carro-chefe. Assim é o Vie Vin, charmoso bar de vinhos localizado na movimentada avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Inaugurado em junho de 2015, o endereço é resultado de uma guinada profissional dos sócios Gui Caldeira e Silvinha Lima, naturais de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, que trocaram suas carreiras no universo da comunicação para dar sequência a uma paixão. “Queríamos proporcionar experiências às pessoas”, ressalta Gui. E, sem dúvida, nada melhor do que um bom vinho para unir as pessoas.
E essa bebida ganha atenção toda especial no Vie Vin, com uma carta variada e de qualidade. Lá é possível encontrar vinhos interessantes de países como Hungria, África do Sul e Austrália e maravilhosos vinhos das principais regiões do Velho Mundo, como Itália, França e Portugal, pensados para agradar os mais variados perfis de consumidores de vinho. “Nosso objetivo não é ter a maior ou melhor carta de vinhos, mas a mais exclusiva e inovadora, oferecendo, sempre, a possibilidade dos nossos amigos terem novas experiências, novos sabores, aromas e harmonizações”, destaca Silvinha.
O foco na experiência do cliente também pode ser percebido no cardápio disponibilizado para harmonizar com os vinhos da casa. Com uma cozinha integrada, voltada para o salão principal, o Vie Vin permite que o cliente acompanhe o trabalho da chef Rejane Werlang, que prepara com esmero e muito carinho o menu.
Com quase 40 anos de carreira, com passagens longas e significativas em mercados como Paris, Dubai, Lisboa e Rio de Janeiro, Rejane teve o desafio de elaborar um cardápio-base, inspirado no conceito comfort food, capaz de harmonizar com os mais diferenciados rótulos e ainda variar a cada noite as opções do cardápio, já que insumos frescos são uma prerrogativa das refeições preparadas na cozinha. “Queremos entregar pratos simples e deliciosos, que aumentem ainda mais a sensação de se estar dentro da própria casa. Satay de Mignon, Sopa de Cebola, Crepe de Ziban e nosso Risoto de Gorgonzola se destacam como pratos queridos pelos nossos frequentadores”, complementa Gui
O atendimento informal e próximo de cada cliente, somado à busca incessante por qualidade na oferta, completam os diferenciais do Vie Vin, fazendo com que cada um sinta-se em casa, em Paris ou em NY. Música, literatura, artes plásticas e diversas outras formas de manifestação cultural também têm espaço no Vie Vin. Às quintas-feiras, o bar tem como trilha sonora o Jazz, sempre conduzido por um músico convidado. Já aos sábados, é a vez dos clássicos do Rock, noite na qual os desejados rótulos de vinho compartilham espaço com uma seleta carta de cerveja artesanal.
O Vie Vina fica na avenida Madre Benvenuta 1157, Santa Mônica – Florianópolis. Aberto de terça à sábado, das 18h às 01h. nformações e reservas: (48) 9159-1144.
Moët Hennessy e Solar Impulse continuam a celebrar a sustentabilidade em 2016, sempre bebendo grandes champanhas
De acordo com informação da PRNewswire, a Moët Hennessy, patrocinadora oficial, reafirmou o apoio à Solar Impulse e à realização do primeiro voo ao redor do mundo movido apenas por energia solar. Celebrando a sustentabilidade com champanha.
O apoio à Solar Impulse como sua patrocinadora oficial prova a preferência da Moët Hennessy por abrir novos caminhos e pela excelência e inovação como dois fatores decisivos para o progresso no mundo.
O crescimento do grupo Moët Hennessy e de suas 22 prestigiadas marcas é impulsionado pelo seu espírito pioneiro e pela conquista de novos territórios. Atualmente, a Moët Hennessy exporta 95% de sua produção sendo a líder mundial na produção e exportação de vinhos e bebidas destiladas de alta qualidade.
Apoiar a Solar Impulse significa também celebrar um grande passo em direção a um mundo melhor. A Moët Hennessy deseja promover a conscientização do vasto potencial das tecnologias limpas. A empresa, cujos produtos são todos derivados da terra, tem uma política ambiental proativa.
"Nós sentimos imediatamente uma conexão muito forte com a Solar Impulse. Adoramos desafios, contamos com um espírito de conquista e o sucesso de nossas marcas foi sempre inspirado por aventuras humanas nobres. Sabemos como aceitar riscos com o objetivo de tornar possível o impossível. Estamos orgulhosos por podermos compartilhar essa mensagem e promover a conscientização das promessas de energia renovável durante toda a viagem da aeronave", explica Christophe Navarre, presidente e CEO da Moët Hennessy.
Patrocinadora anfitriã do Centro de Controle de Missão
Além de ser a patrocinadora oficial da Solar Impulse, a Moët Hennessy é também a patrocinadora anfitriã do Centro de Controle de Missão em Mônaco de onde engenheiros, cientistas e meteorologistas supervisionam o projeto. Esse importante centro foi inaugurado por Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco, cuja fundação também é uma patrocinadora.
Proporcionando um sabor de emoção ao desafio
A Moët Hennessy estará ao lado da equipe da Solar Impulse durante todos os passos do caminho para comemorar cada desafio e cada sucesso. Nós saudamos o comandante André Borschberg ou Bertrand Piccard, com uma garrafa jeroboam de Moët & Chandon dourada em cada aterrissagem. Brindamos sua coragem e suas conquistas incríveis. Os lounges da Moët Hennessy serão espaços vibrantes à disposição dos amigos e dos que apoiam a Solar Impulse acompanhando o projeto de perto.
Grande festa alentejana em Florianópolis
Os Vinhos do Alentejo, os quais conheço bastante bem, pois lá estive várias vezes, visitando vinícolas e degustado seus produtos, realizarão grande festa em Florianópolis. Na próxima semana, dia 25 de abril, o restaurante Ostradamus, receberá um seleto grupo de convidados para jantar harmonizado com temática Alentejana. Ao fim do evento o público de floripa desfrutará de uma grande festa com DJs, banda (que promete agitar a galera) e grande queima de fogos, brindada com os vinhos Alentejanos. Se eu não tivesse compromisso com a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), daria um pulo de Porto Alegre a Flópis para recordr boas passagens que já tive pelo Alentejo.
• Jantar harmonizado para um seleto grupo de convidados fará parte da primeira etapa evento
• Wine Party, com DJ, banda e queima de fogos, promete agitar Florianópólis
• CVRA estima reunir centenas de pessoas nos dois eventos que serão promovidos no balneário catarinense.
Os Vinhos do Alentejo regressam ao Brasil este mês. Dessa vez, o road tour começará por Florianópolis. O balneário catarinense, considerado um dos mais charmosos dos país, se prepara para uma noite tipicamente alentejana. No dia 25 de abril, o restaurante Ostradamus - entre os mais conceituados da cidade -, receberá algumas das mais emblemáticas vinícolas da região portuguesa para duas experiências exclusivas, com muito vinho da localidade, claro.
A primeira delas será um jantar com temática regional. Harmonizado com vinhos do Alentejo e direcionado a um seleto grupo composto por 150 convidados, a experiência gastronômica mostrará o que o Alentejo tem de melhor ao público de Florianópolis.
A seguir, ao fim da experiência gastronômica, os wine lovers serão convidados para uma exclusiva festa, com vinhos típicos da região Alentejana. Com a presença de DJ e banda, que promete animar o público presente, a Wine Party Party será concluída com uma inesquecível queima de fogos.
Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a iniciativa visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira. A proposta do evento é a aproximar o público jovem, além de ampliar a visibilidade de seus produtos no país. A ocasião torna-se um bom momento para celebrar a vida, brindando a ocasião junto com amigos, lembrando que momentos especiais merecem ser celebrados sempre.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
............................
Dos vinhedos do Alentejo para as mesas do Brasil
D/JN
Festival de trufas negras em Curitiba
Este é de não perder. Poucos preparos da gastronomia mundial são tão saborosos quanto aqueles que têm como ingrediente principal as tradicionais trufas negras, utilizadas em restaurantes de todos os cantos do mundo. Pensando nisso, entre os dias 22 de abril e 20 de maio, o Ernesto Ristorante, empreendimento gastronômico comandado pelo premiado chef Dudu Sperandio, vai promover o Festival de Trufas Negras, em Curitiba. O menu completo do Festival de Trufas Negras, que dará direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, custará R$ 67,90 por pessoa. O chef Dudu Sperandio preparou sete pratos especiais que trarão os sabores marcantes, valorizando as mais variadas aplicações do ingrediente.
Quem me manda esta agradável e saborosa informação é o Eduardo Betinardi (41-3121-2116) eu vou fazer o possível para ir até Curitiba neste período. As últimas gostosas trufas negras que comi foi em companhia da Melisande e do Geofredano Bocca, em Corinto.
“O objetivo do festival é difundir o sabor marcante das trufas, um dos ingredientes mais peculiares do mundo. Preparamos um cardápio bem variado, com opções deliciosas, e apostamos em preços especiais para que o o maior número possível de pessoas possa participar do evento”, detalha Dudu Sperandio.
As opções de entrada ficarão por conta da Polenta cremosa com ragu bolonhesa e pancetta trufada; do Penne ao creme de batatas trufado gratinado com grana padano; e da Sopa de cebola com trufas negras gratinadas e mozzarella de búfala. Entres os pratos principais, o público terá três opções: Mignon grelhado com molho de trufas negras e risoto cremoso de funghi porcini com trufas; Gnocchi de batata salsa com ragu bolonhesa, panceettta, trufas negras e grana padano; e Peixe Meca grelhado com molho de trufas negras, purê de batata salsa e tomatinho cereja assado. Já a sobremesa ficará por conta de um saboroso Brownie de chocolate trufado com sorvete de creme e mel de trufas. O Ernesto Ristorante fica na Rua Myltho Anselmo da Silva (nº 1483), no bairro Mercês, e funciona de terça a sábado, a partir das 19h30. As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 4141-5477.
Mignon grelhado com molho de trufas negras e risoto cremoso de funghi porcini com trufas
Trufas: Polenta cremosa com ragu bolonhesa e pancetta trufada
Fotos de Priscilla Fiedler
As belezas do rio Douro, seus vinhos e vinhedos em navio de terceira geração
O navio Scenic Azure, um barco de terceira geração, com o que existe de mais moderno em tecnologia de lazer e conforto, começará a navegar pela águas do rio Douro, em Portugal, imperdível itinerário, com seus charmosos vinhedos e portos. A Scenic está lançando, nesta primavera européia, dois novos navios de terceira geração, os “Space-Ships”, que passam à frente da concorrência com suites que são até 50% maiores, incluindo uma nova Royal Panorama Suite a maior nos rios da Europa, medindo 44 m². Novidade importante nas suites – todas com serviço de mordomo – é o novo “Sun Lodge “, exclusivo da Scenic, que é a transformação da varanda privativa, num espaço fechado, ao simples toque de um botão. Assim, permanece o espaço e a ampla visão do panorama mesmo em dias de vento ou de clima mais frio. Como nos demais navios da companhia os novos “Space-Ships”, também têm suites com TVs de tela plana e mini sistemas de info entretenimento e ainda Wi-Fi de cortesia; seis opções de refeições. No Sun Deck esses navios têm ainda piscina de vitalidade, uma piscina de um lado e uma piscina de hidromassagem do outro para conforto maior no uso à noite e em dias de intempéries.
O cardápio é magnífico. A carta de vinhos excepcional.
Empório do Mel lança temperos com moedor
Temperos também fazem parte deste Blog sobre cordeiros e vinhos. O Empório do Mel Produtos Naturais e Orgânicos apresenta uma linha completa de temperos, da Empório Nut’s. A novidade vai ao encontro daqueles que não abrem mão de sabor, saúde, e praticidade na hora de preparar as receitas. Dentre as opções estão o Tempero Baiano, Pimenta do Reino, Sal Rosa do Himalaia, Sal Halitedo Himalaia, e Sal Negro do Himalaia.
Com o objetivo de oferecer os produtos de maneira prática e saudável ao consumidor, o Empório do Mel disponibiliza os temperos em moedores transparentes. Segundo o diretor da marca, Renato Azevedo, o modelo é prático para usar no dia a dia. “A ideia da embalagem é facilitar a utilização dos produtos para que os clientes consigam agrega-los ao seu hábito diário de consumo.É importante lembrar também que moer o grão na hora é sempre a melhor opção, já que assim os riscos de contaminação ou adição de produtos e conservantes são reduzidos”,destaca.
Além dos lançamentos, a marca oferece os temperos sofisticados e exóticos da linha Vida Gourmet - uma combinação dos mais puros sais marinhos com ingredientes de alta qualidade. Dentre eles estão o Sal e Vinho Merlot, Sal e Trufas Negras, Sal e Alecrim Espanhol, Wild Porcini, EspressoCorposo e Veneno do Escorpião.
Os produtos custam de R$ 21,90 a R$ 69,90 e podem ser encontrados pela loja virtual: http://loja.emporiodomel.com.br/ ou nas lojas do Empório do Mel do GRU Airport, na área restrita do Terminal 3; Shoppings Market Place e Bourbon Pompéia-SP,além de nas melhores lojas do varejo, tais como: Casa Santa Luzia, St. Marche, Empório Santa Maria, Natural da Terra, Nação Verde, Mambo e Sonda Supermercados.
O Empório do Mel Produtos Naturais e Orgânicos oferece mais de 100 tipos de produtos de fabricação própria, como diversos tipos de méis e três marcas específicas: Empório Nut’s (voltada ao segmento de óleos especiais em cápsulas de soft gel, cereais, sementes, castanhas e farinhas sem glúten), Vida Gourmet (produtos sofisticados e exclusivos) e Phytonatus (direcionada ao segmento de nutracêuticos, suplementos nutricionais e chás funcionais). Além dos produtos de fabricação própria, a empresa oferece mais de 250 diferentes itens das melhores marcas que atuam no setor de naturais, orgânicos e biodinâmicos.
ClubeW traz para o Brasil espumante mais antigo que o champagne
Descoberto por um erro de produção, os espumantes, tão apreciados hoje, eram considerados prejuízos no século XVII pelo estouro das garrafas de vinho gaseificado, que continuavam fermentando mesmo após o engarrafamento. O Blanquette de Limoux é o espumante mais antigo da França. Segundo registros históricos, ele teria sido descoberto em 1531 na abadia beneditina de Saint-Hilaire, antes mesmo do famoso Champagne, descoberto há cerca de 344 anos pelo monge Dom Pérignon. Hoje, o rótulo é produzido no Château de Beausoleil Crémant de Limoux Brut Réserve, vinhedo pertencente à família Salazar.
No Brasil, esse rótulo é a seleção do ClubeW Espumantes, mantido pela a Wine.com.br, para o mês de abril. “Degustar este espumante é uma experiência única, é estar em contato com a história e de certa forma participar dela. Conseguir trazer para nosso país o Blanquette de Limoux é uma satisfação, não apenas pela qualidade, que claro levamos sempre em consideração nas escolhas, mas por toda sua importância histórica mundial”, afirma Vicente Jorge, Winehunter da Wine.com.br.
Ainda segundo Vicente, esse vinho tem coloração amarelo-pálido, e notas frutadas e cítricas de maçã verde, toque tostado e fundo floral e sua refrescancia é ideal para acompanhar a carne gordurosa de um bacalhau ou uma torta recheada com lulas e polvos.
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Um vinho para beber com Samir Curi Hallal
Este vinho eu quero degustar com meu amigo Samir Curi Hallal, um dos donos do Curi Palace Hotel, em Pelotas, durante um jantar no excelente restaurante do hotel, que terminará com a famosa torta de limão da casa. É o Ixsir Altitudes Red 90 We 2010, que carrega um fescor dificilmente encontrado em vinhos do Líbano e surpreende pela elegância, elaborado
a partir de um corte inusitado - trata-se do único assemblage do mundo formado por essas variedades, Cabernet Sauvignon, Syrah, Caladoc e Tempranillo. O resultado é um vinho com aromas de pimenta, cardamomo, frutas vermelhas e flores. Em boca, se mostra tânico com uma pitada de doçura e um equilíbrio admirável.
Antecipo ao chefe de cozinha do Curi Hotel que ele pede pratos como cordeiro, panceta, massa com molho de tomate, pizzas, vegetais assados na brasa e churrasco. O Samir escolherá o cardápio.
O pessoal da Grand Cru Vinhos, que o trouxe ao Brasil, garante que ele é surpreendente e de nunca mais esquecer, um grande e poderoso Bordeaux. . O Líbano, depois de resgatar a tradição vitivinícola, ganhou notoriedade para figurar ao lado dos melhores produtores. A começar pelos aromas exuberantes de cerejas amarenas, cardamomo e tapenade de azeitona que dominam o nariz e convidam para o primeiro gole. E o vinho passa macio e aveludado pela boca, agraciando o paladar com notas encantadoras de caramelo, chocolate branco, maçã, raspas de laranja… Notas refrescantes de hortelã dominam o final de boca e persistem por longos segundos. A Grand Cru garante que é um vinho para se apaixonar.
Ixsir,vinho tinto do Libano, Batroun Ixsir Altitudes Red 2010
D/JN
domingo, 17 de abril de 2016
Chegou o Gamay Summertime 2016 da Miolo
A vinícola Miolo anunciou o lançamento do Miolo Gamay Summertime 2016 com o rótulo reproduzindo uma obra do grafiteiro Speto (o paulista Paulo Cesar Silva). Ele criou a obra Summertime, inspirada na brasilidade, no movimento e no alento, trazendo, em sua exxência, a influência do sol e da renovação. Alento e renovação é que todos nós estamos precisando neste momento!
“O Gamay segue o conceito francês beaujolais noveau, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra de vinhos”, informa Adriano Miolo, diretor da vinícola. Além de ficarem na expectativa de provar o primeiro vinho da safra, os apreciadores sempre ficam curiosos em relação ao artista escolhido para o rótulo do vinho.
É um tinto leve e festivo, que deve ser bebido gelado, a uma temperatura em torno dos 12º e pode ser combinado com petisco, massas, pizas, peixes e carnes. Deve ser consumido jovem, especialmente no próprio ano. Com cor rubi de média intensidade, tem tons violáceos. No nariz, são rapidamente percebidos aromas de morango, goiaba e maçã caramelada. Equilibrado, é agradável e descompromissado. Ideal como aperitivo para acompanhar saladas, sopas, peixes, massas de molhos brancos, carnes brancas e qeuijos. Elaborado na região da campanha, acho que em Candiota. Preço médio de R$ 40,00.
Adriano Miolo, superintendente do Miolo Wine Group
Arquivo JN
Homenagem à Casa Perini
Os 45 anos da vinícola Casa Perini, de Farroupilha, foram lembrados com muitos discursos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na terça-feira, dia 13 de abril. A cerimônia iniciou às 14h, no Palácio Farroupilha.
Não sou velho. Sou de um boa safra
Jornalista Gilberto Jasper, que também é um amante dos bons vinhos, manda uma placa muito interessante, que tem algum relacionamento com o bom vinho.
Os bons vinhos
A Boccati manda me dizer que eu não preciso ser especialista para apreciar um bom vinho, pois todas a semana ela seleciona os melhores para harmonizar com os momentos mais especiais.
Dessa vez, a dica são chilenos das regiões Vale de Maipo e Vale de Rapel: Cefiro Reserva
Cabernet Sauvignon, cujos aromas remetem a complexidade de frutas negras, tostados e especiarias, amplo em boca, encorpado, com final firme e frutado. De R$ 66,20 por R$ 59,55. Ou Cefiro Reserva Carménère, tinco com aromas de frutas negras e especiarias, seco em boca, com taninos suaves, toques de canela e amoras maduras. De R$ 66,20 por
R$ 59,55.
Feira de vinhos em São José dos Campos em junho
Os amantes do vinho e os profissionais ligados à área vitivinícola têm encontro marcado em São José dos Campos, no próximo dia 03 de junho, quando acontece o Wine Seasons Festival, no Hotel Nacional Inn. O evento pretende reunir na cidade renomados produtos de vinhos nacionais e internacionais, importadores e exportadores, distribuidores, fabricantes de acessórios e prestadores de serviços do segmento, além do público em geral. Dentre os expositores já confirmados, estão a vinícola Miolo e a importadora Portus.
O objetivo do evento é apresentar as novidades do setor e oferecer oportunidades de negócios para os profissionais da área. Além de produtos e serviços ligados à vitivinicultura, o público também poderá conhecer as novidades do mercado de azeites.
Os visitantes que comparecerem ao evento, que será realizado das 17h às 21h, poderão ter contato com o melhor do mundo dos vinhos, participar de degustações e de palestras com renomados profissionais. Entre os participantes estão confirmados sommeliers, enólogos e produtores de vinho.
O evento tem realização e comercialização das empresas Proimagem Eventos e TextoPP e apoio do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares). Para mais informações sobre como participar do evento, é só ligar para: (12) 3923.3393
Evento: Wine Seasons Festival
Quando: 3 de junho
Horário: 17h às 21h
Local: Hotel Nacional Inn (Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9009) – S. J. Campos
Informações: (12) 3923.3393
Site: www.wineseasonsfestival.com.br
Informações e Credenciamento para Imprensa: Alameda Comunicação (12) 3923.9818 - Cristiane M Putomati – ProInagem Eventos cristiane@proimagem.com
Inscrições abertas para o concurso de Soberanas da Fenachamp 2017
Iniciou o processo de inscrições para as interessadas em participar do concurso que irá eleger as novas Soberanas da Fenachamp 2017. A ficha está disponível na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, mesmo local onde o documento deverá ser entregue preenchido. As inscrições seguem até que o limite de 12 candidatas inscritas seja atingido.
O concurso será realizado no dia 28 de outubro, sendo que as candidatas serão apresentadas ao público durante o Festival do Frango e do Vinho, que acontece no dia 30 de julho, nos Pavilhões da Fenachamp.
“Acreditamos que o sucesso das edições passadas da Fenachamp está motivando a participação das candidatas no concurso que irá definir as novas Soberanas da maior festa do município. A Comissão Social da Festa já está trabalhando no planejamento do concurso, desde o calendário de atividades de preparação das candidatas até o evento que irá definir as novas representantes da Festa do Espumante Brasileiro”, destaca Clóvis Furlanetto, Presidente da Fenachamp.
Para participar do concurso, as candidatas deverão ter idade mínima de 20 anos completados até o dia do evento e idade máxima de 30 anos completados até o dia da inscrição da candidata, ser solteira e não conviver em união estável, não ter filhos, ter completado, no mínimo, o ensino médio, ser domiciliada em Garibaldi a pelo menos dois anos e ser brasileira.
“Por questões de organização do concurso, haverá o número limite de 12 candidatas inscritas, sendo que o processo acontecerá mediante protocolo na Secretaria de Turismo, por ordem de chegada”, comenta Lina Furlanetto, coordenadora da Comissão Social da Fenachamp, responsável pela escolha das Soberanas.
O regulamento completo do certame está disponível no site www.fenachamp.com.br. Maiores informações podem ser obtidas na Eficaz Soluções Coorporativas pelo telefone 3462-6779.
Atuais Soberanas da Fenachamp, rainha Diana Borghetti e princesas Caroline Brugalli e Iris Schmitt
Divulgação / Fenachamp
Degustação de 110 vinhos de Portugal em Porto Alegre
Road Show contou com a presença de 16 produtores lusitanos, no dia 13 de abril, no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre. Toda a diversidade dos vinhos de Portugal pode ser conferida na capital gaúcha em um Road Show que reuniu mais de 110 rótulos de 16 diferentes produtores lusitanos. Uma das grandes novidades desta edição é o “Wine Games”, onde os consumidores podem usufruir de diversos jogos com a temática dos vinhos.
Para profissionais, uma das atrações foi a masterclass com Vinícius Santiago, diretor de eventos da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), consultor para vinícolas e lojas de vinho, além de sommelier da Santiago Cursos e Eventos. Palestrante em diversos cursos sobre vinhos e regiões portuguesas, também organiza e acompanha tours enogastronômicos por Portugal, mostrando as riquezas da cultura e dos sabores lusitanos.
As novidades foram uma atração a mais para os apreciadores dos vinhos portugueses, que estão no topo do ranking dos países europeus que mais vendem rótulos aos consumidores brasileiros. “Portugal se caracteriza por elaborar bebidas diferenciadas e únicas. Nossas uvas autóctones, únicas e exclusivas, são um grande atrativo para quem aprecia bons vinhos”, afirma o Diretor de Marketing da ViniPortugal, Nuno Vale.
Além da capital gaúcha, o road show dos Vinhos de Portugal percorreu as três capitais do Sul do país no mês de abril, sendo Curitiba (PR) no dia 11 e Florianópolis (SC) no dia 15.
Vinícolas confirmadas:
- Aveleda
- Caminhos Cruzados
- Casa Santos Lima- Companhia das Vinhas
- Esporão Vendas e Marketing
- Quinta do Crasto
- José Maria da Fonseca
- Julio Tassara Bastos
- Quinta do Vallado – Sociedade Agrícola
- Santos & Seixo – Wine Exports
- Sogrape Vinhos
- Vidigal Wines
- Sociedade Agrícola D. Diniz
- D. Diniz (Monte Ravasqueira)
- Provam
- J. Portugal Ramos
- Enoforum
Cooperativa Vinícola Garibaldi cresce 34% em faturamento em 2015
O Balanço foi divulgado durante Assembleia Geral Ordinária, que reuniu mais de 600 pessoas e também festejou os 85 anos da empresa. A Cooperativa Vinícola Garibaldi fechou 2015 com 34% de incremento no faturamento, alcançando os R$ 110,1 milhões. O Balanço Social foi divulgado durante a Assembleia Geral Ordinária que reuniu mais de 600 pessoas, entre cooperados e convidados, na última sexta-feira, e também brindou os 85 anos da Garibaldi.
Entre os números apontados pelo Balanço, está a crescente venda de espumantes, com incremento de 23%, e de suco de uva, que apresentou a maior ascensão entre os produtos, com acréscimo de 38%. O relatório também destacou o valor pago em impostos, R$ 29,4 milhões, o que representa 27% do faturamento.
Desde 2004 a Cooperativa investiu mais de R$ 23 milhões, especialmente em novas tecnologias, equipamentos e estoque. Para este ano está previsto o investimento de mais R$ 2 milhões, destinados ao aumento da produção de espumantes, com tanques de estocagem e autoclaves. As regiões Sul e Sudeste continuam sendo os principais mercados compradores.
Para o presidente da Garibaldi, Oscar Ló, os números comprovam a força do trabalho. “A Garibaldi hoje está entre os principais produtores do Brasil. Vamos seguir unidos, elaborando produtos de qualidade que cada dia ganham referência mundial”, afirma, apostando na força dos espumantes para alavancar ainda mais o nome da Cooperativa.
Presente há 85 anos no cenário da vitivinicultura brasileira, a empresa comercializa seus rótulos em todo o território nacional, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Além disso, a Garibaldi já exportou para países como Alemanha, Suécia, Rússia, Estados Unidos e China. Outras informações sobre a vinícola podem ser obtidas no site www.vinicolagaribaldi.com.br
O brinde pelos 85 anos da Garibaldi
Cassius A. Fanti/D/JN
Peterlongo receberá a Confraria do Espumante
Em sua 14ª edição, a Confraria do Espumante de Garibaldi será recebida pela vinícola Peterlongo, no centro de Garibaldi. O encontro está marcado para o dia 28 de abril, sexta-feira, às 19h.
A atividade, que visa reunir apreciadores e convidados para discorrer sobre a história e demais aspectos relevantes do espumante, será conduzida pelo sommelier e gerente do varejo, João Ferreira. Todas as vinícolas locais já foram contempladas com a iniciativa, que agora inicia o ciclo novamente.
A Confraria do Espumante foi idealizada ainda em 2013 pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e os encontros são abertos para homens e mulheres com mais de 18 anos. Os interessados deverão confirmar presença até o dia 20 de abril, pelo fone (54) 3462 8235 ou pelo e-mail turismo@garibaldi.rs.gov.br.
Nas comemorações de seu centenário, a Vinícola Peterlongo ergue seus brindes mais especiais a uma trajetória marcada pela vanguarda de ter sido responsável por elaborar o primeiro champagne brasileiro, mérito que deu início a história da bebida no país. Hoje, focada na elaboração de champagnes, espumantes e vinhos finos, a vinícola não esconde suas origens, valorizando uma história rica em pioneirismo, tradição e qualidade. O Castelo Peterlongo, construído em 1930, com suas caves subterrâneas e um túnel em pedras basálticas é a prova mais real de que a Peterlongo mantém sua história viva. Ser Peterlongo é ser champagne. Isso faz parte da memória cultural e produtiva da vitivinicultura brasileira. E assim como construiu sua história, a Peterlongo segue inovando, lançando novos produtos e atrações como cursos de degustação, piquenique nos vinhedos e visita noturna.
Curso de degustação de vinhos é oferecido em São José-SC
Os fundamentos básicos para avaliação e harmonização de vinhos serão apresentados no curso Degustação Orientada de Vinho, que ocorrerá, no dia 14 de maio, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) localizado no MundoCar Shopping, no bairro Kobrasol, em São José. O investimento no curso é de R$ 90,00 e as inscrições podem ser feitas pelo www.univali.br/cursosextensao. Outras informações: (48) 3211-2022, com a área de Extensão da Univali na Grande Florianópolis.
Abertura do Dia do Vinho em Garibaldi
Ivane Favero, secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, e Melina M. Casagrande, tmbém da secretaria, mandam o convite para participar da abertura do Dia do Vinho, em Garibaldi, no dia 20 de maio. Haverá o espetáculo Girando Arte, com a Cia Sorriso com Arte, o grupo de Danças Stella D'Itália, o CTG Sentinela da Serra e a Orquestra Jovem de Garibaldi. Mais food trucks, Wine Bar e Slow Food Primeira Colônia Italiana, às 19h, no Ginásio Municipal, promoção da Secretaria de Turismo e Cultura/SEGH/Ibravin/Aviga. Informações pelo fone 54 3462 8237 - Site: www.turismogaribaldi.com.br - Aplicativo: Garibaldi Turismo - Fan Page: Turismo Garibaldi.
Evane Favero, secreta´ria de Turismo e Cultura de Garibaldi
Arquivo JN
Valduga Tasting Day, uma experiência gastronômica inédita
Grupo Famiglia Valduga prepara um dia especial com diversas atrações em meio aos encantos do Vale dos Vinhedos. O grupo Famiglia Valduga, irá promover, no próximo dia 30, o 1º Valduga Tasting Day. O evento reúne vinhos, gastronomia e música em um ambiente agradável e acolhedor. As atrações acontecerão das 14h às 21h na vinícola mais encantadora da Serra Gaúcha, a tradicional Casa Valduga. A programação especial é composta pela degustação de mais de 120 rótulos, entre vinhos nacionais, espumantes, cervejas artesanais e sucos elaborados pelo grupo, além de uma seleção de vinhos importados da França, Itália, Chile entre outros.
Também serão realizados workshops didáticos com temas como “Vinhos Ícones Italianos”, “Vertical Storia”e “Brut 130 Experience”.
Sob a assinatura do Chef italiano Franco Gioelli, o público poderá saborear uma releitura da diversidade da gastronomia Italiana, além de comidas de boteco e gastronomia Japonesa.
Em um ambiente agradável e descontraído, os participantes poderão conferir shows com as bandas, Sunset Riders, Samba e Amor, Dj Fatu e ainda usufruir da hospitalidade da Família Valduga.
Os interessados em participar desta experiência única devem adquirir o ingresso pelo e-mail eventos@famigliavalduga.com.br ou pelo fone (54)2105-3122. Os ingressos são limitados e o valor individual do Valduga Tasting Day é de R$ 350,00. Traje: passeio.
Programação completa Valduga Tasting Day:
14h00 Recepção
14h30 Boas-vindas Famiglia Valduga
15h00 Show com a banda Samba e Amor
Local: Lounge Cervejaria Leopoldina
Comidinhas de Boteco
15h00 - Workshop vinhos de climas costeiros (Chile)
Enólogo: Jhonatan Marini
15h00 Workshop Enoteca Famiglia Valduga
Enólogo: Andrei Bellé
15h30 Workshop Espumante Brut 130 Experience
Sommelier: Daniel Místico
16h00 Lounge Ponto Nero com sushi e drinks com Dj Fatu
16h15 Workshop Cerveja Leopoldina
Cervejeiro: Rodrigo Veronese
16h15 Workshops Vertical Storia
Enólogo: Daniel Dalla Valle
16h45 Workshop 130 experience
Sommelier: Daniel Místico
18h00 Homenagem Famiglia Valduga
18h30 Show com a banda Sunset Riders
19h00 Workshop Luiz Valduga
Enólogo: João Valduga
19h00 Workshop Ícones Italianos
Enólogo: Jhonatan Marini
19h00 Workshop Vinhos Portugueses Enoport
Produtor: Miguel Ramos do grupo Enoport
20h00 Dj Fatu no comando
Sobre o grupo Famiglia Valduga – Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumante e vinhos do País; Domno, elaboradora de espumantes e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico; e Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo.
As marcas estão localizadas em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil. Já a Domno Importadora fica em Garibaldi (RS), cidade que também faz parte da rota turística da Serra Gaúcha.
Mais informações sobre as empresas do grupo podem ser obtidas nos sites: www.casavalduga.com.br | www.casamadeira.com.br | www.domno.com.br | www.cervejarialeopoldina.com.br
Abertas inscrições de trabalhos para Congresso da OIV no Brasil Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos que serão selecionados pela comissão organizadora para serem apresentados no 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que ocorre em Bento Gonçalves (RS), de 23 a 28 de outubro deste ano. O Brasil receberá pela primeira vez o evento, considerado o mais importante do segmento vitivinícola mundial, que é promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), reunindo representantes de governos, entidades de ensino, pesquisa e empresariais de 39 países do mundo. A submissão dos trabalhos é gratuita e deve ser feita na plataforma http://www.oiv.int/congres/OIV2016BRA/login, até o dia 12 de junho. Poderão ser inscritos trabalhos que apresentem conhecimentos científicos de assuntos relacionados às áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde. O texto deverá ser submetido em inglês e em outros dois idiomas oficiais do evento, sendo eles espanhol, francês, alemão e italiano. Ao enviar o trabalho, o autor deverá propor sua apresentação entre os três formatos possíveis: Apresentação Oral (15-20 minutos), Apresentação Curta (5-10 minutos) ou Pôster. O tema central da edição deste ano é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado, e deve discutir assuntos como: desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, a cultura do vinho, o consumo responsável, avanços nas tecnologias vinícolas, produção de uva de mesa e suco, entre outros. Para o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, o congresso é uma excelente oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores que se dedicam à temática da vitivinicultura deem visibilidade aos seus trabalhos, com possibilidade de publicação na principal organização mundial ligada ao vinho. "A participação no Congresso, a troca de experiências com pesquisadores dos 39 países que integram a OIV, a busca por novidades e tendências da vitivinicultura mundial estarão ao alcance do setor", projeta. Protas, que é membro da Comissão Organizadora do 39º Congresso, acrescenta que os olhos do mundo vitivinícola estarão voltados para o nosso País durante o evento. "Vamos mostrar a organização setorial e, principalmente, os avanços obtidos e traduzidos na qualidade dos nossos produtos", antecipa. A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento: a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos que serão selecionados pela comissão organizadora para serem apresentados no 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que ocorre em Bento Gonçalves (RS), de 23 a 28 de outubro deste ano. O Brasil receberá pela primeira vez o evento, considerado o mais importante do segmento vitivinícola mundial, que é promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), reunindo representantes de governos, entidades de ensino, pesquisa e empresariais de 39 países do mundo. A submissão dos trabalhos é gratuita e deve ser feita na plataforma http://www.oiv.int/congres/OIV2016BRA/login, até o dia 12 de junho.
Poderão ser inscritos trabalhos que apresentem conhecimentos científicos de assuntos relacionados às áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde. O texto deverá ser submetido em inglês e em outros dois idiomas oficiais do evento, sendo eles espanhol, francês, alemão e italiano. Ao enviar o trabalho, o autor deverá propor sua apresentação entre os três formatos possíveis: Apresentação Oral (15-20 minutos), Apresentação Curta (5-10 minutos) ou Pôster.
O tema central da edição deste ano é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado, e deve discutir assuntos como: desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, a cultura do vinho, o consumo responsável, avanços nas tecnologias vinícolas, produção de uva de mesa e suco, entre outros.
Para o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, o congresso é uma excelente oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores que se dedicam à temática da vitivinicultura deem visibilidade aos seus trabalhos, com possibilidade de publicação na principal organização mundial ligada ao vinho. "A participação no Congresso, a troca de experiências com pesquisadores dos 39 países que integram a OIV, a busca por novidades e tendências da vitivinicultura mundial estarão ao alcance do setor", projeta. Protas, que é membro da Comissão Organizadora do 39º Congresso, acrescenta que os olhos do mundo vitivinícola estarão voltados para o nosso País durante o evento. "Vamos mostrar a organização setorial e, principalmente, os avanços obtidos e traduzidos na qualidade dos nossos produtos", antecipa.
A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento: a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
Weber Haus nos Estados Unidos
A cachaçaria gaúcha Weber Haus desembarcou nos Estados Unidos, dia 15 de abril, para apresentar o melhor da produção artesanal gaúcha. Suas cachaças Premium estiveram no Miami Rum Festival, maior festival de destilados do mundo, que reuniu especialistas, profissionais e entusiastas da bebida de mais de 30 países. Um dos destaques da programação foi o Grand Tasting, onde os participantes podem degustar as melhores bebidas dos países inscritos. A Weber apresentou as cachaças Extra Premium, Premium Black, além da Prata Orgânica e Lundu Gold e Silver.
Bodega Sossego lança o espumante Camp4ña Chardonnay Chardonnay
É uma parceria entre a Bodega Sossego e Don Giovanni resultou em um blend com uvas de Uruguaiana e Pinto Bandeira. Confesso que estranhei aquele 4 no meio do nome. Achei que era erro do Word. Fui conferir com minha amiga Edith Auler, assessora de imprensa da casa, e tem o 4 mesmo. Coisas do marketing...
A Bodega Sossego lançou o primeiro espumante de sua linha com o Camp4ña Chardonnay Chardonnay. O lote ingressou no mercado em março e foram produzidas 500 garrafas. Elaborado pelo método tradicional, o produto é um blend com uvas Uruguaiana, onde estão os vinhedos da Bodega Sossego, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e de Pinto Bandeira, na Serra gaúcha, onde está localizada a sede da vinícola Don Giovanni. O diretor comercial da DG, Daniel Panizzi, ressaltou a importância de boas parcerias dentro do setor vitivinícola, desenvolvendo o crescimento deste segmento de mercado no País. "Ganha-se em qualidade. Parcerias como esta são fundamentais. E itens como capacidade de produção e planejamento na hora de comercializar o produto podem ser conduzidos com maior tranquilidade", explica.
Sócio-diretor da Bodega Sossego, René Ormazabal Moura, iniciou a parceria com a vinícola Don Giovanni ainda em 2011, trazendo uma edição limitada de duas mil garrafas do Campaña Cabernet Sauvignon. Além deste rótulo, também foi lançado um Chardonnay em 2014, com mil garrafas.
A Don Giovanni é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano. Está localizada em Pinto Bandeira (RS), a 12 km do centro de Bento Gonçalves na rodovia VRS 805, num dos pontos mais altos do município (720m). É cercada por montanhas, onde prevalecem plantações e florestas nativas. Proprietários da vinícola, a família Giovannini é uma das poucas no RS, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade.
Possui também, uma pousada junto à vinícola, com sete apartamentos, num casarão construído em 1930, mantendo na decoração as características originais da colonização italiana. Aqueles que optarem por maior privacidade, podem contar com uma charmosa cabana localizada em meio aos vinhedos. O restaurante possui capacidade para 50 pessoas, atendendo a hóspedes e grupos, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças é produzidos na propriedade.
Art des Caves promoverá 10ª edição do Mania de Vinho com descontos de até 50%
No próximo dia 03 de Maio, a Art des Caves, pioneira na fabricação de adegas climatizadas no país, dá início à edição comemorativa do Mania de Vinho, tradicional período de descontos de até 50% em rótulos de diversas nacionalidades, que chega a sua 10ª edição. Em uma avant première realizada no D&D Shopping, clientes e demais convidados da Art des Caves, entre eles sommeliers, arquitetos e decoradores, além de outros profissionais do setor e imprensa especializada, serão recepcionados no 3º piso do D&D Shopping – o maior centro de decoração e design da América Latina –, para apresentação e degustação dos títulos em promoção. São esperados para este evento mais de 1,6 mil participantes.
Diversas importadoras de renome no mercado firmaram parceria com a Art des Caves e participarão da ação, entre elas, Dominio Cassis, Bodegas, Ruby Wine, Inovini, Optimus, Lidio Carraro, Wine Experience, Weinkeller Vinhos e Mistral. Além disso, marcas de importação própria da Art des Caves, como Pinna Fidelis e Malco, estarão disponíveis na ocasião. Já as empresas Mestre Queijeiro e Weinkeller serão responsáveis pela degustação de queijos e linguiças artesanais.
O evento, que já faz parte do calendário dos amantes da enologia, ávidos por novidades e vinhos de qualidade com excelente custo-benefício, proporcionará ao público uma temporada de ofertas entre os dias 03 e 29 de Maio, em suas três lojas físicas. O D&D fica na avenida das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo.
Suquificador Integral é a nova alternativa para a produção de suco integral de uva em pequena escala
Viviane Zaella da Embrapa Uva e Vinho manda-me a grande dica para pequenos produtores de sucos , A Embrapa Uva e Vinho e a Monofrio lançaram o Suquificador Integral, novo equipamento para elaboração de suco de uva integral em pequena escala. Ele foi pensado e projetado para ser de fácil uso e resolver o problema de mais de cinquenta mil pequenos produtores no Brasil, que atualmente produzem cerca de oito milhões de litros de sucos de uva e outras frutas utilizando o método da panela extratora por arraste de vapor, no qual há acréscimo de água ao produto final, o que altera sua composição e classificação.
Segundo estimativa de João Carlos Taffarel, supervisor do Setor de Prospecção, Gestão e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, o novo equipamento deverá ser comercializado a R$ 15 mil e com a elaboração de cinco mil litros de suco por safra, o investimento será pago em até quatro anos. "É um valor elevado em comparação às tradicionais panelas por arraste, mas bastante inferior se compararmos com o sistema tubo a tubo, que produz um suco integral, sem agregação de água, mas em maiores volumes", analisou.
Para Celito Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos desenvolvedores do novo produto, "a tecnologia tem um grande potencial para ser bastante utilizada e produzir um suco de qualidade superior, substituindo as panelas extratoras, que já há cinco décadas ajudam os produtores", pontuou o pesquisador.
O Suquificador Integral foi projetado para a elaboração de suco integral de uva, mas já foi testado e aprovado para a elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo, respeitadas as especificidades de cada matéria-prima.
A nova tecnologia foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e apresentada aos produtores, que poderão encomendá-la diretamente na Monofrio, empresa responsável por sua comercialização.
Novo equipamento para elaboração de suco integral em pequena escala.
Foto Viviane Zanell/Embrapa/D/JN
Palestra de Rogério Dardeau em Porto Alegre
O grande Rogério Radeau, que acaba de lançar um livro magnífico sobre o vinho brasileiro, voltará a Porto Alegre, dia 4 de maio, para uma palestra na Fundação Ecarta sobre novas fronteiras do vinho brasileiro. É palestra imperdível, não só pela qualidade e talento do palestrate, mas, principalmente, pelo tema, os novos terroirs que estão sendo descobertos e explorados no Brasil. Ele também vai coordenar uma degustação de vinhos mineiros e goianos, que são verdadeiros desconhecidos, ao menos para nós, no Rio Grande do Sul. A promoção é da Vinho & Arte e da Ecarta, na avenida João Pessoa.
Rogério Dardeau
Um vinho para beber com Samir Curi Hallal
Este vinho eu quero degustar com meu amigo Samir Curi Hallal, um dos donos do Curi Palace Hotel, em Pelotas, durante um jantar no excelente restaurante do hotel, que terminará com a famosa torta de limão da casa. É o Ixsir Altitudes Red 90 We 2010, que carrega um fescor dificilmente encontrado em vinhos do Líbano e surpreende pela elegância, elaborado
a partir de um corte inusitado - trata-se do único assemblage do mundo formado por essas variedades, Cabernet Sauvignon, Syrah, Caladoc e Tempranillo. O resultado é um vinho com aromas de pimenta, cardamomo, frutas vermelhas e flores. Em boca, se mostra tânico com uma pitada de doçura e um equilíbrio admirável.
Antecipo ao chefe de cozinha do Curi Hotel que ele pede pratos como cordeiro, panceta, massa com molho de tomate, pizzas, vegetais assados na brasa e churrasco. O Samir escolherá o cardápio.
O pessoal da Grand Cru Vinhos, que o trouxe ao Brasil, garante que ele é surpreendente e de nunca mais esquecer, um grande e poderoso Bordeaux. . O Líbano, depois de resgatar a tradição vitivinícola, ganhou notoriedade para figurar ao lado dos melhores produtores. A começar pelos aromas exuberantes de cerejas amarenas, cardamomo e tapenade de azeitona que dominam o nariz e convidam para o primeiro gole. E o vinho passa macio e aveludado pela boca, agraciando o paladar com notas encantadoras de caramelo, chocolate branco, maçã, raspas de laranja… Notas refrescantes de hortelã dominam o final de boca e persistem por longos segundos. A Grand Cru garante que é um vinho para se apaixonar.
Ixsir,vinho tinto do Libano, Batroun Ixsir Altitudes Red 2010
D/JN
terça-feira, 5 de abril de 2016
Degustação de vinhos no Alentejo
Na bela cidade de Évora, que eu ando louco de vontade de rever, para comer no Fialho e andar, à noite, em suas ruas estreitas, mais uma degustação de vinhos produzidos no Alentejo. Na sede da Rotados Vinhos do Alentejo, junto ao Teatro Garcia de Resende, o visitante pode provar, gratuitamente, nesta semana, Romeira Colheita Seleccionada Tinto 2014 (IGP), elaborado com Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet, pela Enoport United Wines. Depois, Mingorra Henrique Uva Colheita Branco 2015 (IGP), com Verdelho e Alvarinho, e Mingorra Henrique Uva Colheita Tinta 2013 (IGP), com Trincadeira, Alfrocheira, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, ambos da Herdade da Mingorra, em Beja; depois, Villa Romana Branco 2015 (IGP), com Arinto, Antão Vaz e Verdelho, segundio de Villa Romana Tnito 2015 (IGP), com Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon, ambos da Herdade do Perdigão, em Monforte.
Local das Provas Gratuitas: Praça Joaquim António de Aguiar, nº 20-21 (Junto ao Teatro Garcia de Resende)
Tel..- 266 746 498 / Fax – 266 746 602 / Email - rota@vinhosdoalentejo.pt
Apartado 2146 - 7001-901 Évora
HORÁRIOS:
2ª Feira – Das 14.00 às 19.00 horas
3ª a 6ª Feira – Das 11.00 às 19.00 horas
Sábados – Das 10.00 às 13.00 horas
Rabanada com vinho do Porto
Doce consumido no mundo inteiro possui variações de acordo com o país. Em Portugal, a delícia ganha toques de vinho do porto. Roti telur, khobz bledid, meetha andewala tost, eggly bread, egg dip, grypsy toast, torrija, torreja, fatia dourada, fatia parida ou simplesmente, rabanada. O tradicional doce feito com pão amanhecido é famoso no mundo todo. Em cada país ganha um toque característico, apresentando variações para os mais exigentes paladares.
A origem do doce é misteriosa. Como é consumido no mundo todo, há diferentes linhas de pesquisa sobre seu surgimento. Um fato é certo: a rabanada surgiu do reaproveitamento do pão amanhecido. Para os cristãos, o pão é um alimento sagrado, que representa o corpo de Cristo e, por isso, não pode ser descartado.
A receita mais conhecida da rabanada é composta por fatias grossas de pão, umedecidas, primeiro no leite, e depois em ovos batidos. Na sequência, as fatias vão para a frigideira, onde são fritas na manteiga, até ficarem douradinhas. Após este processo, o doce recebe açúcar e canela polvilhados. Uma das variações mais marcantes da delícia vem de Portugal. Lá, a rabanada ganha um sabor único: o vinho do Porto.
O sucesso do prato faz com que os apaixonados pelo seu sabor esperem ansiosos pelo Natal. Entretanto, para alegria dos amantes da rabanada portuguesa, a Quinta do Olivardo, localizada em São Roque (SP), possui como um dos doces principais da casa a rabanada portuguesa com calda de vinho. O doce, explica o proprietário da casa Olivardo Saqui, segue o preparo da rabanada portuguesa, feita com fatias fartas de pão português, mas com um toque especial, proporcionado pela calda de vinho do porto. “O doce chega crocante por fora e molhadinho por dentro, com a calda umidificando toda a receita. Uma ótima opção para as temperaturas mais frias do ano”, explica Saqui. A rabanada portuguesa da Quinta do Olivardo possui ainda a versão com sorvete de creme, para ser servida nos dias mais quentes.
Sobre a Quinta do Olivardo
Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.
A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo. Nesse guia, os comentários escritos pelos próprios frequentadores pontuam o estabelecimento.
Como Chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.
A rabanda portuguesa da Quinta do Olivardo, com vinho do Porto e sorvete
D/JN
Negócios, inovação e conhecimento em bebidas e alimentos estarão na Envase Brasil | Brasil Alimenta
Feira de tecnologias, produtos e serviços, palestras e cases de sucesso reunirão milhares de pessoas e deve movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios.
Em menos de um mês inicia a 12ª edição da Envase Brasil | Brasil Alimenta que reunirá em um único local empresas e profissionais renomados para a apresentação de tecnologia, produtos e serviços nos segmentos de vinho e espumante, suco, refrigerante, cerveja, água mineral, cachaça e destilados, laticínios e derivados. De 26 a 29 de abril, no Pavilhão E do Parque de Evento, em Bento Gonçalves (RS), será possível conhecer as inovações e fechar negócios por meio de mais de 200 empresas expositoras, além de agregar conhecimento com as mais de 30 palestras/cases de sucesso que estarão disponíveis nos eventos paralelos.
A expectativa dos organizadores da Envase Brasil | Brasil Alimenta é que os quatro dias do evento reúnam mais de 12 mil visitantes de oito estados brasileiros e de 12 países, em especial pequenos e médios empreendedores, e permitam negócios em torno de R$ 100 milhões. Para Vicente Puerta, presidente da Envase Brasil | Brasil Alimenta, a feira é um momento único de reunir setores, aproximar as organizações, repassar conhecimento e, em especial, permitir o diálogo e o relacionamento. “Nossa missão é mostrar possibilidades de caminhos, oportunizar a prospecção de negócios e propiciar o desenvolvimento dos pequenos e médios negócios brasileiros”, enfatiza.
A abertura da Envase Brasil | Brasil Alimenta está prevista para as 19h do dia 26 de abril e deverá reunir autoridades nacionais e internacionais. Antes mesmo da abertura, a partir das 14h30 do dia 26 de abril, acontece o Encontro Produtor 2016 que contará com quatro palestras/cases de sucesso, além de mesa redonda com debatedores da Emater Ascar, Embrapa Uva e Vinho, Fetag e Secretária de Agricultura de Bento Gonçalves e, por fim, apresentação da Câmara Setorial de Olivicultura do RS, que apresentará no evento a safra 2016 dos azeites gaúchos.
No dia 27 de abril, será realizadaa 2ª Conferência de Segurança de Alimentos com 11 palestras que tratarão das exigências e conquistas do mercado. Entre os palestrantes, destaque para Leonardo Silva Machado, gerente de Estratégia de Mercado da Apex Brasil, cujo tema será ‘Estamos conquistando os mercados de alimentos e bebidas nos Estados Unidos’. Outra apresentação aguardada é da promotora de justiça do Ministério Público/RS, Caroline Vaz, que abordará ‘Direito do consumidor à segurança de alimentos e responsabilidade civil do fornecedor’.
Nos dias 27 e 28 de abril, a feira abriga o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios (Pmes Lácteas), evento itinerante organizado pelo Portal Lechero do Uruguai e Associação das Pequenas Indústrias Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS) e que deverá reunir mais de 350 representantes do segmento da América Latina.
Nos dias 28 e 29 de abril será a vezdo Envase Experience, com o Falando de Cerveja e Falando de vinho espumante. No dia 28, o cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha e juiz de cerveja, Leo Sassen, será um dos conferencistas e tratará do tema “As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX”. Já no dia 29, o foco será o setor vinícola e entre as produtivas palestras os participantes poderão assistir Adolfo Lona, enólogo e sócio da Vinícola Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, que tratará ‘Os espumantes no Brasil, breve histórico, evolução, perspectivas futuras’.
Importantes parcerias foram firmadas para desenvolver um cronograma de ações que possibilitem o alinhamento profissional e focado na geração de relacionamentos e negócios antes, durante e pós-evento. Estão sendo desenvolvidas ações com as seguintes entidades: Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS); Associação Gaúcha de Empresas Envasadoras de Água Mineral (Agedam); Sindicato da Indústria da Alimentação de Bento Gonçalves (Sindal BG); Sindicato das Empresas de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh); Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Salton moderniza rótulos da linha de vinhos finos Classic
Em constante evolução, a Vinícola Salton busca estar atualizada com as necessidades do mercado, acompanhando tendências e os novos hábitos de seu público consumidor. O espírito inovador da marca está presente em seus produtos, não apenas no conteúdo, mas também na estética. Nessa linha, os rótulos dos vinhos da Salton Classic acabam de passar por uma renovação.
Desde seu lançamento, em 1998, passou por quatro alterações de layout, sempre seguindo a sua proposta original, formada por vinhos jovens, com foco no consumo do dia a dia. Apesar da evolução, as novas versões mantêm os elementos-chave que caracterizam a identidade da linha: fundo de cor preta, com fonte dourada (acompanhe a linha do tempo na imagem a seguir). O mais recente upgrade foi desenvolvido pela YG Design, agência argentina especializada na criação de rótulos de vinhos.
No mercado, estão disponíveis com o novo design os vinhos: Classic Cabernet Sauvignon safra 2015, Classic Merlot safra 2014, Classic Tannat safra 2015 e Classic Trivarietal Suave. Levando-se em conta o tempo de transição nos estoques dos revendedores, os outros rótulos da mesma linha têm previsão de disponibilidade a partir do ano que vem. Ainda não vi os novos rótulos da Salton.
II Encontro Vinhos da Campanha
A enóloga Maria Amélia Duarte Flores manda dizer que vem aí o II Encontro Vinhos da Campanha. São três lotes de ingressos, aproveite e garanta o seu com preços especiais. Dia 26 de abril, às 18h, na Vinho e Arte . Porto Alegre - Rua Múcio Teixeira, 107 . Menino Deus.
*Voltado aos apaixonados por vinho: fale diretamente com quem faz, prove mais de quarenta vinhos e espumantes diferentes
*Exposição e feira das vinícolas da Campanha Gaúcha
*Gastronomia: ilhas de sabores das estâncias
*50% do valor do ingresso é revertido bônus em compras
*Ganhe uma taça do evento
*Sorteio de brindes
Vinícolas participantes:
*Campos de Cima, Itaqui/RS
*Bueno Wines, Candiota/RS
*Routhier & Darricarrérè, Rosário do Sul/RS
*Batalha, Candiota/RS
*Miolo Wine Group, Santana do Livramento e Candiota/RS
*Guatambu Estância do Vinho, Dom Pedrito/RS
*Dunamis, Dom Pedrito/RS
*Bodega Sossego, Uruguaiana
Ingressos:
1º lote - R$ 100,00 - (últimas unidades!)
2º lote - R$ 125,00
3º lote - R$ 150,00
Formas de pagamento:
Dinheiro, cheque, cartão, depósito bancário Banrisul ou Banco do Brasil.
Informações:
51 9331 6098
51 3023 3345
51 3072 1777
vinhoeartecasa@gmail.com
Realização:
Vinho e Arte
Associação Vinhos da Campanha
Casa Valduga é condecorada em concurso espanhol
Os vinhos Casa Valduga Identidade Gran Corte 2012 e Casa Valduga Raízes Gran Corte 2012 receberam medalhas de prata no Concurso Internacional de Vinhos Bacchus, realizado de 18 a 21 de março, em Madri, na Espanha, aberto a todos os países produtores e reconhecido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Condecorado pela segunda vez consecutiva, o Casa Valduga Identidade Gran Corte 2012, composto pelas uvas Arinarnoa, Marselan e Merlot, é um vinho intenso que possui notas aromáticas marcantes de frutas maduras. O Casa Valduga Raízes Gran Corte 2012 tem notas de especiarias e café e é composto pelas uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat. Ambos podem ser harmonizados com queijos maduros, massas com molhos picantes e carnes de caça.
Bacchus – Bacchus é o único concurso internacional de vinhos na Espanha que pertence a VINOFED, federação que integra os mais renomados concursos de nível mundial. A premiação também é reconhecida pela “Organización Internacional de la Viña y el Vino (OIV)” e pelo “Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente (MAGRAMA) de España”. Três órgãos de grande prestígio que confirmam o concurso Bacchus como referência mundial.
Confraria reúne mulheres com o tema Vinho e Saúde da Mulher
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Confraria do Espumante de Garibaldi teve uma edição voltada exclusivamente ao sexo feminino. O encontro, que contou com degustação de espumantes e uma palestra sobre a relação do vinho com a saúde da mulher, no dia 31 de março, na Confraria da Tramontina.
A partir das 19h, as convidadas puderam prestigiar a palestra do médico cardiologista, Jairo M. de Souza Filho, que há anos investiga as propriedades do vinho na saúde e, no encontro de ontem, destacou os benefícios da bebida para as mulheres. Monson escreve regularmente para o jornal e guia Vinho&Cia, e é autor de livros e muitos artigos em revistas e periódicos, incluindo o premiado livro “Vinho é Saúde! – 50 respostas para entender por que a bebida de Baco pode fazer bem”, editado pelo Vinho&Cia.
De acordo com o médico, os derivados da uva (vinho, sucos e espumantes) podem, sim, trazer benefícios à saúde da mulher, desde que consumidos moderadamente. Com base em estudos científicos publicados pelo mundo, Monson destacou que os vinhos e espumantes podem auxiliar na manutenção da saúde, no retardo do envelhecimento e no emagrecimento ou perde de gordura, por exemplo.
Após a conversa, foram servidos espumantes Moscatel, Brut e Moscatel Rosé da Cooperativa Vinícola Garibaldi. O diretor de Marketing da empresa, Maiquel Vignatti, abordou a história dos espumantes, as mulheres que fizeram parte da evolução e da popularização da bebida, que é considerada uma das mais nobres já inventadas. Também reforçou o aniversário de 85 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, além de apresentar as propriedades dos três espumantes, a história e as conquistas da empresa.
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, a Confraria do Espumante, criada em 2013, tem contribuído para que garibaldenses e visitantes entendam mais sobre a nobre bebida. "Este encontro reveste-se de grande importância, pois possibilita o acesso à informação e a devida apreciação do nosso produto símbolo, entendendo o papel da mulher neste cenário”, destaca.
A realização da palestra foi da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e contou com o apoio da Cooperativa Vinícola Garibaldi. A ação integrou também o Mês da Mulher, promovido pela Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme), com a participação de diversas entidades de Garibaldi.
A poesia do outono chega ao Vale dos Vinhedos
As videiras que cobrem mais de 25% do território do Vale dos Vinhedos começam a mudar seus tons neste final de março e início de abril. O verde vivo do verão começa a perder forças depois do trabalho exaustivo de criação, alimentação e sustentação do fruto que origina os vinhos aclamados do Vale dos Vinhedos: a uva.
O começo do outono representa o encerramento do ciclo da videira após a safra do ano. É neste momento que a planta inicia o descanso para a retomada das energias, chegando ao seu ápice no inverno para, na primavera, aflorar.
Esta época de transição se reflete na paisagem do Vale dos Vinhedos. As colinas verdejantes assumem tons avermelhados e dourados, os dias são marcados pela brisa fresca e as noites começam a anunciar a chegada das estações mais frias. As temperaturas variam entre 8 °c e 23°c, ideais para serem aquecidas por vinhos tintos harmonizados com a gastronomia regional.
O Vale dos Vinhedos costuma receber neste período de outono, entre abril e junho, a média de 100 mil visitantes. Nesta época de mudanças e renovação, paira no ar o sentimento de missão cumprida pela safra 2016 que se encerra, e de recomeço pela safra 2017 que se inicia. A movimentação em prol do recomeço, também incentiva os empreendimentos turísticos a criarem novas ações inspiradas na estação.
É por isso que a programação de Outono no Vale dos Vinhedos, que também engloba as comemorações ao Dia do Vinho, foi lançada nesta semana e conta com atrações variadas. São opções para aqueles que desejam o aconchego das atividades internas, mesclado com as atividades ao ar livre, que rendem belas fotografias.
Um Passeio Ciclístico abre a estação, que segue com piqueniques, descontos em compras, oficinas gastronômicas, jantares harmonizados, passeios culturais, cursos de harmonização e degustação e filó italiano, com o objetivo de resgatar a cultura dos imigrantes.
O Outono no Vale dos Vinhedos vai até o dia 19 de junho e engloba as comemorações ao Dia do Vinho, que acontecem de 20 de maio a 05 de junho.
Constantemente ampliada, a programação estará disponível, durante todo o período, no site www.valedosvinhedos.com.br, e a equipe do Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos está a disposição para orientar o visitante a escolher a melhor programação, através do faleconosco@valedosvinhedos.com.br.
Assinar:
Postagens (Atom)